Belezas naturais, hospitalidade e segurança estão entre os principais atrativos de Sergipe, que segue com o turismo aquecido neste início de 2026. A consolidação do estado como destino turístico é resultado das ações de promoção realizadas ao longo dos últimos anos pelo Governo do Estado e o trade turístico. No mês de janeiro, que costuma ser de férias para muitas famílias, a capital sergipana, Aracaju, e os principais destinos do estado têm registrado fluxo intenso de visitantes, com impacto direto na rede hoteleira, no comércio e nos serviços ligados à atividade turística.

O cenário reforça a tendência de crescimento contínuo do setor, impulsionada por iniciativas da gestão estadual, como a intensa divulgação realizada por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) em todo o Brasil, assim como pelos diversos eventos ao longo do ano no estado, a exemplo das vilas temáticas (Vila do Natal Iluminado, Vila da Páscoa, Vila do Forró e Vila da Criança), Arraiá do Povo, Segundona do Turista e o Verão Sergipe, que movimenta a estação mais quente do ano com shows artísticos e programação esportiva em diversas regiões. Outras ações também se somam para a melhoria dos resultados no turismo, como a ampliação da malha aérea, pelos voos extras da temporada.

Diferenciais que atraem

Em sua primeira visita a Sergipe, a paranaense de Pato Branco Madi Orzechoveski, de 52 anos, policial civil aposentada, se surpreendeu positivamente com as primeiras experiências na capital sergipana. “Estou encantada com Sergipe. A limpeza, as paisagens, a comida e a receptividade das pessoas impressionam. Mas o que mais me chamou a atenção foi a segurança. Como sou da área, observo muito isso, e aqui a gente percebe tranquilidade para circular, podemos usar o celular na rua, por exemplo, isso faz diferença. Já conheci a orla, o mercado e quero conhecer muito mais nesses cinco dias que iremos ficar aqui, como o Museu [da Gente Sergipana], o Largo [da Gente Sergipana], com os personagens culturais, a Lagoa do Tambaquis e, também, quero fazer stand up paddle”, enumerou, ao lado do marido.

Também pela primeira vez no estado, o professor Josey Santana, de 41 anos, natural de Xique-Xique, no interior da Bahia, visita Aracaju acompanhado da esposa, Luana. O casal chegou em excursão rodoviária, com cerca de 40 pessoas, motivado pelas referências positivas sobre o destino. “A cidade é muito boa, acolhedora e tranquila. A segurança transmite conforto para quem está de férias. A gente percebe, também, uma semelhança cultural com a Bahia, o que torna a experiência ainda mais agradável”, afirmou.

O retorno frequente de turistas reforça a consolidação de Sergipe como roteiro nacional. É o caso do mecânico do setor de petróleo Jonas Mendes, de 42 anos, de Salvador, na Bahia, que, pela terceira vez, escolheu Sergipe como destino das férias em família. Hospedado com a esposa e o filho em um hotel na Orla da Atalaia, segundo ele, a preferência por Sergipe é motivada, principalmente, pela infraestrutura urbana, segurança e programação oferecida ao longo do ano. “O que mais nos encanta é a orla, especialmente à noite, que é muito bonita e tranquila. A segurança é um diferencial. Já participamos de eventos promovidos pelo governo, como as vilas temáticas e shows na orla, e isso valoriza muito a cidade. Sempre recomendamos Sergipe aos amigos e pretendemos voltar mais vezes”, relatou.

Economia movimentada

O crescimento do turismo impacta diretamente o movimento nos bares e restaurantes da capital. Na Orla da Atalaia, um dos principais cartões-postais de Aracaju, a gerente de um dos bares da Passarela do Caranguejo, Rita Maria Gonçalves de Oliveira, de 70 anos, que atua há 10 anos no local, confirma o aumento expressivo no movimento nos últimos anos e neste verão. “No ano passado o movimento foi muito maior do que a gente esperava, o fim de ano foi muito bom e agora também está sendo. Tivemos que contratar mais garçons para dar conta da demanda. Estamos recebendo turistas de vários estados e até de outros países, que elogiam a limpeza, a organização e o atendimento. Isso tem sido muito positivo para os negócios e gera mais renda para todos nós”, afirmou.

No Centro da cidade, o reflexo da alta temporada também é sentido no Mercado Municipal de Aracaju. A comerciante Silvana Edson Soares, conhecida como Galega das Ervas, de 56 anos, trabalha há 34 anos no local e avalia o mês de janeiro como bastante positivo para o setor. “O movimento está muito bom, com muitos turistas. Eles compram, conhecem o mercado e divulgam. Meus colegas também estão satisfeitos. A cidade está mais limpa, organizada e segura, e isso ajuda muito a atrair quem vem de fora”, pontuou.

Na mesma linha, o comerciante José Antônio da Silva, de 60 anos, que atua há 28 anos com a venda de artigos de praia, souvenires e variedades na Orla da Atalaia, destaca a diversidade de visitantes. “Estamos percebendo um crescimento entre 25% e 30% no fluxo de turistas. Recebemos muitas pessoas do Sudeste, do Centro-Oeste e do Nordeste, principalmente baianos e alagoanos. E eles procuram muito as lembrancinhas e o nosso artesanato, que faz parte da nossa cultura”, contou.

Turismo como política pública

Com a alta temporada ainda em andamento, a expectativa é de que Sergipe mantenha o bom desempenho ao longo de 2026, reforçando o turismo como um dos principais motores da economia estadual, promovendo geração de emprego, renda e consolidando a imagem do estado como um destino seguro, acolhedor e diversificado. Nos próximos meses, a agenda de eventos prevista pelo Governo do Estado deve contribuir ainda mais para esse movimento, começando pelo Verão Sergipe que, entre 30 de janeiro a 15 de março de 2026, levará sua programação, ao longo de sete finais de semana, a diferentes regiões do estado, que incluem, além da capital Aracaju, Pirambu, Praia da Caueira (Itaporanga d’Ajuda), Ponta dos Mangues (Pacatuba), Praia do Abaís (Estância), Canindé de São Francisco e Barra dos Coqueiros.

Fonte, Secom – Estado.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Fanese abre matrículas para cursos de Tecnologia com alta empregabilidade

    Em um cenário cada vez mais digital, a formação na [...]

  • Superintendente do Ministério da Saúde em Sergipe participa da assinatura de ordem de serviço para nova maternidade

    O superintendente do Ministério da Saúde em Sergipe, Tiago Rangel [...]

  • Mercado financeiro reduz para 4,02% projeção de inflação para 2026

    O mercado financeiro reviu para baixo as expectativas de inflação [...]

  • UFS concede títulos de Doutor Honoris Causa a Bosco Rolemberg e Ana Côrtes

    A Universidade Federal de Sergipe (UFS) realiza, no dia 26 de [...]

  • Verão em Sergipe atrai turistas e impulsiona economia no estado

    Belezas naturais, hospitalidade e segurança estão entre os principais atrativos [...]