
Que a política de Sergipe atravessa um momento de transformação (e profunda ebulição), isso já não é novidade para ninguém, mas com a proximidade da abertura da janela partidária, começa a aumentar a expectativa para o futuro do PSB aqui no Estado. A legenda, que está na base do governo de Fábio Mitidieri (PSD), vinha se estruturando para apresentar chapas bem competitivas, tanto para deputado federal quanto para deputado estadual.
De olho em uma cadeira na Câmara Federal, a legenda tem nomes como pré-candidatos o ex-secretário Cláudio Mitidieri, o ex-prefeito Anderson de Zé das Canas, o vereador Elber Batalha e o ex-deputado Róbson Viana. Cogitou-se a possibilidade de o vice-prefeito de Aracaju, Ricardo Marques, e do ex-deputado Capitão Samuel também participarem da disputa pela legenda, mas esse projeto começou a esbarrar na ajuda financeira que virá da Executiva Nacional para as pré-candidaturas.
Sem as garantias de que receberiam o teto máximo para pré-candidaturas a deputado federal e com a sinalização do MDB do senador Alessandro Vieira, logo esse movimento ameaçou “debandar” e foi preciso o presidente nacional do PSB e pré-candidato a governador de Pernambuco, João Campos, vir à Sergipe para uma audiência com o governador e seus liderados no sentido de acalmar os ânimos aqui no Estado, mas a impressão é que não deu certo.
Já se comenta que Anderson de Zé das Canas pode não ficar mais no PSB e que Ricardo Marques disputaria um mandato de deputado estadual, anulando qualquer possibilidade de filiação do Capitão Samuel e colocando em risco o projeto maior de pré-candidatura do ex-secretário Cláudio Mitidieri. Já no cenário para deputado estadual, a leitura é que duas vagas iriam diretamente para Zezinho Sobral e para o próprio Ricardo Marques, caso ele dispute pelo PSB, fato que já não agrada outros concorrentes importantes.
Agora, se na base aliada a tentativa é para conter uma possível debandada nos bastidores, pela oposição a expectativa cresce bastante para os Republicanos. A legenda do prefeito de Itabaiana e pré-candidato a governador, Valmir de Francisquinho, e da prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, tende a ser a que mais se fortalecerá para as eleições deste ano, com a previsão de eleger três ou até quatro deputados estaduais em outubro deste ano.
Hoje também é real a possibilidade de os Republicanos chegarem a eleger até dois deputados federais o que tornaria a legenda como uma das mais fortes e importantes do cenário político do Estado. O fortalecimento é tão iminente que o ex-deputado Heleno Silva, que tanto pode disputar a eleição para deputado federal ou para a Alese, deve continuar filiado na legenda, mesmo com a consolidação de que o partido estará na oposição contra o atual governo. E assim o cenário vai ganhando forma…
Veja essa!
O vereador Breno Garibalde voltou a chamar atenção para os impactos das chuvas intensas e a necessidade de políticas públicas voltadas ao planejamento urbano e ambiental. O parlamentar afirmou que o tema tem sido recorrente em seus pronunciamentos e alertou para a falta de preparação das cidades diante dos eventos climáticos cada vez mais frequentes.
E essa!
As fortes chuvas registradas no último fim de semana atingiram Aracaju e diversos municípios do interior sergipano, como Lagarto, Porto da Folha, Simão Dias e Monte Alegre, provocando alagamentos e prejuízos à população. “Em Poço Redondo, casas foram destruídas, em Simão Dias três mortes foram registradas em decorrência das chuvas. Duas vítimas foram arrastadas pela enxurrada dentro de um carro, e outra foi eletrocutada. A culpa disso não é da chuva, e sim do modelo de cidade que está sendo adotado há muito tempo. É necessário e urgente que alguma coisa seja feita”, ressaltou o vereador.
Breno Garibalde I
Para Breno, o planejamento das cidades ainda prioriza obras de pavimentação e expansão urbana sem considerar adequadamente os impactos ambientais e climáticos. “Em Aracaju, bairros da Zona Norte, como Lamarão, Soledade e Porto Dantas sofrem com alagamentos recentes e isso precisa ser solucionado. É necessário reconhecer os esforços da gestão municipal como a limpeza de canais, mas essas são medidas paliativas, tendo em vista o aumento da intensidade e da frequência das chuvas”, pontuou.
Breno Garibalde II
O parlamentar também mencionou preocupações com obras estruturais e a expansão urbana, como o canal de macrodrenagem da Zona de Expansão e o crescimento de loteamentos, que, segundo ele, têm provocado o deslocamento de comunidades tradicionais para áreas mais vulneráveis, como margens de rios e regiões de mangue.
Breno Garibalde III
Ainda em seu discurso, Breno destacou dados sobre os impactos das mudanças climáticas no país, afirmando que cerca de 63 mil pessoas morrem por ano no Brasil em decorrência desses eventos e que os prejuízos econômicos ultrapassam R$ 30 bilhões anuais. Para o parlamentar, os números reforçam a necessidade de políticas públicas ambientais mais efetivas.
Preservação ambiental
“Precisamos refletir sobre o modelo de desenvolvimento urbano que estamos adotando e mudar a forma de pensar a cidade. É fundamental construir estratégias que tornem Aracaju e outras cidades mais resilientes às mudanças climáticas, priorizando a preservação ambiental e a proteção das populações mais vulneráveis.”, concluiu.
