
A Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Agrese) realizou, na última terça-feira, 13, reunião técnica com representantes da Iguá Sergipe e da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi) para tratar do cronograma das obras de aperfeiçoamento do sistema de distribuição de água e esgotamento sanitário, previstas no contrato de concessão.
Durante o encontro, foram apresentadas as intervenções programadas para o ano de 2026, acompanhadas de seus respectivos cronogramas. Como encaminhamento, ficou definido que o planejamento das obras será disponibilizado aos municípios com antecedência mínima de 30 dias em relação a qualquer intervenção, garantindo maior previsibilidade e organização das ações.
Segundo o diretor técnico da Agrese, Michael Arcieri, as definições reforçam o papel regulador da Agência. “A apresentação antecipada dos cronogramas, aliada à padronização dos relatórios mensais, amplia a transparência e permite um acompanhamento mais efetivo das obras e investimentos, assegurando previsibilidade aos municípios e maior eficiência na prestação dos serviços”, destacou.
Na oportunidade, a Agrese, em conjunto com a Sedurbi, apresentou o formato do relatório mensal que deverá ser encaminhado pela concessionária à Agência Reguladora e ao Poder Concedente. O documento conterá informações técnicas, operacionais e de acompanhamento das atividades executadas, possibilitando o monitoramento contínuo da execução contratual.
Para o subsecretário de Parcerias e Concessões da Sedurbi, Jeferson Passos, a reunião foi fundamental para o alinhamento entre os órgãos. “Foram definidos critérios e procedimentos relevantes para o acompanhamento da execução dos investimentos previstos no contrato. Essas informações são essenciais para o controle por parte do Poder Concedente e para a atuação fiscalizatória da Agrese, assegurando maior efetividade na aplicação dos recursos”, afirmou.
Segundo o gerente jurídico-regulatório da Iguá Sergipe, Leandro Aredes, houve avanço no planejamento das ações para os próximos anos. “As discussões sobre as obras de aperfeiçoamento do sistema de distribuição de água e esgotamento sanitário para 2026 representam mais uma etapa importante no conjunto de investimentos da Iguá Sergipe e reforçam o compromisso da concessionária com a universalização do saneamento básico no estado”, ressaltou.
Além disso, a Iguá Sergipe se comprometeu a apresentar o detalhamento dos investimentos a serem realizados, contribuindo para o acompanhamento contínuo das ações e para que os recursos aplicados se traduzam na ampliação da oferta de água tratada e dos serviços de coleta e tratamento de esgoto, de acordo com as necessidades da população sergipana.
Fonte, Secom – Estado.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS


