O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), unidade vinculada à Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH), enfrenta um momento de alerta com os estoques de sangue em estado crítico. Os tipos sanguíneos A +, O + e O – são os mais afetados, no momento. Diante do cenário, o Hemose reforça o chamado à população para a doação voluntária de sangue, um gesto simples que pode salvar vidas.

A superintendente do Hemose, Fernanda Kelly Fraga, destaca que a doação é essencial para garantir a continuidade de procedimentos de urgência e emergência, cirurgias, tratamentos oncológicos e o cuidado com pacientes internados. “Cada bolsa de sangue pode beneficiar até quatro pessoas. A solidariedade dos doadores é fundamental para mantermos o atendimento seguro e contínuo em todo o estado”, enfatiza.

Critérios para ser um doador

Para doar sangue, é necessário estar em boas condições de saúde, ter idade entre 16 e 69 anos e pesar mais de 50 quilos. O doador deve comparecer bem alimentado, portar documento oficial com foto, ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior à doação e não ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas.

Funcionamento

Os interessados em doar sangue podem ir até à sede do Hemose, localizada na avenida Professor José Bonifácio Fortes Neto, nº 400, no bairro Capucho, em Aracaju. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (79) 3225-8019, 3225-8039 e pelo site hemose.se.gov.br.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Coluna Foco no Interior, por Keizer Santos

    Troca de acusações entre prefeito e vice movimenta os bastidores [...]

  • DESTAQUE POLÍTICO – O peso do interior nas eleições de 2026

    Você sabia, caro leitor, que, dos mais de 1,7 milhão [...]

  • Pesquisa ECM Sergipe – Fábio cresce, abre 13 pontos e pode vencer no primeiro turno

    Governador é primeiro colocado em todos os cenários analisados e [...]

  • Isabel Ferreira dá pontapé inicial na campanha para deputada federal e reforça compromisso com inclusão e direitos humanos

    “Toda pessoa importa.” Foi com esse slogan que a jornalista [...]

  • Grande adesivaço anuncia lançamento oficial da candidatura à reeleição da deputada Estadual Kitty Lima

    A deputada Estadual Kitty Lima (PSB), conhecida como a maior [...]