Eleição para o governo influenciará a decisão sobre o futuro da Assembleia

 Por Habacuque Villacorte – Da Equipe Cinform On Line

Já estamos vivendo o ano eleitoral e, pelo menos nos bastidores, o ambiente político já está “esquentando” com as disputas que estão previstas para acontecer. Em 2026 os sergipanos irão às urnas para escolherem o presidente da República, o governador do Estado e o vice, dois senadores, deputados federais e deputados estaduais. A situação liderada pelo governador Fábio Mitidieri (PSD) já tem sua chapa majoritária definida de olho na reeleição.

Já a oposição, liderada pela prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, e pelo prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (ambos do Republicanos) iniciou as conversas e vai ouvir os demais partidos do agrupamento para chegar a um consenso sobre a formação da chapa que irá para a disputa este ano. Neste momento é mais do que natural que, tanto o governo quanto seus adversários, façam análises e contas para enxergar os melhores cenários e cargos públicos que venham disputar.

O atual presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Jeferson Andrade (PSD), já foi confirmado na chapa majoritária como pré-candidato a vice-governador. Na Casa Legislativa as especulações já começaram sobre o próximo presidente, a partir de fevereiro de 2027. Apesar de ser um Poder independente, a definição sobre o comando da Alese sempre esteve vinculada ao “governador de plantão”, ou seja, é preciso ter a “benção” do Executivo!

Neste momento, caso a situação saia vitoriosa, caso a reeleição do governador Fábio Mitidieri seja confirmada este ano, o nome mais cotado para presidir a Alese é o do deputado estadual Cristiano Cavalcante (União Brasil), que tem como “padrinho político” o ex-deputado e pré-candidato ao Senado, André Moura (União). Por sua vez, nos bastidores da Casa o nome quer seria do interesse do governador é o de Jorginho Araújo (PSD), embora existam resistências da maioria dos seus pares.

É evidente que para assumir a presidência da Alese, além da reeleição de Fábio Mitidieri, tanto Cristiano Cavalcante quanto Jorginho Araújo também precisam vencer o pleito deste ano. Mas nos bastidores da Assembleia Legislativa, dois outros nomes já estão sendo especulados caso a situação saia vitoriosa: os deputados estaduais Marcelo Sobral (União Brasil) e Netinho Guimarães (PL), que surgem como opções governistas, muito embora “corram por fora” neste momento.

CENÁRIO DA OPOSIÇÃO

Apesar de a oposição ainda não ter definido quem disputará o governo do Estado este ano contra o projeto de reeleição de Fábio Mitidieri, já é sabido que o agrupamento terá um nome competitivo para o embate e que ele nascerá de um consenso de todos, mas com o aval dos prefeitos Emília Corrêa e Valmir de Francisquinho.

Considerando a atual conjuntura no plenário da Assembleia Legislativa, os dois nomes que passam a ser os mais cotados para comandarem a Casa a partir do próximo ano, caso sejam reeleitos, são os deputados de oposição Marcos Oliveira (PL) e Georgeo Passos (Cidadania).

Mas, como costuma-se dizer que a “a política é a arte do entendimento”, já existem rumores que, caso a oposição vença a disputa pelo governo do Estado, se reeleitos, os deputados Marcelo Sobral e Netinho Guimarães também podem ser escolhidos para o comando da Alese dentro de uma grande “costura política”.

TRADIÇÃO NA ALESE

É importante registrar que não é comum na Alese os deputados elegerem um presidente “de primeiro mandato”, ou seja, quem está chegando dificilmente é escolhido, até porque trata-se de um cargo estratégico e que está dentro da sucessão natural do comando do Estado.

Por exemplo, desde a década de 90, por exemplo, o comando da Casa sempre conta com um parlamentar já “experiente”: foi assim com Reinaldo Moura (in memoriam), Bosco Costa, Antônio Passos, Ulices Andrade, Angélica Guimarães, Zé Franco, Luciano Bispo e agora com Jeferson Andrade.

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Projeto Aracajuando apresenta belezas e histórias do Bairro América

    O projeto Aracajuando realizou sua segunda edição de 2026 no [...]

  • Volta às aulas fortalece setor de papelarias e impulsiona novos negócios em Aracaju

    A volta às aulas e a expansão do comércio local [...]

  • Sisu 2026: inscrições para o ensino superior começam nesta segunda

    As inscrições para a edição de 2026 do Sistema de Seleção [...]

  • PT entendeu que Mitidieri também precisa dele e agora quer mudança na chapa

    A antecipação da chapa majoritária ainda deve render muitos problemas [...]

  • ELEIÇÕES 2026 – Alese deve manter tradição de ter “deputado experiente” no comando

    Eleição para o governo influenciará a decisão sobre o futuro [...]