Na abertura da 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, as ministras Macaé Evaristo, dos Direitos Humanos e Cidadania e Márcia Lopes, das Mulheres, na terça (16), em Brasília (DF), defenderam a importância de que violações contra idosos sejam denunciadas pela sociedade. A conferência segue até sexta (19).

As autoridades destacaram que há mais de 35 milhões de idosos no Brasil e que necessitam de rede de proteção.

“Nesse esforço, garantimos prioridade no atendimento das denúncias de violência contra pessoas idosas na Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos”, disse Macaé Evaristo.

Denúncias podem ser feitas pelo Disque 100A ministra destacou que o envelhecimento da população brasileira é uma conquista social e que exige respostas do Estado, cuidado, serviços públicos e garantia de direitos.

A ministra Márcia Lopes anunciou, no evento, a criação do fórum nacional de mulheres idosas.

“Pessoas idosas exigem dignidade, respeito e acesso a políticas públicas”, afirmou. Ela destacou a necessidade de superar os flagelos da sociedade por uma camada da população que exigem proteção.

Desigualdades

Macaé Evaristo apontou que persistem diferenças significativas entre mulheres e homens idosos. Ela acrescentou que pessoas idosas brancas recebem, em média, 65% a mais do que pessoas idosas pretas e pardas.

“Mulheres idosas com ensino superior têm três vezes mais chance de permanecer no mercado de trabalho do que aquelas mulheres da mesma idade, sem instrução ou com ensino fundamental incompleto”, disse Macaé.

O secretário nacional dos direitos da pessoa idosa, Alexandre da Silva, entende que o País tem evoluído na garantia de direitos, mesmo em um cenário “repleto de desafios”.

O evento, segundo ele, deve ser de escuta a fim de evidenciar os problemas e as violações que ocorrem em todas as regiões do país.

Fonte, Agência Brasil.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Governador Fábio Mitidieri abre ano legislativo de 2026 com balanço da gestão e destaca avanços econômicos e sociais

    O governador Fábio Mitidieri participou, nesta segunda-feira, 2, da sessão [...]

  • Ministério da Saúde leva carreta “Saúde da Mulher” a Itabaiana

    O superintendente estadual do Ministério da Saúde em Sergipe, Tiago [...]

  • Grupo VSX nasce como hub de soluções corporativas e amplia atuação em contratos privados e institucionais em todo o Brasil

    O mercado de seguros e benefícios corporativos ganha um novo [...]

  • Crescimento das transações via Pix reforça dinamismo econômico de Aracaju

    Aracaju vem apresentando um desempenho econômico consistente, impulsionado pelo crescimento [...]

  • Verão Sergipe 2026 transcorre com tranquilidade e sem ocorrências relevantes

    A Secretaria de Segurança Pública de Sergipe (SSP/SE) coordenou uma [...]