Com a retomada das aulas da rede pública estadual de ensino marcada para o dia 2 de fevereiro, a Secretaria de Estado da Educação de Sergipe (Seed) intensificou as ações de engenharia, manutenção predial e obras estruturantes para garantir ambientes escolares seguros, funcionais e adequados ao ensino. As intervenções contemplam desde serviços de manutenção preventiva até grandes obras e o avanço do Programa Sinta o Clima em todo o estado.

O trabalho é coordenado pelo Departamento de Engenharia e Manutenção Predial (Demap), que atua diretamente no atendimento às demandas encaminhadas pelas unidades escolares por meio dos contratos de manutenção vigentes. As solicitações são analisadas tecnicamente e executadas conforme a necessidade de cada escola, assegurando melhores condições físicas para o início do ano letivo.

Segundo o diretor do Demap, Valdir Pinto, o planejamento envolve tantas ações emergenciais quanto intervenções preventivas. “Estamos realizando um trabalho contínuo de manutenção e engenharia para que as escolas estejam plenamente aptas a receber estudantes, professores e toda a comunidade escolar. As demandas são avaliadas com critério técnico, priorizando segurança, funcionalidade e conforto”, destacou.

Entre os principais serviços executados neste período preparatório estão as revisões de coberturas e de esquadrias, das instalações elétricas e hidrossanitárias, bem como os serviços de pintura em ambientes internos e externos. Essas ações têm como objetivo garantir o pleno funcionamento das unidades escolares, prevenindo intercorrências e promovendo um retorno às aulas mais seguro e organizado.

Obras transformadoras

Nos últimos três anos de gestão, o Governo do Estado entregou 89 obras na área da educação, com investimento total na ordem de R$ 213.541.298,36. Atualmente, diversas frentes seguem em execução, contemplando: quatro construções de escolas; 13 construções de creches; 28 obras de reforma e ampliação de escolas; 14 construções de quadras poliesportivas; quatro reformas de quadras; e seis obras de aumento de carga elétrica. Além disso, outras intervenções estão em fase de licitação, ampliando o alcance das melhorias estruturais na rede estadual.

Avanço na climatização

Outro destaque para o início do ano letivo é o avanço do Programa Sinta o Clima, iniciativa que prevê adequação da infraestrutura das unidades escolares para oferecer conforto térmico aos estudantes, professores e toda a equipe pedagógica. Em 37 meses de gestão, foram investidos R$ 140.663.773,23 na climatização das escolas públicas estaduais.

Atualmente, 238 escolas já estão climatizadas, com a instalação de 4.907 aparelhos de ar-condicionado. O programa segue em expansão, com 19 escolas em processo de aumento de carga elétrica, 29 unidades a serem licitadas, nove em fase de licitação e 18 aguardando ligação da Energisa e da Sulgipe. A previsão do Governo do Estado é de que, até o fim de 2026, a climatização esteja presente em todas as 319 escolas da rede pública estadual de ensino, promovendo mais conforto térmico, permanência escolar e melhores condições de aprendizagem.

Com investimentos contínuos em engenharia, manutenção e obras estruturantes, a Seed reafirma o compromisso com a qualidade da educação pública e com a valorização dos espaços escolares em Sergipe.

Fonte, Secom – Estado.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Sergipe sediará espetáculo inédito de luzes e tecnologia com o Festival SE Mapping

    O Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura [...]

  • Acordo com 21 estados compartilha em tempo real notas fiscais dos combustíveis

    Em nova frente de ação para conter a alta abusiva [...]

  • ASÍ Clinic Estética é inaugurada em Sergipe com protocolos internacionais inéditos na região.

    A clínica já nasce como referência ao integrar técnicas Coreanas [...]

  • Com chancela oficial da Fórmula 1 no Brasil, BeFly amplia acesso de sergipanos ao GP de São Paulo

    Após o início oficial da temporada 2026 da Fórmula 1, [...]

  • Pela primeira vez, Aracaju conquista o título de Cidade Árvore do Mundo

    Aracaju conquistou, pela primeira vez, o título “Tree City of [...]