
Diferente do que muitos setores da imprensa tentaram “vender” de que o governador Fábio Mitidieri (PSD) teria uma reeleição encaminhada e por “W.O.”, bastou acontecer a primeira reunião das lideranças de oposição filiadas ao Republicanos para “bater o desespero” dentro do agrupamento governista. Quem “vendia” desavenças entre os prefeitos Emília Corrêa (Aracaju) e Valmir de Francisquinho (Itabaiana), por exemplo, agora partiu para o ataque contra os dois.
A estratégia é clara do governador e seus liderados: tentar dividir e separar os adversários. O que faz parte do jogo político, mas não é nada democrático não querer o embate direto, a disputa de ideias e projetos com seus adversários. A “velha máquina”, que tanto serviu ao “Sistemão”, hoje parece não ser suficiente para garantir uma reeleição tranquila. Mesmo com todo poderio financeiro em Aracaju, na eleição de 2024, a oposição surpreendeu e Emília tornou-se prefeita da capital.
A primeira reunião do Republicanos confirma a informação dita recentemente por Emília, de que as conversas seriam iniciadas e que se buscaria um consenso dentro do agrupamento de oposição para que sejam definidos os nomes que irão disputar a eleição para governador, vice-governador e senador da República. E tem uma “simbologia extra” no encontro dessa terça-feira (13): Emília e Valmir juntos, dialogando e colocando os interesses de Sergipe em primeiro plano.
Quando se dizia que Valmir seria o pré-candidato a governador, logo o “Sistema governista” tentava “queimar” o prefeito de Itabaiana dizendo que ele não poderá disputar a eleição porque se encontra inelegível. Esquecem (ou fingem desconhecer) que uma decisão judicial pode assegurar a ele uma chance de disputar a eleição para governador, da mesma forma que ele pôde concorrer e vencer a eleição municipal para o cargo de prefeito de Itabaiana.
Quando o nome cotado era o de Emília Corrêa, logo vinham os ataques sistemáticos, nos ambientes políticos, nas redes sociais e em setores da imprensa, questionando a gestão da prefeita de Aracaju. Alimentaram até uma desavença entre ela e o vice-prefeito Ricardo Marques. Comenta-se, inclusive, que “ofertas tentadoras” teriam sido feitas para o vice, com o único objetivo de pô-lo em um palanque contrário ao de Emília. Um debate político que perdeu força porque não interessava à população…
Mas se forem cogitados os nomes do delegado e secretário André David, do ex-senador Eduardo Amorim, do ex-prefeito Adaílton de Valmir, do deputado federal Thiago de Joaldo, ou dos deputados Georgeo Passos e Marcos Oliveira, logo estes mesmos setores irão encontrar alguma “travessura da infância” para tentar desgastar qualquer um que se oponha ao projeto de reeleição de Fábio Mitidieri. Em síntese, “ter o controle da “máquina”, não é garantia de nada, mas define uma eleição…
Veja essa!
A primeira reunião de membros da oposição filiados ao Republicanos aumentou as expectativas do eleitorado que é contrário à reeleição do governador Fábio Mitidieri e parece ter incomodado muita gente em Sergipe, principalmente alguns aliados do governo do Estado.
E essa!
Sobre os que torciam muito por um conflito entre os prefeitos Emília Corrêa e Valmir de Francisquinho, de Aracaju e Itabaiana, respectivamente, parece que agora terão que atacar os dois, sistematicamente, e de maneira desesperada. Brincadeiras à parte, um verdadeiro absurdo!
Almoço ou
No mundo político sergipano repercutiu muito o almoço, em um dos restaurantes da capital, com as presenças do secretário de Estado da Comunicação, Cleón Menezes, e os publicitários Carlos Cauê e Júnior Aragão. As especulações foram diversas após o flagrante entre os três.
Mitidieri com Rogério?
Desafetos e adversários políticos em 2022, o senador Rogério Carvalho e o governador Fábio Mitidieri estariam bem focados de olhos na reeleição na eleição deste ano. Mesmo já tendo anunciado seus dois pré-candidatos ao Senado, está claro que o governador quer Rogério e o PT em seu palanque. Será que essa aliança dará certo?
Bomba!
Em uma reunião em Nossa Senhora do Socorro, por esses dias, o senador Alessandro Vieira (MDB) botou ainda mais um “tijolinho” para azedar sua reeleição com seu companheiro de chapa: segundo informações dos presentes, além de não votar em André Moura, o senador teria demonstrado “simpatia” por Rogério Carvalho…
Olha a Iguá!
Um dos maiores problemas hoje nas mãos do governador Fábio Mitidieri continua sendo a falta de água nas torneiras em diversos pontos do Estado. Após a privatização de parte dos serviços da DESO para a Iguá Sergipe, o que já era ruim, conseguiu ficar ainda pior…
Fala Povo!
Uma comissão de moradores do bairro Piabeta, em Nossa Senhora do Socorro, protocolou uma denúncia contra os péssimos serviços prestados pela Iguá e o governo de Sergipe no Ministério Público. Os moradores reclamam que já não suportam os problemas hídricos: “são três meses sem água com regularidade e os carros-pipa são insuficientes e não resolvem o problema. Nem o velho “MARKETING” tem conseguido resolver…
Netinho Guimarães I
O deputado estadual Netinho Guimarães (PL) participou da assinatura da ordem de serviço para a reforma e ampliação da UBS Maria Lúcia Santos Nascimento, no povoado Nascença, em São Francisco. Para o parlamentar é um passo importante para garantir mais qualidade no atendimento, estrutura adequada e dignidade para quem mais precisa. São Francisco fica localizado na região do Baixo São Francisco.
Netinho Guimarães II
O prefeito do município, Eduardo Barbosa Guimarães fez um compromisso com a população e solicitou o apoio do deputado Netinho Guimarães, que destinou emenda no valor de R$ 200 mil para a reforma da unidade de saúde. “Este posto de saúde trará ao povoado Nascença saúde e qualidade de vida para nosso povo”, disse o prefeito.
Netinho Guimarães III
“Eu me sinto honrado em poder ajudar, é com muita alegria que estou aqui para presenciar esta ordem de serviço, nada mais justa do que eu colocar uma emenda para este povo. É um povoado que eu sempre passo aqui, a saúde é uma área que me identifico, como sou de Japoatã, lá existe um hospital que serve o município, a região do Baixo São Francisco e todo Sergipe”, ressaltou. O parlamentar reforça a importância de direcionar recursos para a infraestrutura da saúde pública, estimular o desenvolvimento, elevar a autoestima e melhorar a vida do povo sergipano.
CRÍTICAS E SUGESTÕES
habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com
ÚLTIMAS NOTÍCIAS


