O ano de 2025 consolida uma virada histórica para o turismo em Aracaju. A capital sergipana passou a colher os resultados de um planejamento estratégico que integrou divulgação itinerante, fortalecimento do calendário de eventos e investimentos em iniciativas inovadoras, reposicionando a cidade no mercado turístico nacional.

Segundo o secretário Fábio Andrade, o pilar dessa transformação é uma gestão que prioriza a geração de renda e profissionalização do turismo.

“A gente trouxe mais oportunidades, novos projetos, e conseguimos fazer com que cada vez mais pessoas trabalhassem com o turismo. Você tem milhares de pessoas já trabalhando diretamente com o Descubra Aracaju, seja na Praça Tobias Barreto, seja na Cinelândia, seja na Orlinha do Bairro Industrial, seja nas missões itinerantes que nós tivemos”, afirmou.

Sol, Sossego e Mar

A mais nova campanha de identidade turística da capital, o conceito “Sol, Sossego e Mar”, se baseia em três pilares que definem a experiência de quem visita Aracaju: o clima privilegiado, a segurança tecnológica e as belezas naturais.

“Sol porque 26 graus é a temperatura média anual, é quase que verão o ano inteiro. Sossego porque nós somos uma das capitais mais seguras do Nordeste. Aqui nós temos o rastreamento eletrônico, nossos equipamentos turísticos são monitorados. Além disso, o Mar, com 35 quilômetros de praia. Então, Aracaju se posiciona no mercado nacional, como essa cidade que é a novidade do verão, a novidade do Nordeste”, acrescentou o secretário.

Essa busca por tranquilidade foi justamente o que atraiu a turista Estefani Rangel, de Rio das Ostras (RJ), que veio à capital sergipana acompanhada do companheiro. Segundo ela, a escolha teve relação direta com a estrutura urbana e a sensação de segurança.

“O que mais chamou a atenção da gente aqui foi a Orla, a estrutura que a Orla tem, e também a segurança. A gente estava atrás de segurança. Nós chegamos aqui no dia 21 e estamos gostando muito. As pessoas são educadas, o atendimento é bom e a comida é boa. Toda essa decoração natalina é surreal de linda, eu amei. Aracaju agora está nas minhas top cidades favoritas”, revelou.

Para consolidar esse posicionamento turístico, a Prefeitura de Aracaju investiu em missões de capacitação em várias cidades do Nordeste.

“Nós fomos para Natal, João Pessoa, Recife, Caruaru, Maceió, Feira de Santana e Salvador com três operadoras capacitando os agentes de viagem para saber vender Aracaju”, destacou o secretário Fábio Andrade.

O fortalecimento da imagem da capital também motivou a visita de Jackson Vitória, ator de 37 anos, de Belo Horizonte. Ele conta que a curiosidade em conhecer Aracaju já existia há algum tempo, alimentada pela fama da cidade.

“Aracaju é uma cidade muito conhecida pela alegria, pelas praias, pela natureza, pelo povo, que é muito carismático, acolhedor. Então eu sempre tive vontade de vir a Aracaju. Eu tô gostando da receptividade, do clima e também da comida maravilhosa. Eu me sinto muito à vontade aqui na cidade para caminhar pela Orla, conhecer lugares diferentes, me sinto muito seguro”, comentou.

Dados e planejamento

Outro avanço importante em 2025 foi a profissionalização da gestão turística por meio do lançamento do boletim de dados do turismo. A iniciativa passou a orientar decisões com base em indicadores concretos. O secretário Fábio Andrade ressalta que os números comprovam o crescimento do setor.

“No mês de junho nós ultrapassamos 40% de arrecadação do ISS Turismo, comparando com o ano anterior, mas, em média, 22%. A gente está com a média de 8% a 9% a mais de passageiros no nosso aeroporto. Nós lançamos o boletim de dados do turismo, porque a gente trabalhava muito, mas ninguém sabia os dados do turismo. Ou seja, nós avançamos com profissionalização”, acrescentou.

