Na hora de reformar e construir nem sempre o mais barato compensa

Obra já se tornou quase um sinônimo de dor de cabeça, durante o quebra-quebra sempre aparece aquele probleminha, pode ser desde a falta de um material, até a cor errada da parede. Quando o defeito é visto durante a obra, vale investir mais que o planejado para consertar, mas quando é notado depois o jeito é conviver ou reformar novamente.

A arquiteta Lara Borges comenta os erros mais comuns em obras. “O primeiro erro comum é achar que a obra ficará cara com a presença do arquiteto, mas a verdade é que com a ajuda do profissional fica mais barata. O processo terá mais segurança tanto na escolha e quantidade dos matérias quanto na composição das cores no ambiente. Outros erros possíveis são os custos excessivos com material pela inexistência do planejamento, gerando atrasos na execução”.

Lara conta algumas experiências dos seus clientes. “Já tive clientes que queriam colocar porcelanatos polidos em áreas úmidas, tipos de Mármores que não são indicados para bancadas. O mau dimensionamento da cozinha verificando também os pontos elétricos, por exemplo, prejudica na posição dos eletrodomésticos. Tem casos que ficam aparecendo fios deixando o ambiente poluído, tem espaços que a iluminação não é adequada para o tipo de ambiente e pode ter móveis ocupando espaço que não tenham funcionalidade”, conta.

Com o planejamento adequado para Lara pode tudo ocorrer bem. “A importância de um profissional como o Arquiteto é ter um planejamento adequado para começar a obra, pois ele irá fornecer um auxilio técnico desde o início até o final, contribuindo assim com economia de custos e tempo, fornecendo um ótimo resultado”.

A arquiteta explica que alguns erros podem ser previstos. “O erro pode ser previsto com a assistência do arquiteto na obra porque possuirá planejamento próprio fornecendo um cuidado e um conhecimento para efetuar um ótimo desempenho no projeto”, diz.

Lara explica que o custo da obra pode encarecer com a quantidade de erros por falta de planejamento. “A obra sem uma organização e sem um arquiteto feito sempre custará mais caro pois não haverá o conhecimento técnico nem uma segurança desde o início até o final da obra, por isso é provável que sem o profissional, o indivíduo possa ter prejuízos quanto no custo do excesso ou falta de materiais, quanto no tempo perdido resolvendo erros que já poderiam ter previstos antes do começo da obra”, diz.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Inclusão de Pessoas com Deficiência no mercado de trabalho será tema de Audiência no MPT-SE

    Evento é aberto ao público e vai acontecer no dia [...]

  • Governo do Estado e Fórum Estadual de Aprendizagem reúnem empresas para impulsionar a contratação de jovens em Sergipe

    Fortalecimento do futuro da juventude sergipana por meio da aprendizagem [...]

  • Prefeitura de Aracaju fortalece geração de renda, inclusão produtiva e economia solidária

    A Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal de [...]

  • Pessoas 50+ vão representar metade do consumo com saúde em 2044

    Em cerca de 20 anos, metade do consumo das famílias [...]

  • Marco legal do transporte público: prefeituras poderão usar Cide Combustíveis para baixar passagens de ônibus

    A Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 3278/21 [...]