A Receita Federal começará a pagar o lote especial de restituição automática do imposto de renda para pessoa física (IRPF), a partir desta quarta-feira (15). Segundo o Ministério da Fazenda, a estimativa é de aproximadamente 3,5 milhões de contribuintes recebam cerca de R$ 460 milhões em restituições.

A consulta sobre essa restituição (também conhecida por cashback) pode ser feita por meio do portal da Receita Federal no link Meu Imposto de Renda ou pelo aplicativo Receita Federal.

O dinheiro será creditado diretamente na conta vinculada à chave Pix do tipo CPF do contribuinte.

“Têm direito à restituição os contribuintes que não entregaram a declaração de IRPF em 2025 por não estarem obrigados, mas que apuraram valores que os credenciaram para restituição durante o ano de 2024”, informou a Fazenda.

A partir de informações já disponibilizadas à Receita, foi possível, mesmo sem qualquer ação prévia do contribuinte, gerar declarações de receita simplificada que identificaram os valores a serem restituídos.

Os contribuintes contemplados também poderão acessar a declaração gerada automaticamente para conferir dados, incluir informações e fazer ajustes, se necessário.

Para receber o valor, o contribuinte deve atender aos seguintes requisitos:

  • Não estar obrigado a declarar o IRPF de 2025;
  • Não ter enviado declaração por conta própria;
  • Ter tido imposto retido na fonte em 2024;
  • Ter direito a restituição de até R$ 1 mil;
  • Estar com o CPF regular e possuir chave Pix vinculada ao CPF.

O lote especial tem cronograma próprio e não faz parte do calendário regular de restituições do IRPF 2026. O próximo lote regular está previsto para 31 de julho.

A Receita orienta os contribuintes a utilizarem apenas os canais oficiais para consultas e acompanhamento do processo.

Diferença em relação aos lotes regulares

A Receita Federal esclarece que este lote especial de restituição automática “não integra o calendário regular de restituições do IRPF 2026, que seguem seu calendário previsto”.

Trata-se de um lote com cronograma próprio, destinado a contribuintes que não apresentaram declaração.

“Os lotes regulares continuam sendo pagos normalmente aos contribuintes que entregaram a declaração dentro do prazo legal. O próximo lote regular está previsto para 31 de julho”, informou a Receita.

Fonte, Agência Brasil.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Irmã Mabel confirma pré-candidatura à Câmara Federal e leva trajetória social para a política pelo MDB

    Após quase quatro décadas dedicadas à vida religiosa e ao [...]

  • Delegado Augusto César repudia decisão que impede Flávio Bolsonaro de visitar o pai até as eleições

    O pré-candidato a deputado federal por Sergipe pelo PL, delegado [...]

  • Alex Melo parabeniza Emília Corrêa pela entrega de mais 15 ônibus elétricos para Aracaju

    Durante a sessão desta terça-feira na Câmara Municipal de Aracaju, [...]

  • Lote especial de restituição do IRPF começa a ser pago nesta quarta

    A Receita Federal começará a pagar o lote especial de [...]

  • Oferta da insulina glargina, de ação prolongada, tem início por idosos e pessoas de 2 a 18 anos

    39º Congresso Nacional do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de [...]