
Representantes da Secretaria Especial da Cultura (Secult), da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap) e da Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur) realizaram, nesta sexta-feira, 16, uma visita técnica ao ateliê Donato, responsável pela confecção da imagem de Santo Antônio, que integrará o Mirante de Santo Antônio, projeto estratégico do Programa Viva-SE.
A visita teve como objetivo acompanhar de perto o início do desenvolvimento da escultura, conhecer os processos técnicos adotados e alinhar os próximos passos da execução do projeto. A imagem está sendo confeccionada em estrutura metálica, com revestimento em fibra de vidro, técnica que garante resistência, durabilidade e qualidade estética à obra, considerando as condições climáticas e a monumentalidade da instalação.
Durante a visita, o secretário especial da Cultura, Valadares Filho, destacou a relevância do projeto para o estado. “Este é um projeto que dialoga com a identidade cultural e religiosa do nosso povo, ao mesmo tempo em que fortalece o turismo e a ocupação qualificada dos espaços urbanos. Acompanhar de perto o início da confecção da imagem representa o início efetivo do desenvolvimento do Mirante de Santo Antônio, um equipamento que será referência cultural e turística para Sergipe”, afirmou.
O artista plástico Gil van Donato explicou que a confecção da Estátua do Mirante segue algumas etapas. “Montamos toda a parte metálica da estrutura; agora o momento é encaixar a fibra de vidro na estrutura, para que possa depois receber a imagem em si, que também está confeccionada” , detalhou.
O Mirante de Santo Antônio é um dos equipamentos culturais e turísticos previstos no Viva-SE, programa que vem promovendo a valorização do patrimônio, da identidade cultural e do potencial turístico de Sergipe, integrando cultura, paisagem urbana e desenvolvimento econômico por meio de espaços culturais.
Programa Viva-SE
Composto por 17 projetos, o Viva Sergipe (Viva-SE) é uma operação de crédito no valor de R$ 195 milhões, financiada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com contrapartida do Governo do Estado.
O programa é estruturado em projetos que transformarão os equipamentos culturais e turísticos sergipanos, ampliando oportunidades de geração de renda e valorizando a identidade cultural. Além de preservar o patrimônio, busca fortalecer a economia criativa, gerar oportunidades e valorizar a identidade sergipana.
Fonte, Secom – Estado.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS


