
O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, participou, nesta quarta-feira, 21, do lançamento da pedra fundamental da Unidade Deputado Pedrinho Valadares, que fará parte da rede do Hospital Amparo de Maria, no município de Nossa Senhora do Socorro. O empreendimento é considerado estratégico para o fortalecimento da rede estadual de saúde, com foco na ampliação da assistência em média e alta complexidade.
Durante a solenidade, o governador destacou o impacto regional da nova unidade hospitalar. “Esse hospital vai ajudar a assistência em Nossa Senhora do Socorro. Quando ele estiver pronto, podemos, por exemplo, fazer parceria para o ‘Opera Sergipe’, como já acontece na parceria que temos com o Amparo de Maria em Estância, ampliando o acesso à saúde para Socorro e região”.
Idealizador do projeto, o deputado federal Rodrigo Valadares, filho do homenageado que dá nome à unidade, ressaltou o caráter simbólico da obra. “Tenho a honra de poder custear com as nossas emendas essa unidade que leva o nome do meu pai, Pedro Valadares, que tanto fez pelo estado de Sergipe e terá sua memória eternizada aqui”.
Ao falar sobre as emendas parlamentares de sua autoria destinadas ao empreendimento, o parlamentar ainda agradeceu a parceria com o Estado. “Todos sabem que nós fazemos oposição ao governo estadual. Mas esse hospital só está de pé porque o governador Fábio Mitidieri abraçou esse projeto também. Nós enviamos os recursos para o Governo do Estado e o governo repassou para a Amparo de Maria para a realização da obra. Então, quando existe coesão e propósito, lados divergentes podem caminhar juntos com um único objetivo: cuidar do nosso povo”, declarou.
Representando a Associação Beneficente Amparo de Maria, instituição fundada em 1867 e responsável pelo hospital, o diretor da entidade, Max Carvalho, lembrou da missão histórica da organização e de como a parceria com o Governo de Sergipe tem melhorado a vida da população do sul sergipano. “O Amparo de Maria hoje tem uma relação muito forte com o Governo do Estado, com o apoio do governador. E, aqui hoje, temos uma demonstração clara do que é o SUS. O SUS é a união, o SUS é a integração, é o trabalho coletivo e é um trabalho que permite que o Amparo de Maria se reposicione e mais uma vez marque a história, com a materialização desse projeto”, pontuou.
Nova unidade
A Unidade Deputado Pedrinho Valadares será implantada inicialmente com 64 leitos hospitalares e 10 leitos de UTI adulto, além de um bloco cirúrgico com quatro salas, serviços de endoscopia, colonoscopia, ambulatórios multidisciplinares, área de oftalmologia e um Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico equipado com tomografia, raio-X, ultrassonografia, ecocardiografia e laboratório próprio.
O secretário de Estado da Saúde, Jardel Mitermayer, reforçou a importância do empreendimento para o sistema público. “Nós temos o governador da saúde, que não mede esforços para ampliar a rede de oferta no estado de Sergipe. Hoje é mais uma ampliação, através da filantropia, porque tem o investimento do Governo no SUS. E Rodrigo está de parabéns por direcionar recursos à filantropia e, assim como o seu pai teve um legado na saúde, ele está deixando outro legado aqui, concreto, homenageando ao seu pai, Pedro Valadares”, discorreu.
O projeto prevê, ainda, expansão gradual até atingir 150 leitos, incluindo 20 de UTI. “A unidade chegará para reforçar o atendimento à saúde no nosso município”, concluiu o prefeito em exercício de Nossa Senhora do Socorro, Elmo Paixão.
Fonte, Secom – Estado.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS


