O presidente Jair Bolsonaro confirmou a revogação da adesão do Brasil ao Pacto Global para Migração Segura, Ordenada e Regular. Em sua conta no Twitter, ele afirmou nesta quarta-feira (9) que a iniciativa foi motivada para preservação dos valores nacionais. “O Brasil é soberano para decidir se aceita ou não migrantes. Quem por ventura vier para cá deverá estar sujeito às nossas leis, regras e costumes, bem como deverá cantar o nosso hino e respeitar nossa cultura. (…) NÃO AO PACTO MIGRATÓRIO”, disse o presidente.

Em outra postagem, o presidente afirmou que o Brasil jamais se recusará a dar ajuda aos que precisam, “mas a imigração não pode ser indiscriminada. É necessário critérios, buscando a melhor solução de acordo com a realidade de cada país”.

A decisão foi comunicada ao Ministério das Relações Exteriores, que orientou o corpo diplomático a transmiti-la à Organização das Nações Unidas (ONU). O Brasil aderiu ao pacto em dezembro de 2018.

PACTO GLOBAL

Fechado em 2017 e chancelado no ano passado, o Pacto Global para Migração Segura, Ordenada e Regular estabeleceu orientações específicas para o recebimento de imigrantes, preservando o respeito aos direitos humanos sem associar nacionalidades. Dos representantes dos 193 países, 181 aderiram ao acordo. Estados Unidos e Hungria foram contrários. República Dominicana, Eritreia e Líbia se abstiveram.

No final de 2017, existiam quase 25,4 milhões de refugiados em todo o mundo. Atualmente, apenas dez países acolhem 60% das pessoas nessa situação. Sendo a Turquia o país que mais abriga refugiados, 3,5 milhões.

O pacto global sobre refugiados aponta quatro objetivos principais: aliviar a pressão sobre os países anfitriões, aumentar a autossuficiência dos refugiados, ampliar o acesso a soluções de países terceiros e ajudar a criar condições nos países de origem, para um regresso dos cidadãos em segurança e dignidade.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Nova gestão de Aracaju completa 100 dias com avanços na comunicação pública

    A Prefeitura de Aracaju completa os primeiros 100 dias da [...]

  • Atividade econômica brasileira cresce 0,4% em fevereiro

    Pelo segundo mês seguido, a atividade econômica brasileira cresceu em [...]

  • Governo de Sergipe abre inscrições para o quarto módulo de capacitação em Petróleo e Gás para servidores públicos

    Dando continuidade ao fortalecimento do setor de Petróleo e Gás, [...]

  • STF: aposentado não precisa devolver dinheiro da revisão da vida toda

    O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira (10) que [...]

  • Prefeita Emília Corrêa sanciona criação das Secretarias da Mulher e da Pessoa com Deficiência e anuncia novo secretário

    A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, sancionou nesta sexta-feira, 11, [...]