Nesta quinta-feira, 13, o deputado federal e candidato ao senado Rodrigo Valadares (PL-SE) rebateu publicações que afirmam que ele teria votado contra a redução de impostos sobre combustíveis. O parlamentar classificou a informação como falsa, apresentou sua versão sobre a votação e anunciou que vai apresentar um projeto para zerar os impostos federais incidentes sobre combustíveis.

A manifestação ocorre após a repercussão de publicações que apontaram Rodrigo como o único parlamentar sergipano a votar contra o PLP 114/2026, aprovado pela Câmara dos Deputados. Segundo Valadares, entretanto, seu posicionamento contrário ao texto não pode ser interpretado como um voto contra a redução da tributação sobre gasolina, diesel e etanol, já que a proposta tratava também de outros benefícios fiscais.

“Agora inventaram que votei contra baixar impostos dos combustíveis. Mentira. Desafio qualquer um a mostrar um voto meu contra a redução de impostos sobre combustíveis. Não existe”, declarou.

O deputado argumenta que sua discordância ocorreu em relação ao conjunto do projeto submetido à votação. Segundo ele, enquanto a proposta foi divulgada como uma medida para baratear os combustíveis, o texto aprovado também contemplava benefícios fiscais destinados a outros setores.

Valadares também questionou o efeito prático da aprovação da proposta para o consumidor. “O tal projeto foi aprovado. Vá ao posto e veja quanto baixou na bomba. Sabe quanto? Zero. Enquanto vendiam ‘combustível barato’ na propaganda, enfiaram no texto um trem da alegria de benefícios fiscais pros amigos do rei — até pra FIFA. O benefício pra turma deles está no texto. A gasolina mais barata, cadê?”, afirmou.

Como contraponto às acusações, Rodrigo Valadares destacou que, durante a discussão do mesmo projeto, apresentou uma emenda com o objetivo de derrubar uma tributação de 12% sobre o petróleo. Para o parlamentar, a iniciativa demonstra que sua posição não é contrária à redução da carga tributária sobre o setor.

“Nesse mesmo projeto usado para me atacar, eu apresentei emenda para derrubar o imposto de 12% sobre o petróleo. Minha trajetória contra aumento de impostos fala por mim”, declarou.

O deputado ainda criticou a política tributária do governo Lula e citou a cobrança sobre compras internacionais realizadas em plataformas como Shein e Shopee. “E essa turma ainda quer dar aula sobre imposto? Foi no Governo Lula que taxaram até sua blusinha da Shein e da Shopee”, disse.

Diante da repercussão, Rodrigo anunciou uma nova iniciativa legislativa. Segundo o parlamentar, será apresentado um Projeto de Lei com o objetivo de zerar os impostos federais incidentes sobre combustíveis. A proposta, segundo ele, pretende colocar em discussão uma redução direta da tributação federal sobre o setor.

“Será que Lula quer baixar mesmo o preço dos combustíveis? Estou apresentando hoje um PL para zerar os impostos federais sobre combustíveis. Agora vamos descobrir quem realmente quer baixar imposto”, afirmou.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Rodrigo Valadares desmente informação sobre combustíveis e anuncia projeto para zerar impostos federais

    Nesta quinta-feira, 13, o deputado federal e candidato ao senado [...]

  • DIKA Publicações Inteligentes transforma histórias em legados editoriais

    A DIKA Publicações Inteligentes vem consolidando sua atuação como referência [...]

  • Fim de semana musical: cantor Cris Barros divulga agenda oficial com show na Barra dos Coqueiros e Aracaju

    O cenário musical sergipano ganha ainda mais ritmo neste fim [...]

  • Ricardo Marques manifesta preocupação com decisão do STF e defende proteção constitucional ao sigilo da fonte

    Jornalista há mais de 25 anos, vice-prefeito de Aracaju e [...]

  • Folia Entretenimento promove noite de integração para equipe no Circo Portugal

    A Folia Entretenimento proporcionou uma noite diferente para produtores e [...]