O planejamento estratégico também permitiu enfrentar o desafio da baixa temporada. Com captação ativa de eventos, Aracaju passou a sediar grandes congressos e competições, como o Ironman e o Campeonato Brasileiro de Taekwondo. Para 2026, os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) já estão confirmados. A meta, segundo o secretário, é manter o fluxo turístico ao longo de todo o ano.

“É posicionar Aracaju na baixa temporada para trazer mais eventos e continuar com essa ótima ocupação. Com isso, chegam novos voos e mais turistas. Só de uma companhia aérea são mais de 25 mil pessoas chegando agora na alta estação. São 128 novos voos”, detalhou.

Inovação e eventos

A modernização do setor em 2025 passou pela micromobilidade, com bicicletas e patinetes elétricos, e pela gamificação através do Passaporte Turístico. O secretário ressalta que essas novidades, somadas ao novo programa HidratAju, que oferece água filtrada gratuita em alguns pontos da cidade, elevam o nível do serviço ofertado.

Na gastronomia, o sucesso foi traduzido em números recordes durante o Festival do Caranguejo, realizado no início do mês de dezembro, que vendeu 9.551 pratos em apenas quatro dias.

“Foi um sucesso. Quase 100 mil pessoas no Festival do Caranguejo, ficou pequeno o local, nunca na história de Sergipe um festival vendeu tantos pratos, foram mais de 3 mil pratos vendidos apenas em uma noite, foram quase 10 mil pratos no total. Isso é fruto de um trabalho, pois nós vendemos o Festival do Caranguejo em diversas feiras, em diversas capacitações dos agentes”, afirmou.

Outros marcos do ano incluíram a descentralização da Luz de Natal para os bairros e a organização do “Réveillon dos Sergipanos”, que terá grade formada por atrações locais, na Cinelândia, na virada de 2025 para 2026, fortalecendo a economia local.

A aposentada Roseli de Andrade, de 59 anos, moradora de Aquidabã, costuma aproveitar o recesso de fim de ano para passear em Aracaju com os netos. Para ela, a Orla da capital sergipana se destaca no Nordeste.

“O Natal é uma época em que a gente pega um recessozinho do trabalho, aí eu venho para cá e sempre gosto de dar uma passeada por aqui com os netos. Aracaju eu acho maravilhosa, acho que, no Nordeste, essa Orla aqui é uma das mais belas. Por onde eu ando, eu vejo tudo bem organizado, tudo bem limpinho”, disse ela.

Essa percepção aponta, segundo o secretário Fábio Andrade, que o objetivo para o próximo ano deve ser elevar o patamar dos resultados atuais.

“Já há um calendário montado para 2026. A nossa meta é ter 10% de aumento a mais do que em 2025. O desafio é grande: aumentar arrecadação, investimento, melhorar nossos equipamentos turísticos e fortalecer nosso calendário. O que a gente tem de mais importante aqui é a criatividade do povo de Aracaju. Isso faz com que a gente valorize mais, tenha a sensação de pertencimento e, automaticamente, gere oportunidade para a nossa gente”, finalizou.

Fonte, Agência Aracaju de Notícias.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Prefeitura mantém IPTU congelado em 2026 e publica calendário oficial de pagamento

    A Prefeitura de Aracaju anunciou oficialmente nesta segunda-feira, 29, que [...]

  • Vice-prefeito Ricardo Marques encerra o ano visitando UBS no Orlando Dantas

    O vice-prefeito de Aracaju, Ricardo Marques, esteve na manhã desta [...]

  • Governo do Estado entrega primeira UTI do sertão sergipano

    O governador Fábio Mitidieri entregou, nesta segunda-feira, 29, a Unidade [...]

  • Profissionalização e divulgação consolidam virada histórica no turismo de Aracaju em 2025

    O ano de 2025 consolida uma virada histórica para o [...]

  • Recordes históricos: turismo abriu as portas do Brasil para o mundo em 2025

    Seja pela beleza incomparável, a cultura marcante ou a hospitalidade [...]