Um grupo de sete pesquisadores lança nesta sexta-feira (24), em São Paulo, o livro “Guia da Gestão Pública Antirracista”, que traz fundamentos, análises e um roteiro de ações para o fortalecimento de ações para o enfrentamento do racismo institucional e das desigualdades raciais. 

Segundo a pesquisadora Clara Marinho, uma das autoras do livro, o trabalho nasceu da percepção de que não havia um material de natureza prática que informasse quais as políticas que existem sobre ações antirracistas no setor público, quais são os principais desafios enfrentados e no que é possível avançar.

Ela destaca que, além da legislação, as políticas públicas podem contar com dados raciais levantados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Clara Marinho lembra que materiais são necessários para ajudar servidores a atuarem em problemas complexos, como o racismo.

A pesquisadora ressalta que a publicação vai colaborar na identificação dos repertórios de enfrentamento que podem ser acionados.

“É como se fosse uma introdução sobre a política pública antirracista”, afirma.

A autora cosidera que, apesar de a administração pública contratar as pessoas por um instrumento aparentemente neutro, que é o concurso público, as pessoas negras ficam concentradas em postos que exigem menor qualificação.

“Que são mais distantes das chamadas áreas estratégicas de governo”, afirma.

Romper com desigualdades

Além de Clara Marinho, o livro tem autoria de Michael França, Giovani Rocha, Ellen da Silva, João Pedro Caleiro, Lia Pessoa e Karoline Belo.

O trabalho será lançado às 19h no Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), onde haverá uma conversa com os autores sobre o tema da publicação. Na segunda (25), o trabalho será apresentado em Brasília, às 9h, na sede do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), e às 19h, na Livraria Circulares. 

De acordo com os autores, a publicação é voltada a gestores e lideranças públicas a fim de romper com as desigualdades raciais. Para Clara Marinho, é papel do Estado a promoção da igualdade racial e a validação das demandas sociais. “O livro é feito como uma conversa”, diz.

Fonte, Agência Brasil.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Receita paga nesta sexta-feira terceiro lote de restituição do IR 2026

    Quase 3 milhões de contribuintes recebem, nesta sexta-feira (31), o [...]

  • TCE suspende licitação de robótica educacional em Capela

    O Tribunal de Contas do Estado (TCE) acolheu o parecer [...]

  • Prefeitura avança com obras de drenagem para reduzir alagamentos no Jabotiana

    As obras de infraestrutura de micro e macrodrenagem no bairro [...]

  • SOG2026: Ecossistema Tiradentes leva pesquisa, tecnologia, inovação e cursos sob demanda

    Entre 29 e 31 de agosto, Aracaju sedia o principal [...]

  • Confira a lista de pré-selecionados para o Fies do 2º semestre

    O Ministério da Educação divulgou nesta quinta-feira (30) a lista de [...]