Governador vence em todas as simulações da pesquisa e segue como favorito à reeleição

O novo levantamento do instituto ECM Pesquisas mostra que o governador Fábio Mitidieri é o primeiro colocado na disputa pelo Governo de Sergipe. Divulgada nesta segunda-feira, 15, a pesquisa aponta que o gestor estadual lidera em todos os cenários analisados, consolidando a vantagem. A pesquisa foi realizada entre os dias 4 e 7 de junho, e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número SE-09780/2026.

Na simulação induzida, quando são apresentados nomes de possíveis candidatos aos entrevistados, Fábio Mitidieri tem 40,8% das intenções de voto da população. Em seguida aparece Valmir de Francisquinho, com 30,3%, mais de dez pontos percentuais atrás do governador. Depois, vêm Ricardo Marques (5,3%), Emanuel Cacho (0,8%) e Dr. Helton Monteiro (0,4%).

Já no cenário espontâneo, quando o eleitor não tem acesso prévio a uma lista de candidatos, Fábio também é líder. O gestor é preferido por 28% da população, dez pontos percentuais à frente de Valmir (18%). Ele também supera Ricardo Marques (2,33%), Dr. Helton Monteiro (0,17%) e Emanuel Cacho (0,17%). Já Sérgio Reis, Emília Corrêa e Belivaldo Chagas foram citados por 0,08% dos sergipanos.

A pesquisa também levantou a intenção de votos da população sergipana sobre o pleito nacional. Pré-candidato apoiado pelo governador, Lula lidera a corrida eleitoral no estado com ampla margem: 46,1% na espontânea e 58,2% na estimulada. Flávio Bolsonaro aparece atrás do presidente, com 15,6% na espontânea e 19,9% na induzida. A vantagem do presidente acompanha a liderança de Fábio, pré-candidato de Lula ao Governo de Sergipe.

Pesquisa

O levantamento entrevistou 1.200 eleitores presencialmente, de forma individual, em 16 municípios sergipanos de todas as regiões do estado: Aracaju, Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão, Lagarto, Simão Dias, Itabaiana, Ribeirópolis, Nossa Senhora da Glória, Poço Redondo, Muribeca, Propriá, Capela, Nossa Senhora das Dores, Estância e Itabaianinha. A pesquisa tem intervalo de confiança de 95% e margem de erro de 2,83%.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Festejos juninos fortalecem turismo sergipano e ampliam em 39,7% a malha aérea para Aracaju

    Um levantamento realizado pelo Ministério de Portos e Aeroportos apontou [...]

  • Forró Caju reúne futebol, tradição e grandes shows na despedida do Santos Dumont

    Antes mesmo de a sanfona anunciar o início dos shows, [...]

  • Agabas e Pokas vivem emoção da estreia do Brasil na Copa do Mundo e levam torcida sergipana para dentro do estádio

    A cobertura de Agabas e Pokas na Copa do Mundo [...]

  • Zé Vaqueiro arrasta multidão de mais de 35 mil pessoas no Arraiá do Povo e reforça conexão com Sergipe

    O cantor Zé Vaqueiro foi um dos grandes destaques da [...]

  • Vinícius Júnior admite atuação ruim do Brasil: “Precisamos melhorar”

    Autor do gol do Brasil na estreia da Copa do [...]