A contagem regressiva já começou. A Orla da Atalaia, em Aracaju, vive os últimos ajustes para receber, a partir desta sexta-feira, 30, o Verão Sergipe 2026. Promovido pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap), em parceria com as secretarias de Estado da Comunicação Social (Secom) e do Esporte e Lazer (Seel), o evento reúne esporte, cultura e lazer em uma programação que promete movimentar a capital durante este fim de semana. Aracaju abre a programação do evento, que se estenderá até o segundo fim de semana de março, passando por Pirambu, Praia da Caueira (Itaporanga d’Ajuda), Ponta dos Mangues (Pacatuba), Praia do Abaís (Estância), Canindé de São Francisco e Barra dos Coqueiros.

O presidente da Funcap, Gustavo Paixão, ressaltou os investimentos do Governo de Sergipe na cultura e na realização de grandes eventos como ferramenta de fortalecimento do turismo e da economia local. “Estamos na fase final de montagem do Verão Sergipe, ajustando todos os detalhes para garantir um evento bem estruturado, seguro e acessível. O Governo de Sergipe tem investido de forma contínua em políticas públicas de cultura e na promoção de grandes eventos que fortalecem o turismo e movimentam a economia do estado. É um trabalho feito com planejamento e cuidado para oferecer ao público uma experiência de qualidade”, afirmou.

Para garantir a realização do evento, equipes técnicas e trabalhadores seguem mobilizados na fase final de montagem da estrutura. O trabalho é resultado da atuação integrada de diversos órgãos estaduais, com atenção especial à segurança, à mobilidade e serviços essenciais.

O coordenador de montagem da Funcap, Dinho Melo, destaca que a estrutura já se encontra com cerca de 90% de conclusão. “Foi realizada uma reunião de planejamento entre as equipes do Governo do Estado, da Funcap e da Secom, ainda em novembro do ano passado, para alinhar os aspectos logísticos, operacionais e estratégicos. Iniciamos a montagem no dia 18 de janeiro, e, hoje, a estrutura já se encontra com quase 100% de conclusão”, explicou.

Ele também detalhou os cuidados adotados para garantir a segurança dos trabalhadores envolvidos na operação. “São cerca de 200 pessoas envolvidas direta e indiretamente na montagem da estrutura. O palco deste ano está maior, com 52 metros de ponta a ponta. É o maior palco que já tivemos em nossos projetos. Todo o trabalho é acompanhado por técnico de Segurança do Trabalho, com orientação constante sobre o uso de EPIs [equipamentos de proteção individual], garantindo que todos atuem de forma segura e que nenhum incidente aconteça”, destacou.

O coordenador do Verão Sergipe, Pedro Macedo, explicou que, após a finalização da montagem, são realizados testes gerais da estrutura. “A estrutura costuma ficar pronta um dia antes do evento, justamente para que possamos realizar os testes finais. No entanto, à medida que os equipamentos vão sendo montados, eles já passam por testes individuais. Com tudo finalizado, fazemos o teste geral de luz e som”, ressaltou.

De acordo com Pedro, o foco é o cuidado com a organização e a segurança do evento. “Quem vier ao Verão Sergipe, seja turista ou morador, pode se sentir seguro. É uma festa bonita, bem organizada, feita com muito carinho para que todos saiam satisfeitos. A cada edição, buscamos melhorar ainda mais. Este ano, teremos uma atração em nível internacional, o DJ Alok, que deve apresentar um espetáculo com cerca de 300 drones, além de Léo Santana, que dispensa comentários, e outros grandes artistas”, enfatizou.

Para muitas pessoas, esta será a primeira experiência no Verão Sergipe. É o caso das aracajuanas Giovana Santos e Vitória dos Santos, que demonstram grande expectativa para os dias de programação. “Espero muita diversão e muita música boa. Essa vai ser minha primeira vez no Verão Sergipe e estou muito empolgada. Quero muito ver Alok e Léo Santana”, disse Giovana.

A amiga, Vitória dos Santos, compartilha do mesmo entusiasmo e também destacou a sensação de segurança. “Estou muito empolgada. A segurança aumentou muito, está prometendo e entregando bastante. Pretendemos vir nos dois dias de shows”, completou.

Turistas também já demonstram animação com o evento. A gaúcha Letícia Noronha, de Porto Alegre, está em Aracaju a trabalho, acompanhada da mãe, Leila Vargas, e não sabia da realização do Verão Sergipe, mas logo garantiu presença. “Vim a trabalho, mas estamos aproveitando para conhecer a cidade. Não sabíamos do evento, mas, agora que sabemos das atrações, com certeza vamos participar. Gostamos muito do que vimos até agora”, contou.

Sua mãe, Leila Vargas também elogiou a estrutura e afirmou estar empolgada. “Parece que vai ser muito bom. A estrutura é grande, bem robusta, e isso passa muita confiança. Acho que será um show bem bacana. Nossa expectativa está lá em cima”, afirmou.

Além da programação musical, a edição de 2026 contará com competições esportivas, exposições e feira de artesanato. As ações esportivas incluem modalidades como vôlei de praia, beach soccer, futevôlei, corridas, ciclismo e surf, entre outras. As atividades são voltadas para todas as idades, e as inscrições gratuitas já estão disponíveis no site oficial do Verão Sergipe.

Confira a programação completa:

Shows

Sexta (30/01/2026)

20h – Os Faranis
22h – Marcelo Falcão
00h – Alok
02h – Jonas Esticado

Sábado (31/01/2026)

20h – Rock7nove
22h – Gustavo Mioto
00h – Léo Santana
02h – Gabriel O Pensador

Esportes

Sábado (31/01/2026)

8h – 16h : Futvôlei
8h – 16h : Vôlei de Praia (mas/fem)
8h – 16h : Beach Soccer Feminino/Masculino
8h – 16h : Beach Wrestling
8h – 16h : Mesabol
8h – 16h : Frescobol

Domingo (01/02/2026)

6h – 10h : Prova de Duatlon
7h30 – 9h30 : Corrida 5km e 10km – todo percurso na areia
8h – 13h : Vôlei de Praia (mas/fem)
9h – 13h : Beach hand masculino/feminino
9h – 11h : Banho assistido – proj estrelas do mar / seasic
9h – 11h : Vivência paradesportiva
9h – 13h : Mesabol
9h – 13h : Frescobol
9h – 13h : Quadra vôlei de praia

Verão Sergipe 2026

O Verão Sergipe é um evento realizado pelo Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap), com apoio do Governo Federal e Energisa, e patrocínio do Banese Card, Iguá Sergipe e Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), que leva à capital e ao interior do estado uma programação cultural e de estímulo à prática esportiva, fomentando o turismo, o desenvolvimento econômico e a geração de renda.

Fonte, Secom – Estado.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Conheça novas regras para produção e venda de canabidiol no Brasil

    A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta quarta-feira [...]

  • Programa Amigo da Gente transforma relação com contribuinte e reduz arrecadação com multas em Sergipe

    Desde sua implementação em 2023, o Programa de Conformidade Tributária [...]

  • Montagem do Verão Sergipe 2026 em Aracaju entra em reta final e proximidade do evento contagia sergipanos e turistas

    A contagem regressiva já começou. A Orla da Atalaia, em [...]

  • Prefeita Emília acompanha avanço da obra de duplicação da ponte Godofredo Diniz

    A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, visitou na manhã desta [...]

  • Parceria entre UFS e Conab fortalece agricultura familiar e aprimora dados agrícolas em Sergipe

    Acordo viabiliza monitoramento de áreas plantadas, apoio à sociobiodiversidade e [...]