O presidente Luiz Inácio Lula da Silva oficializou nesta segunda-feira (2) o envio do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia (UE) para o Congresso Nacional. O despacho foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).

Os parlamentares brasileiros precisam aprovar o tratado para que ele possa entrar em vigor, o que deve ocorrer ao longo das próximas semanas em votações tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado Federal.

O acordo estabelece a maior zona de livre comércio do mundo, com mais de 720 milhões de habitantes. Ele foi assinado por representantes dos dois lados no último dia 17 de janeiro, em Assunção, no Paraguai.

Pelos termos do que foi aprovado, o tratado comercial prevê a eliminação de tarifas alfandegárias sobre a maior parte dos bens e serviços produzidos entre os dois blocos.

O Mercosul zerará tarifas sobre 91% dos bens europeus em até 15 anos. Já União Europeia eliminará tarifas sobre 95% dos bens do Mercosul em até 12 anos.

Apesar da assinatura formal entre os dois blocos, a internalização do acordo precisa ser feita pelos congressos nacionais de cada um dos países do Mercosul, bem como do Parlamento Europeu.

No caso dos europeus, no entanto, o encaminhamento do acordo para análise do Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE), em decisão ocorrida há duas semanas, travou o texto e pode atrasar em até dois anos essa etapa final.

A expectativa do governo brasileiro é de que aprovação pelo Congresso Nacional ajude a pressionar o avanço do acordo por parte do Parlamento Europeu.

Fonte, Agência Brasil.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Huse alcança 2 mil procedimentos no Centro de Hemodinâmica em quase sete meses e reduz tempo de espera de pacientes cardíacos

    “Achei que fosse ficar numa fila de espera”. Esta frase [...]

  • Última semana para garantir desconto de 7,5% na cota única do IPTU 2026 em Aracaju

    Os contribuintes aracajuanos podem aderir à cota única do Imposto [...]

  • Lula envia acordo comercial Mercosul-UE para o Congresso Nacional

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva oficializou nesta segunda-feira [...]

  • Destaque em 2025, vereador Alex Melo recebe o Prêmio Olho Vivo

    O vereador Alex Melo (PRD) iniciou o primeiro mandato em [...]

  • Governador Fábio Mitidieri abre ano legislativo de 2026 com balanço da gestão e destaca avanços econômicos e sociais

    O governador Fábio Mitidieri participou, nesta segunda-feira, 2, da sessão [...]