A Polícia Civil de Sergipe (PC/SE) iniciou, nesta terça-feira, 2, uma nova etapa no atendimento a grupos vulneráveis na Grande Aracaju. Com o início do funcionamento da Casa da Mulher Brasileira, ocorrências envolvendo mulheres, crianças, adolescentes e idosas vítimas de violência passam a ser concentradas em uma estrutura integrada que reúne atendimento policial, perícia, assistência social e suporte jurídico em um único local.

A unidade está localizada no Centro Administrativo, na avenida D, nº 200, bairro Capucho, em Aracaju, ao lado do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), e passa a atender ocorrências registradas em Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão e Barra dos Coqueiros.

A diretora do Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV), delegada Mariana Diniz, destacou que a mudança fortalece a rede de proteção e facilita o acesso das vítimas aos serviços necessários. “A vítima encontrará diversos órgãos atuando de forma integrada. Ela poderá registrar a ocorrência, receber atendimento psicossocial, contar com o apoio da Defensoria Pública, do Ministério Público e do Poder Judiciário, tudo em um mesmo espaço. Isso fortalece a rede de proteção e oferece mais acolhimento para quem busca ajuda”, ressaltou.

Na Casa da Mulher Brasileira funcionarão os plantões responsáveis pelo atendimento de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, vítimas de crimes sexuais, além de ocorrências envolvendo crianças, adolescentes e idosas em situação de vulnerabilidade. No local, também serão realizados pedidos de medidas protetivas de urgência, lavraturas de autos de prisão em flagrante e demais procedimentos policiais relacionados a esses públicos.

A delegada da Mulher, Lara Schuster, ressaltou que a integração dos serviços contribuirá para tornar o atendimento mais ágil e humanizado. “Teremos atendimento policial 24 horas, pedidos de medidas protetivas, autos de prisão em flagrante e o suporte de diversos órgãos em um mesmo ambiente. Essa integração traz mais agilidade e conforto para as vítimas, que não precisarão se deslocar para diferentes locais em busca dos serviços de que necessitam”, afirmou.

Outro diferencial da nova estrutura é a presença de um posto avançado do Instituto Médico Legal (IML), que permitirá a realização de procedimentos periciais relacionados às vítimas de violência dentro da própria Casa da Mulher Brasileira.

O delegado-geral da Polícia Civil, Thiago Leandro Barbosa, destacou que a medida reduz a revitimização e amplia a proteção às mulheres atendidas. “A proposta da Casa da Mulher Brasileira é, justamente, oferecer um ambiente mais acolhedor e preservar a dignidade das vítimas. A presença dos serviços periciais na própria unidade evita deslocamentos desnecessários e garante um atendimento mais humanizado para as mulheres que buscam ajuda”, explicou.

Atendimento na rua Itabaiana

Com a reorganização dos serviços, o DAGV, localizado na rua Itabaiana, nº 258, no Centro de Aracaju, permanece em funcionamento para o atendimento especializado de situações de flagrante envolvendo homens em condição de vulnerabilidade, bem como vítimas de racismo, intolerância religiosa e homotransfobia.

Já a Casa da Mulher Brasileira passa a concentrar o atendimento de mulheres, crianças, adolescentes e idosas vítimas de violência, além de ocorrências envolvendo esses públicos relacionadas a racismo, intolerância religiosa e homotransfobia.

Casa da Mulher Brasileira

Inaugurada nessa segunda-feira, 1º, a Casa da Mulher Brasileira funciona 24 horas por dia e reúne, em um único espaço, serviços da Polícia Civil, Polícia Militar, Instituto Médico Legal, Instituto de Identificação, Tribunal de Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública, assistência social e atendimento psicossocial.

A unidade foi criada para fortalecer a rede de proteção às mulheres e demais grupos vulneráveis, oferecendo acolhimento, proteção e acesso facilitado aos serviços necessários para o enfrentamento da violência.

Fonte, Secom – Estado.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Polícia Civil de Sergipe reorganiza plantões especializados e fortalece atendimento na Casa da Mulher Brasileira

    A Polícia Civil de Sergipe (PC/SE) iniciou, nesta terça-feira, 2, [...]

  • China defende soberania brasileira e propõe ampliar cooperação

    A China divulgou nesta terça-feira (2) uma nota de apoio à soberania, independência e [...]

  • SerMulher inicia novas turmas da Sala Azul e fortalece ações de prevenção à violência doméstica

    A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do [...]

  • 44,3 milhões de pessoas entregaram declaração do IR; 59,8% usaram pré-preenchida

    Divulgação Os bons resultados mostram consolidação dos métodos atuais A [...]

  • Mutirão do Emprego leva vagas e qualificação profissional à zona sul de Aracaju nesta quarta-feira, 3

    O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado [...]