A Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Sergipe (Fapese) publicaram a Chamada Pública para formação do banco de professores/instrutores que atuarão nos cursos de qualificação profissional do projeto Primeiro Emprego Sergipe. A iniciativa é do Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (SETEEM) em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), UFS e Fapese.

De acordo com o Edital Nº 02/2026, os profissionais selecionados poderão atuar em todo Estado de Sergipe. As atividades serão desenvolvidas em polos da UFS e nas empresas parceiras, conforme os territórios e as demandas de formação de turmas.

A UFS e a Fapese são responsáveis pelo planejamento e desenvolvimento das atividades formativas do Programa Primeiro Emprego em Sergipe. A política pública tem como objetivo integrar jovens de 18 a 29 anos, que nunca tenham trabalhado formalmente (carteira assinada), ao mercado de trabalho.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente pela internet, por meio deste formulário eletrônico, até às 23:59 do dia 17 de março de 2026.

Áreas de atuação e requisitos

Podem se candidatar servidores, docentes, alunos da graduação, mestrado ou doutorado da UFS, além do público externo, desde que atendam às exigências e pré-requisitos estabelecidos no edital.

As oportunidades contemplam diversos cursos dentro das seguintes áreas de interesse:

  • Administração, Jurídico e Contabilidade;
  • Engenharia e Tecnologia;
  • Saúde e Bem-estar;
  • Atendimento, Vendas e Comunicação;
  • Design, Artes e Arquitetura;
  • Manutenção e Serviços Técnicos;
  • Operacional, Comércio e Serviços;
  • Educação, Ciências e Esportes.

Entre os requisitos para participação estão: ensino médio completo; ter ao menos 18 (dezoito) anos completos no ato da inscrição; ter disponibilidade para cumprimento das exigências do edital; e ter disponibilidade para realizar as atividades de ensino.

O resultado preliminar dos candidatos habilitados para formação da banca de professores será divulgado no dia 23 de março. Para mais informações sobre a formas de contratação, remuneração e demais critérios do processo seletivo, acesse o edital na íntegra.

Fonte, Ascom/Fapese

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Governo propõe subvenção da gasolina em R$ 0,44 por litro

    A subvenção para a gasolina ficará em R$ 0,44 por [...]

  • Sergipe registra a 2ª melhor qualidade de vida do Nordeste no IPS Brasil 2026

    Segundo os resultados do Índice de Progresso Social (IPS) Brasil [...]

  • Prefeitura elabora projeto de requalificação viária para avenida Alexandre Alcino

    A Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de [...]

  • Samyra Show receberá Título de Cidadania Sergipana em sessão especial na Alese

    A cantora Samyra Show será homenageada com o Título de [...]

  • SUS: lei garante atendimento a crianças e adolescentes em saúde mental

    Crianças e adolescentes passam a ter garantido, por lei, o acesso [...]