Com o início do prazo para entrega da Declaração do Imposto de Renda 2026, nesta segunda-feira, 23, a campanha Destina Sergipe, realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), reforça o convite para que os contribuintes transformem uma obrigação fiscal em um gesto concreto de solidariedade.

As regras do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2026, referentes ao ano-base 2025, foram anunciadas pela Receita Federal no último dia 16 de março. O prazo para envio da declaração começa às 8h da próxima segunda-feira, 23, e segue até as 23h59 do dia 29 de maio. A expectativa é que cerca de 44 milhões de declarações sejam entregues em todo o país.

Entre as novidades deste ano estão a redução no número de lotes de restituição  que passam de cinco para quatro, melhorias na declaração pré-preenchida e a possibilidade de restituições adicionais para contribuintes que não declararam no ano anterior, reforçando mecanismos de justiça fiscal.

Dentro desse cenário, a campanha Destina Sergipe ganha ainda mais relevância ao estimular os sergipanos a destinarem até 6% do imposto devido ou da restituição para os Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fundecria) e dos Direitos do Idoso (Fundeproi).

A secretária de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania, Érica Mitidieri, destaca o impacto social da iniciativa. “O Destina Sergipe é um exemplo claro de como a cidadania pode se traduzir em ações concretas de solidariedade e transformação social. Mais do que valores e números, estamos falando de vidas impactadas, de direitos garantidos e de políticas públicas fortalecidas. Por isso, reforçamos o chamado a todos os contribuintes: aproveitem esta oportunidade de fazer o bem sem custo adicional”, afirma.

Como participar

A destinação pode ser feita de forma simples e segura durante o preenchimento da declaração. Para isso, o contribuinte deve optar pelo modelo completo, acessar a aba “Doações Diretamente na Declaração”, selecionar o nível “Estadual” e indicar Sergipe. O próprio sistema da Receita Federal calcula automaticamente o valor disponível para doação.

Além de não gerar custo adicional, a iniciativa permite que o contribuinte acompanhe de perto o impacto do recurso, que é destinado a instituições sociais que atuam diretamente com públicos em situação de vulnerabilidade.

Fonte, Secom – Estado.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Prefeitura articula ações sociais para famílias beneficiadas por obras no bairro Industrial

    Encontro reuniu lideranças locais, representantes da Secretaria Municipal da Família [...]

  • Enem 2026: falta um mês para o primeiro dia de provas

    A um mês do primeiro dia de provas do Exame [...]

  • Capacitação de trabalhadores marca preparação para o Sergipe Águas Profundas

    Estimado para 2030, o início das operações do projeto Sergipe [...]

  • Brasil: 30 milhões de crianças estão expostas aos riscos climáticos

    Uma nova análise do Fundo das Nações Unidas para a [...]

  • Prefeitura renova estrutura e aprimora atendimento da USF Dona Sinhazinha

    Unidade no bairro Grageru recebeu melhorias estruturais, novos aparelhos de [...]