O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), disponibiliza consulta pública online para o Plano Estadual de Ações Climáticas (Peac), um instrumento participativo com o objetivo de incorporar diagnósticos e propostas técnicas ao planejamento estadual. Os sergipanos podem contribuir até o sábado, dia 10, por meio de formulários eletrônicos disponibilizados no site da Semac e na bio do perfil oficial da pasta nas redes sociais @meioambiente.sergipe.

A consulta é aberta a gestores públicos, representantes do setor produtivo, instituições e sociedade em geral. Para participar, basta responder aos questionários, que correspondem aos dois principais eixos do Peac: o Plano de Mitigação e Adaptação Climática e o Plano de Educação Ambiental e Conscientização Pública. As sugestões da população vão subsidiar políticas públicas e estratégias de enfrentamento às mudanças climáticas do Governo de Sergipe.

O material técnico apresentado nas consultas presenciais também está disponível para consulta pública, incluindo diagnóstico climático, inventário de emissões de gases de efeito estufa, mapeamento de riscos e vulnerabilidades e cenários climáticos futuros do estado. Os documentos foram produzidos pela Fundação Instituto de Administração (FIA) contratado pelo Estado de Sergipe para elaboração do Plano.

Consultas públicas

A consulta pública online integra um processo participativo mais amplo já conduzido pela Semac em dezembro de 2025, nas três macrorregiões de Sergipe, sertão, agreste e litoral. Nas etapas presenciais, foram realizadas consultas públicas nos municípios de Nossa Senhora da Glória, Lagarto e Aracaju, contemplando, respectivamente, essas regiões do estado. Nessas ocasiões, foram apresentadas as conclusões do diagnóstico climático e as propostas de mitigação e adaptação elaboradas em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA), incluindo o inventário de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e o mapeamento de riscos e vulnerabilidades, fortalecendo a construção coletiva do Plano Estadual de Ações Climáticas.

Clique abaixo e contribua até 10 de janeiro de 2026:

Plano de Mitigação e Adaptação Climática

Plano de Educação Ambiental e Conscientização Pública

Fonte, Secom – Estado.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Prefeitura promove reunião de alinhamento e planejamento com agentes de trânsito

    A Prefeitura de Aracaju, por meio da Superintendência Municipal de [...]

  • Líderes europeus comemoram aprovação provisória de Acordo UE-Mercosul

    O chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, e alguns setores empresariais [...]

  • Governo abre inscrições para comerciantes na edição de Aracaju do Verão Sergipe 2026

    O Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura [...]

  • Parceria UFS, Fapese e Governo de Sergipe beneficiará 3 mil jovens do Programa Primeiro Emprego

    Na última quarta-feira, 7, a Universidade Federal de Sergipe (UFS), [...]

  • Lei do Programa ´Mão Amiga – Pesca Artesanal´ é atualizada em Sergipe

    A Lei nº 9.615, de 15 de janeiro de 2025, publicada [...]