Aracaju passa a ter um roteiro permanente de arte urbana com um circuito de murais que vêm transformando espaços públicos em pontos de visitação turística e valorização cultural. A iniciativa, conduzida pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Turismo (Setur), já contempla intervenções artísticas na Praça dos Capuchinhos, no Parque da Sementeira, no Bairro América e no Mirante da 13 de Julho, e agora avançou com a abertura de mais uma intervenção artística na Orla Pôr do Sol.

Na Orla Pôr do Sol, a nova obra reforça a ideia de que o grafite vai além da estética e se torna expressão de identidade. Para o escritor de grafite Feyk Johny, responsável pelos novos murais, o trabalho materializa sentimentos e histórias. “Eu acho que meu trabalho dá forma a vozes principalmente, porque muitas vezes a voz transpassa o lado sentimental da pessoa. Quando alguém é mais sereno, você percebe isso pela comunicação, pela fala, pelo comportamento e eu posso imprimir isso no meu trabalho”, afirmou.

A história a ser contada nesse novo espaço é a do Seu Diô, mestre do samba de coco do Bairro Mosqueiro e guardião da cultura local que recebeu uma justa homenagem do artista. “Eu fiquei muito feliz. O pessoal já passa aqui, tira foto e liga para mim. Muita felicidade de ver isso aqui”, disse o homenageado.

O trabalho foi destaque em uma reportagem da TV Atalaia, filiada Record TV  em Sergipe, que destacou a homenagem e a trajetória do meste do samba de coco e como o novo equipamento chega para somar a um dos principais atrativos turísticos da cidade.

Roteiro de arte em expansão

Da mesma forma, no Bairro Industrial, o artista Feyk Johny se prepara para mais uma obra no espaço Xica Chaves e ele reforçou o cuidado no processo criativo. “Antes de tudo, eu vejo a necessidade de ter o diálogo direto com as pessoas que serão representadas através do grafite. Para que seja algo que realmente toque e represente, precisa ter conversa. Eu gosto de fotografar as pessoas para reproduzir na parede, para trazer mais sentimento. A partir do diálogo e da presença, a gente extrai elementos que depois vão para a arte. E aí vem todo o processo criativo, de observação, cuidado e minúcia para colocar na parede aquilo que foi vivido”, explicou.

Para o secretário municipal do Turismo, Fábio Andrade, a expansão do roteiro de artes fortalece o posicionamento de Aracaju como destino que une cultura, identidade e experiência urbana. “A gente começou a perceber que a arte urbana tem um poder muito grande de ativar espaços para as comunidades e criar novos pontos turísticos. O que fizemos na Praça dos Capuchinhos e no Mirante da 13 de Julho mostrou que é possível transformar equipamentos públicos em referências culturais. Agora, ao expandir esse roteiro, estamos democratizando a arte, levando cultura para diferentes bairros e fortalecendo o turismo de forma estruturada”, destacou.

Segundo o secretário, a iniciativa também contribui para descentralizar os atrativos da cidade e estimular a circulação de moradores e visitantes por novas áreas. “Não se trata apenas de pintura em parede. É identidade, é pertencimento, é desenvolvimento urbano. Cada mural passa a ser um marco visual e um convite para que as pessoas conheçam mais da nossa história e da nossa cultura”, completou.

Com a ampliação do roteiro, Aracaju consolida um circuito de arte a céu aberto que conecta bairros, valoriza talentos locais e reforça o turismo cultural como uma das vertentes estratégicas da capital sergipana. A cidade avança na construção de uma paisagem urbana que dialoga com suas raízes e projeta sua identidade para moradores e visitantes.

Fonte, Agência Aracaju de Notícias.

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Ricardo Marques leva problema da falta de água ao Ministério Público

    O vice-prefeito de Aracaju Ricardo Marques esteve no Ministério Público [...]

  • Huse divulga balanço do Carnaval e destaca eficiência do Plano de Contingenciamento

    Durante o Carnaval 2026, o Hospital de Urgências de Sergipe [...]

  • Financiamento de veículos cresceu 9,2% em janeiro

    O número de veículos financiados no Brasil cresceu em janeiro, [...]

  • Aracaju consolida circuito permanente de arte urbana e transforma espaços em pontos turísticos

    Aracaju passa a ter um roteiro permanente de arte urbana [...]

  • Inscrições para a Comissão de Educação Ambiental se encerram nesta sexta-feira, 20

    O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado [...]