A Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), através da Gerência de Áreas Verdes e Praças intensificou durante o ano de 2025, as ações e cuidados com as áreas verdes da cidade. De janeiro a dezembro foram realizadas 136 ações de paisagismo, poda, irrigação e plantio em 38 bairros com aproximadamente oito mil metros quadrados de grama usados.

Além disso, mais de 10 mil arbustivas foram plantadas nas zonas norte, sul e oeste da capital. Recentemente, foi entregue todo paisagismo da avenida Visconde de Maracaju, parte da avenida Simeão Sobral e Parque da Sementeira. Além das Praças São Judas Tadeu, Fausto Cardoso e General Valadão.

Os cuidados chegaram também em dois pontos turísticos da capital. Como nos Arcos da Orla, onde foi feito o paisagismo com plantio de mini palmeiras e no “Peixe Monumental” localizado no calçadão da 13 de Julho, Atalaia. O peixe é obra do artista plástico Eurico Luiz, que ganhou pintura e novo paisagismo. A revitalização valoriza ainda mais o cenário urbano de Aracaju, traduzindo a força da cultura local e sua ligação com o mar.

As ações contemplaram avenidas, praças e ruas em um trabalho integrado com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) que fornece as arbustivas e mudas para o plantio. A Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) que atua na revitalização das áreas e Emsurb por meio da Gerência de Áreas Verdes e Paisagismo que realiza todo paisagismo, plantio, irrigação e poda das áreas verdes com objetivo de transformar Aracaju em um lugar agradável e aconchegante.

De acordo com a gerente de áreas verdes, Rosana Campos, o objetivo principal do trabalho realizado é trazer cada vez mais verde para cidade proporcionando um clima mais agradável para sociedade. Com iniciativas que contemplarão de norte a sul da cidade. “O impacto dessa colaboração se reflete diretamente na população, resultando em uma cidade mais verde, limpa e esteticamente agradável. Ao assumir a gerência, o foco principal era transformar a cidade em um ambiente mais verde, e a equipe tem trabalhado para concretizar essa visão, incorporando paisagismo, vegetação e árvores em diversos locais”, disse.

Outro ponto apresentado pela gerente de áreas verdes para 2026 foi a conclusão do projeto de paisagismo de toda avenida José Carlos Silva uma importante via da capital que liga zona sul a zona norte. Para o novo ano, haverá ainda o fortalecimento das áreas verdes na rótula da Unidade Básica de Saúde Dona Sinhazinha, Orla de Atalaia, Orla Pôr do Sol, Orlinha do bairro Industrial, 13 de Julho, Praia Formosa, Mercado Central e em mais de 200 praças.

Atualmente, as praças, área de responsabilidade da Gerência, apresentam um aspecto mais limpo e revitalizado, com um aumento notável da cobertura vegetal. Esse aumento da área verde é um marco da gestão, evidenciando o compromisso com a arborização e o embelezamento da cidade. Isso graças a implementação de sistemas de irrigação que garantem a saúde da vegetação e um aumento significativo na área de gramado.

O pedreiro, José Nilton Marques estava em um dos bancos da Praça Tobias Barreto sob a sombra de uma árvore e falou como se sente no espaço. “Acho muito importante porque assim a cidade fica mais fresca, tem mais locais para passear. Por exemplo, eu sentei aqui para descansar se não tivesse essas árvores e o verde para absorver o calor eu não estaria aqui”, falou.

Já a moradora da Barra dos Coqueiros, Cristiane Farias voltava de uma consulta médica com seu filho e aproveitou para relaxar junto ao seu pequeno. “Eu gosto muito de vir aqui. Enquanto meu filho faz as terapias, ao sairmos do consultório passamos aqui para ele correr e aproveitar o espaço. Aqui tem uma brisa de vento e sombra convidativos que é difícil ir embora”, pontuou.

O pequeno João Gabriel de 7 anos, filho da Cristiane Farias, contou que gosta muito da praça. “Eu gosto muito daqui é divertido”, disse.

Há quem faça aquela pausa no meio do dia para refrescar-se do calor e apreciar a vista como a professora, Rosângela Leite que tomando água de coco junto a sua amiga conversou com nossa equipe. “Eu incentivo a continuarem com a preservação dessas áreas verdes aqui. É preciso o plantio de mais árvores. Porque temos bastante, mas já estão envelhecidas e precisam serem substituídas. Agora assim, não deixar o espaço vazio, plantando outras. Continuar irrigando, adubando para que elas continuem lindas, assim, proporcionando essa sombra maravilhosa para nós”, explicou.

Fonte, Agência Aracaju de Notícias.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Consumo de álcool nas festas de fim de ano aumenta riscos à saúde

    O consumo de bebidas alcoólicas tende a aumentar no período de festas [...]

  • Prefeitura de Aracaju revitaliza áreas verdes e praças da cidade com paisagismo e plantio de mudas

    A Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de [...]

  • Governo de Sergipe apresenta relatório sobre a gestão dos recursos hídricos na Alese

    O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado [...]

  • Transposição do São Francisco beneficia 12 milhões de pessoas

    Garantir água, proteger regiões com cheias e planejar o futuro dos [...]

  • Ação humanizada transforma o Natal de pacientes internados no Huse

    Em meio à rotina hospitalar, gestos simples fizeram a diferença [...]