Maiane Negromonte afirma que esse é um dos grandes desafios da profissão. Para ela, a ideia de associar a Arquitetura apenas à estética ainda é muito presente na sociedade

Maiane: “Pretendo me especializar sempre em busca de novos conhecimentos”
(Foto: Arquivo Pessoal)

Formada pela Universidade Federal de Sergipe em 2016, a arquiteta Maiane Argolo Negromonte atua com projetos arquitetônicos nas áreas residenciais, comerciais, de interiores, paisagismo e urbanismo. Ao notar que tinha um olhar diferenciado sobre as construções – ainda na adolescência -, Maiane percebeu que essa era uma característica importante na área da Arquitetura, e com isso decidiu buscar mais informações sobre a profissão.

Cada vez mais encantada com os arquitetos e suas obras, em especial a arquiteta modernista Lina Bo Bardi, Maiane descobriu que essa seria a carreira a seguir. Sobre as áreas de atuação com as quais ela mais se identifica, a arquiteta explica que fica muito dividida entre fazer um projeto arquitetônico e o projeto de ambientação, pois como ela mesma afirma, as duas áreas caminham juntas. “Quando projeto uma casa, por exemplo, de imediato já penso nos móveis, na iluminação, nos revestimentos”, declara.
Apesar de ter pouco tempo de carreira, a jovem arquiteta já sente os primeiros desafios da profissão. Maiane destaca que a valorização profissional é um dos maiores, visto que uma grande parcela da sociedade ainda não considera importante o trabalho de um arquiteto. E em muitos casos atribuí-se essa resistência ao fato de não conhecer com detalhes o que faz um arquiteto e o quanto seu trabalho torna a edificação e os ambientes mais seguros e confortáveis.

Casa de veraneio valoriza o paisagismo, com destaque para área gourmet (Projeto: Maiane Negromonte)

“As pessoas automaticamente ligam a Arquitetura somente à estética e esquecem de pensar nos outros lados dessa profissão. A funcionalidade é extremamente importante na hora do projeto, saber zonear um espaço é imprescindível, encaminhar uma obra, seguir a legislação e questionar a segurança vai muito além de estético. O arquiteto e urbanista é um profissional completo e indispensável”, ressalta Maiane Negromonte.

Ambientação de apartamento em Aracaju priorizou a identidade da cliente, amante da fotografia (Projeto: Maiane Negromonte)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Retomada e consolidação da economia criativa no Brasil marcam o ano de 2025

    O ano de 2025 representou um marco para a economia [...]

  • Prefeitura convoca permissionários do transporte escolar à renovação do alvará em situação irregular

    A Prefeitura de Aracaju, por meio da Superintendência Municipal de [...]

  • Hemose registra 3.517 doações em coletas externas em 2025

    O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), unidade administrada pela [...]

  • Brasil intensifica ações para proteção de crianças e adolescentes na saúde, educação e direitos humanos

    Desde o início do seu terceiro mandato, o presidente Luiz [...]

  • Ricardo Marques lamenta mais um caso de feminicídio e cobra fortalecimento da rede de proteção às mulheres

    O vice-prefeito de Aracaju, Ricardo Marques, lamentou mais um caso [...]