Segue André
Um aliado do ex-deputado e pré-candidato a senador André Moura fez a defesa expressa do líder político para este colunista assegurando que, pelo menos 90% dos seus atuais liderados, seguem André no posicionamento político que ele tomar. Ou seja, apoiam qualquer decisão política.
Bomba!
A fala da liderança política próxima a André é uma resposta a um movimento que tenta a todo custo “fritá-lo” da base aliada do governador Fábio Mitidieri para abrir espaço para o também pré-candidato a senador, Rogério Carvalho. Apenas duas lideranças políticas ligadas a André teriam dificuldade de acompanhá-lo, a depender do posicionamento que ele possa tomar.
Exclusiva!
Uma reunião que deverá ocorrer logo após o Carnaval deverá aumentar ainda mais as tensões para as eleições deste ano. A informação é que esta reunião interessa tanto ao governo do Estado quanto à oposição e que “muitos destinos” podem ser traçados neste encontro. Muitos cenários serão discutidos neste encontro…
Alessandro Vieira I
O senador Alessandro Vieira (MDB/SE) protocolou projeto de lei que amplia o alcance da Lei de Abuso de Autoridade para incluir novas condutas praticadas por membros do Judiciário, do Ministério Público, de tribunais e conselhos de contas. A iniciativa busca reforçar mecanismos de responsabilização e coibir excessos no exercício do poder por agentes públicos que, segundo o parlamentar, hoje permanecem em uma “zona de baixa ou nenhuma consequência”.
Alessandro Vieira II
A proposta surge em um contexto de crescente debate público sobre a atuação de autoridades de cúpula, especialmente após episódios recentes envolvendo decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal de Contas da União (TCU). O texto, ao tipificar novas hipóteses de crime, pretende dar maior efetividade ao princípio republicano de que ninguém está acima da lei.
Alessandro Vieira III
Entre as condutas que passam a ser tipificadas como crime estão a atuação de autoridades mesmo quando legalmente impedidas, decisões tomadas com motivação político-partidária e o exercício de atividades incompatíveis com o cargo, como participação em atividade empresarial ou ocupação de funções expressamente vedadas em lei. O projeto também reforça a possibilidade de responsabilização pessoal do agente público, inclusive com sanções penais.
Coopanest-SE
O processo de acreditação QMENTUM, aplicado pela Quality Global Alliance (QGA) nos hospitais parceiros da Cooperativa de Anestesiologistas de Sergipe (Coopanest-SE), foi iniciado. A acreditação promove a padronização dos procedimentos de anestesiologia, aumentando a segurança do paciente e garantindo a qualidade dos serviços oferecidos.
Anestesiologistas
A primeira fase consistiu em visitas aos centros cirúrgicos por avaliadores da QGA, acompanhados de representantes da cooperativa, para uma visita diagnóstica. Com isso, foram avaliados os protocolos de qualidade e segurança, bem como a estrutura de funcionamento dos procedimentos.
Andrezza Lima
Ao longo de todo o processo, serão enviados aos hospitais os ajustes necessários para adequação dos serviços aos padrões de qualidade. Essas mudanças garantem não só a segurança do paciente, mas também o uso eficiente dos recursos durante toda a sua estadia. “Esse tipo de certificação de qualidade, ele vem não só para uma mudança no tocante no que diz respeito à assistência, propriamente dita, mas ela propõe algumas mudanças internas no tocante da gestão e de liderança”, afirma Andrezza Lima, gerente Comercial e de Qualidade da Coopanest-SE.
Parceiros
Inicialmente, 10 parceiros da Coopanest-SE estão passando pela avaliação, sendo eles; Hospital São Lucas, Hospital Primavera, Decós Hospital, Grupo Santa Helena, Hospital Cirurgia, Hospital de Urgências de Sergipe (HUSE), Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, Maternidade Lourdes Nogueira, Hospital e Maternidade Santa Isabel e o Hospital Regional de Itabaiana.
Selo de qualidade
Além da acreditação QMENTUM, os hospitais parceiros recebem o selo de qualidade promovido pela Coopanest-SE e pela Sociedade de Anestesiologia do Estado de Sergipe (SAESE). O selo representa a relação baseada na colaboração e respeito mútuo, e reforça o espaço para melhoria também dos serviços prestados pela cooperativa. Juntos, a acreditação QMENTUM e o selo de qualidade Coopanest & SAESE reforçam o compromisso das instituições em oferecer cada vez mais segurança e qualidade para os pacientes, além de garantir o funcionamento eficiente dos seus centros cirúrgicos.
Alô Canindé!
Em Canindé de São Francisco, a atual administração, sob a liderança do prefeito Machadinho Barbosa, tem alcançado um elevado índice de aceitação popular, resultado direto do trabalho sério e comprometido de sua equipe de secretários. Entre esses nomes, se destaca o secretário municipal de Finanças, Paulo Roberto, que está celebrando a passagem de seu aniversário. Para que uma gestão tenha êxito, a principal pasta do governo precisa estar alinhada, organizada e bem administrada — e isso tem sido uma marca do trabalho desenvolvido por Paulo.
“Coringa”!
Considerado o “coringa” e braço direito do prefeito Machadinho Barbosa, Paulo é um homem de extrema confiança, com uma trajetória construída ao lado do gestor por décadas. Juntos, enfrentaram momentos difíceis, por vezes turbulentos, mas sempre com histórias marcadas por vitórias, superação e compromisso com o bem público.
CRÍTICAS E SUGESTÕES
habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com
ÚLTIMAS NOTÍCIAS


