O Índice de Confiança Empresarial (ICE) subiu 1,0 ponto em dezembro, indo a 95,9 pontos, o maior nível desde os 97,8 de março de 2014. Na métrica de médias móveis trimestrais, o índice avançou 1,9 ponto. Os dados fazem parte da Sondagens de Índices de Confiança Empresarial, e foram divulgados hoje (2), pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV IBRE).

“Após a terceira alta consecutiva, a confiança empresarial se aproxima de níveis que retratam uma situação de normalidade. Uma segunda boa notícia do mês foi o fato de que o índice que mede a percepção sobre o momento atual avançou mais que o índice de expectativas pela primeira vez desde julho de 2018. Apesar disso, a distância ainda superior a 15 pontos entre ISA e IE no Comércio e na Construção sugere que os ganhos recentes da confiança devem ser explicados por uma efetiva melhora gradual do ambiente econômico, mas também pelo efeito favorável do fim do período eleitoral sobre as expectativas”, afirmou Aloisio Campelo Jr., Superintendente de Estatísticas Públicas da FGV IBRE.

O Índice de Confiança Empresarial consolida os índices de confiança dos quatro setores cobertos pelas Sondagens Empresariais produzidas pela FGV IBRE: Indústria, Serviços, Comércio e Construção.

Na métrica de média móveis trimestrais, a variação foi negativa apenas na Indústria (0,4 ponto). Com expressiva alta no mês, a confiança do Comércio passa dos 100 pontos pela primeira vez desde março de 2014. Indústria e Serviços avançaram menos e apresentam agora níveis de confiança muito próximos entre si. Já a confiança da construção subiu pelo quarto mês consecutivo, mas continua sendo a mais baixa entre os quatro setores.O Índice de Situação Atual (ISA) subiu 1,1 ponto, para 91,2 pontos, maior valor desde junho de 2014 (92,8 pontos). Enquanto que o Índice de Expectativas (IE-E), avançou 0,2 ponto, para 101,0 pontos. Segundo a FGV IBRE, é o segundo mês consecutivo em que o IE-E ultrapassa o nível de 100 pontos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Governo começa a transferir empréstimos antigos para app do consignado

    Os trabalhadores com operações antigas de crédito consignado podem começar [...]

  • Prefeitura de Aracaju entrega melhorias na Unidade de Qualificação Profissional da Fundat na Coroa do Meio

    Na tarde desta quarta-feira, 20, a prefeita de Aracaju, Emília [...]

  • Governo de Sergipe dá início às obras do Espaço Verde Educativo para a Primeira Infância no Parque da Cidade

    O Governo de Sergipe assinou, na tarde desta quarta-feira, 20, [...]

  • Especialistas alertam para a falta de informação sobre a leishmaniose

    A leishmaniose doença zoonótica, que afeta seres humanos e animais, é [...]

  • Graccho Cardoso será o 55º município sergipano a receber a caravana do ‘Sergipe é aqui’ na próxima sexta-feira, 22

    A iniciativa itinerante do Governo de Sergipe levará mais de [...]