A convite do Ministério da Educação, a prefeita Emília Corrêa será uma das representantes brasileiras no Encontro Internacional Alfabetização, Equidade e Futuro, na próxima segunda-feira, 23, em Brasília. A participação vem em linha com o reconhecimento nacional da capital sergipana por conta de projetos e estratégias que têm gerado avanços expressivos nos índices de alfabetização da rede municipal.
O evento reunirá lideranças governamentais e organizações estratégicas da América Latina para reforçar compromissos e impulsionar ações capazes de acelerar a alfabetização com equidade em toda a região.
Para a prefeita Emília Corrêa, o reconhecimento reflete a efetividade das ações da gestão em prol da garantia de direitos fundamentais na primeira infância, o que inclui a alfabetização na idade certa.
“Nosso compromisso é enfrentar a desigualdade educacional. Garantir que cada criança aprenda a ler e escrever na idade adequada é, acima de tudo, garantir inclusão e cidadania. Ao fortalecermos essa base, estamos sustentando um futuro mais democrático e inclusivo, e traz muita felicidade perceber que estamos no caminho certo aqui em Aracaju”, afirmou a prefeita.
Entre as conquistas do município no tocante a esse tema, está a certificação máxima (Selo Ouro) na segunda edição do “Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização”, que premia estados, o Distrito Federal e municípios que se destacam na formulação e execução de políticas públicas voltadas à garantia do direito à alfabetização.
O selo atesta a eficácia das políticas implementadas, especialmente aquelas voltadas à alfabetização na idade certa, até o final do 2º ano do ensino fundamental. Para a concessão da honraria, foram analisados critérios como a elaboração e execução do Plano de Trabalho Anual do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), a institucionalização da política de alfabetização, as ações de formação continuada de professores e a distribuição de material didático complementar.
Entre as iniciativas adotadas pela atual gestão, se destacam a instituição da Política Municipal de Alfabetização, a entrega do material complementar Alfabetiza+ nas escolas da rede e a realização de formações específicas para docentes voltadas ao processo de alfabetização, além da intensificação do uso de tecnologias em sala de aula.
Fonte, Agência Aracaju de Notícias.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS


