Em clima de confraternização esportiva, o Governo de Sergipe realizou, nesta segunda-feira, 29, na Orla da Atalaia, em Aracaju, a solenidade de encerramento dos Jogos dos Servidores 2025, uma ação estratégica de incentivo à saúde e ao bem-estar para a promoção da qualidade de vida no trabalho. A maior competição esportiva do funcionalismo público em Sergipe, organizada pelas secretarias de Estado da Administração (Sead) e do Esporte e Lazer (Seel), foi aberta em 30 de outubro como parte das celebrações pelo Mês do Servidor.

Divididos em 21 grupos, cerca de três mil servidores públicos com atuação em Sergipe competiram, durante mais de 30 dias, em 15 modalidades esportivas, entre individuais e coletivas. Durante a solenidade, além da entrega de medalhas aos atletas, a organização dos Jogos premiou as cinco melhores equipes no ranking geral da competição e reconheceu, com troféus, os melhores atletas, os melhores pontos focais e a torcida mais animada. Todos os medalhistas de ouro receberam, ainda, uma premiação simbólica em dinheiro, no montante de R$ 300.

Pelo segundo ano consecutivo, a equipe da Polícia Militar de Sergipe (PMSE) se consagrou como campeã-geral da competição. O título de vice-campeã ficou com a Secretaria de Estado da Educação (Seed), e o troféu de terceiro colocado no pódio geral foi levantado pelos atletas do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE). A quarta colocação geral ficou com a equipe do Banese, e a quinta, com o time da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Ao participar da entrega da premiação aos campeões dos Jogos dos Servidores 2025, o governador Fábio Mitidieri parabenizou todos os servidores públicos que participaram ativamente desta segunda edição da competição, que foi retomada pela gestão estadual em 2024, após um intervalo de 15 anos. “A premiação faz parte, é sempre bom premiar aquelas pessoas que tiveram destaque e aquelas equipes que se destacaram ao longo dos Jogos dos Servidores, mas o mais importante é a oportunidade da união, do congraçamento, de guardar emoções que você tem ao longo de um momento como esse de competição. Então, agradeço às secretárias Lucivanda Nunes e Mariana Dantas, que se dedicam à organização dos Jogos, e a todos aqueles que apoiaram e se dedicaram para que essa competição acontecesse”, afirmou.

O governador aproveitou a solenidade para confirmar a realização de uma nova edição dos Jogos dos Servidores no próximo ano. “Fizemos duas edições maravilhosas, mas tenho certeza de que a edição 2026 vai ser ainda melhor, porque a gente vai aprendendo e aprimorando. Do mesmo jeito que este ano já foi melhor que o ano passado, o ano que vem vai ser ainda melhor porque a gente vai cada vez mais avançando e fazendo com que os Jogos dos Servidores se tornem um marco do nosso calendário. Este ano tinha gente treinando o ano inteiro para participar, muito legal isso. Não é só cuidar da saúde, é cuidar também do mental. Faz muito bem, e eu agradeço a cada um dos servidores que participaram dessa edição”, celebrou.

Para a secretária de Estado da Administração, Lucivanda Nunes, o Governo de Sergipe realizou com sucesso mais uma edição dos Jogos dos Servidores, competição que se soma à Corrida do Servidor e consolida o programa de saúde e bem-estar desenvolvido pela Sead para todo o funcionalismo estadual. “Fizemos uma edição brilhante, os servidores abraçaram os Jogos dos Servidores. O governo deu um start, lançou a competição, e os servidores fizeram uma festa linda, uma festa de integração, que está dentro de um programa de saúde e bem-estar no trabalho. A gente sabe da importância da saúde mental, de manter um ambiente de trabalho saudável, e hoje aqui a gente finaliza com chave de ouro. Os servidores estão de parabéns”, comemorou.

De acordo com a secretária de Estado do Esporte e Lazer, Mariana Dantas, o saldo dos Jogos dos Servidores 2025 é positivo. Conforme destacou, após a edição de retomada, em 2024, neste ano, o governo estadual consolidou os Jogos dos Servidores, tanto no calendário de eventos do Estado quanto na rotina dos servidores. “Vimos que, depois da edição do ano passado, os servidores passaram a se dedicar, a treinar, mesmo, durante todo o ano, e as disputas foram muito acirradas, foram jogos muito bonitos de se ver, ainda mais organizados, com uma participação ainda maior. Tivemos a participação de outros poderes e fizemos uma festa ainda mais bonita”, salientou.

Orgulho e reconhecimento

Comandante-geral da PMSE, o coronel Alexsandro Ribeiro mostrou-se orgulhoso do título de bicampeã conquistado pela corporação e avaliou como positiva a realização de mais uma edição dos Jogos dos Servidores para a promoção da qualidade de vida do funcionalismo público. “Foram 30 dias de jogos nas quadras, no ginásio. Percebemos um grande engajamento dos nossos servidores públicos. Então, a nossa avaliação é muito positiva porque a competição resgata esse espírito desportivo, o fair play e, sobretudo, a saúde do servidor público. Está de parabéns o governador Fábio por essa iniciativa, que traz integração, união e, sobretudo, reconhecimento dos profissionais, dos servidores públicos do Estado de Sergipe”, afirmou.

Quanto à conquista consecutiva da primeira colocação geral na competição, o comandante da PMSE atribui o resultado aos investimentos realizados pela corporação no quadro de servidores, sobretudo no incentivo à prática esportiva. “Trabalhamos e reconhecemos o nosso maior ativo, que é o servidor público. Isso nos orgulha. Por isso, também temos um certo engajamento e um resultado positivo, fruto da dedicação e da entrega dos nossos policiais militares”, pontuou.

Segundo o comandante do CBMSE, coronel Fábio Cardoso, além de promover saúde, a competição auxilia a corporação a direcionar o olhar da tropa para o cuidado com o corpo físico, para as práticas esportivas como hábito de melhoria do relacionamento interpessoal. Para ele, a conquista do terceiro lugar geral é bem recebida e motivo de orgulho para toda a corporação. “É um resultado esperado, em razão do trabalho que é feito pelo comando da instituição, fomentando a prática desportiva, com apoio da Secretaria de Esporte e Lazer, que disponibilizou material para que a gente pudesse realizar as atividades desportivas, fazendo com que os atletas possam, no seu dia a dia, realizar treinamentos para chegar aos Jogos entrosados e podendo performar da melhor forma”, ressaltou.

Promoção da qualidade de vida

Os Jogos dos Servidores foram retomados no ano passado, por meio do Decreto nº 754, de 1º de agosto de 2024, constituindo-se como ação estratégica que objetiva valorizar os servidores e incentivar a prática esportiva como forma de promover a saúde física e mental e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida no trabalho. Esse objetivo, segundo Jordana Mengel, servidora do grupo Banese e premiada como Ponto Focal Destaque, é alcançado pela competição.

“A gente sabe muito bem que é uma competição. Sabemos que tem que haver primeiro, segundo e terceiro lugares, mas todos estão de parabéns. Só de estar nesse papel, de estar passando a comunicação, a gente acaba conhecendo melhor colegas que não estão tão próximos no nosso convívio diário. Então, foi muito bom estar nesse papel de ponto focal, fazendo esse meio de campo entre os organizadores do evento e os atletas. E, sem dúvida, a competição atinge o objetivo principal, de incentivar o cuidado com a saúde. No grupo Banese, por exemplo, tivemos várias pessoas que decidiram participar e que estavam há bastante tempo sem praticar esporte, e partilharam conosco que tiveram uma experiência maravilhosa”, contou.

Atleta da Seed, equipe vice-campeã, Mona Kelly competiu no queimado, basquete, beach tennis, dama e dominó. No queimado, conquistou medalha de ouro; no basquete, ficou com o bronze. Vitoriosa, a atleta já projeta a próxima edição dos Jogos. “Para esta edição, a minha equipe começou a treinar três meses antes. Em 2026, com certeza quero participar dessas modalidades e de outras também. Vou me preparar ainda mais”, confessou.

Medalhista de ouro no jiu-jitsu, Cristiano José, do Tribunal de Contas do Estado (TCE), também já aguarda a próxima edição dos Jogos dos Servidores. “Desejo que o governo mantenha por anos e anos porque, para os jovens servidores, é um momento importante de mostrar para os colegas de trabalho a nossa dedicação, o esforço de se manter treinando ao longo de todo o ano. A rotina do atleta não é só o treinamento; tem alimentação, tem todo um cuidado com o corpo. E, no dia a dia, há a carga do trabalho, que por vezes nos deixa sobrecarregados, e, com a atividade física, a gente fica mais à vontade”, observou.

Este ano, além do Executivo estadual, os Jogos dos Servidores, que têm o patrocínio do Banco do Estado de Sergipe (Banese) e da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), reuniram servidores dos Poderes Legislativo e Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública, do Tribunal de Contas de Sergipe, das Polícias Federal e Rodoviária Federal e do Poder Judiciário da União.

Também como novidade, a edição atual incluiu disputas de jiu-jitsu, fut 7 e tênis de mesa e manteve as modalidades presentes nos Jogos dos Servidores 2024: futsal, handebol, queimado, basquetebol, beach tennis, voleibol, natação, paranatação, vôlei de praia, dama, dominó e xadrez.

Fonte, Secom – Estado.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Governo divulga calendário de feriados e pontos facultativos de 2026. Confira

    O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos [...]

  • Réveillon dos Sergipanos: Prefeitura disponibiliza corujões e linhas especiais na noite da virada

    Com a celebração do Réveillon dos Sergipanos, realizado na Orla [...]

  • Governo de Sergipe premia atletas e equipes em solenidade de encerramento dos Jogos dos Servidores 2025

    Em clima de confraternização esportiva, o Governo de Sergipe realizou, [...]

  • Alese aprova orçamento para o exercício de 2026

    Os deputados estaduais aprovaram, em 3ª discussão, durante sessão extraordinária da [...]

  • Bolsonaro segue em observação e pode ter alta na quinta-feira

    O ex-presidente Jair Bolsonaro permanecerá em observação, por pelo menos [...]