Enquanto o senador Alessandro Vieira (MDB) tem buscado aproveitar o protagonismo que vem obtendo no Congresso Nacional, como relator do PL Antifacção, por sua vez, ele também está de olho em sua reeleição em 2026. Nessa terça-feira (16), por exemplo, ele defendeu a rejeição integral do projeto de lei “batizado” de PL da Dosimetria, que versa sobre a revisão das penas aplicadas aos condenados pelos conflitos do 8 de janeiro, como o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), por exemplo.

Justiça seja feita, o senador por Sergipe tem toda a autonomia para decidir como vai votar sobre um determinado tema, mas na avaliação deste colunista, a impressão é que Alessandro Vieira promove um mandato bastante “seletivo” sobre como se posicionar em público. E aqui também não se trata de questionar a posição política do delegado, mesmo que contraditória apoiando e votando no governo Lula (PT) em BSB e no governo Mitidieri (PSD) em Sergipe.

Coincidentemente, temas que ganham repercussão pela “Grande Mídia”, por exemplo, como esta questão do PL da Dosimetria, levam o senador Alessandro quase “à exaustão”, pelo “compromisso, dedicação e atuação”. Parece que o delegado está pronto para ser entrevistado a qualquer momento, para defender seu ponto de vista e, nesse caso específico, votar contra a redução da pena de Jair Bolsonaro, que indiretamente o ajudou a tornar-se senador em 2018.

O deputado federal e pré-candidato a senador, Rodrigo Valadares (UNIÃO) lhe atacou, recentemente, com o discurso de “traidor da direita brasileira”, mas Alessandro não emitiu grandes manifestações e protestos. A impressão é que, para ele, basta a aprovação do eleitorado menos conservador ou mais de Esquerda, mas olhando para Sergipe este colunista passa a ter outra “percepção” sobre a atuação política do senador que é uma figura pública, diga-se de passagem.

Alessandro que se considera muito maior e melhor do que qualquer outro parlamentar sergipano, por sempre se colocar como “diferente dos demais”, parece não enxergar problemas no governo de seu aliado, Fábio Mitidieri. Um tema que está assolando centenas e milhares de cidadãos, como a falta de água em diversos municípios do nosso Estado, após a privatização de parte dos serviços da DESO pelo atual governador, parece não preocupar o delegado/senador.

Para este colunista, Alessandro é um “leão” contra a dosimetria e um “gatinho” para cobrar da Iguá. Aqui em Sergipe, o senador que trata todas as críticas como “politicagem”, parece não enxergar o sofrimento do morador de Poço Redondo, Porto da Folha, Monte Alegre, Graccho Cardoso, Itabi, Nossa Senhora das Dores, Aquidabã, Nossa Senhora da Glória, Aparecida, Ribeirópolis, Itabaiana e tantos que estão sofrendo sem o abastecimento regular de água em suas torneiras.

Não que temas como a lei Antifacção, a Dosimetria e tantas outras não sejam importantes, mas a luta e a cobrança por regularidade no fornecimento de água é o que é mais importante para os sertanejos sergipanos. Estamos falando da manutenção e da sobrevivência humana. Talvez seja a hora, não apenas do senador, mas de toda a bancada federal e sociedade sergipana cobrarem respostas reais da IGUÁ e do governo de Fábio Mitidieri. E olhe que ainda nem chegamos no Verão…

 Veja essa!

Seria cômico se não fosse trágico! Dá para acreditar que a DESO (Companhia de Saneamento de Sergipe), nessa segunda-feira (15), teria que liberar, antecipadamente, seus servidores na sede da empresa (PASMEM), pela paralisação do abastecimento de água pela Iguá em Aracaju e Região.

E essa!

Assim, com todo respeito, fica fácil jogar a responsabilidade pelos sucessivos desabastecimentos na conta da DESO. Hoje a Iguá é muito questionada pela sociedade sergipana e ninguém vê uma reclamação, uma crítica contundente sobre o descaso dessa empresa privada.

Deso sem água!

Pensar que a sede da DESO, em Aracaju, ficou com seu atendimento ao público comprometido pela falta de água, imagine o que não está acontecendo em vários pontos de Sergipe? Será que alguém mandou um “carro-pipa” para garantir o expediente da DESO?

 E cadê, Alessandro?

Como perguntar não ofende, por onde anda o senador Alessandro Vieira que não exige resultados efetivos do seu parceiro e governador Fábio Mitidieri? Por que não acionar a Iguá judicialmente? Ficando em silêncio é fácil sair publicizando que é o melhor, que é diferente dos demais! Sei não…

Bomba!

Amigos de longas datas, mas afastados há alguns anos, o empresário Edivam Amorim e o conselheiro Flávio Conceição, duas personalidades bem conhecidas da sociedade sergipana, promoveram um reencontro especial nessa terça-feira (16), quando almoçaram no restaurante Sollo, fizeram as pazes e brindaram a retomada da velha amizade. Grande gesto de grandeza de ambos…

 Repercutiu

O reencontro de Amorim e Flávio Conceição dominou as redes sociais e foi testemunhado não apenas por este colunista, que participou do almoço, mas por jornalistas e radialistas que foram ao Sollo para prestigiar uma prestação de contas de seu mandato pelo senador Rogério Carvalho (PT).

 Rogério pediu foto

Na oportunidade, diante da repercussão da retomada da amizade de Flávio e Amorim, o senador Rogério Carvalho se aproximou dos dois e, além de parabenizá-los, pediu uma foto. Rapidamente os comunicadores registraram, com fotos e vídeos, aquele momento de confraternização.

Rogério com Mitidieri?

Durante a entrevista coletiva, um comunicador chegou a questionar Rogério Carvalho sobre seu palanque em 2026, ele disse que estará no palanque do presidente Lula em Sergipe, mesmo que este seja o do governador Fábio Mitidieri. Ou seja, nem se posiciona e ainda fica à mercê do presidente da República…

 Segue sem palanque

Por enquanto, a impressão é que Rogério Carvalho continua sem um pré-candidato a governador para chamar de seu! O temor é que ele tenha uma boa votação, mas que não seja suficiente para vencer a eleição. Ou melhor, por enquanto o próprio presidente Lula não tem palanque definido em um dos Estados do Nordeste.

 Olha os Progressistas!

O Progressistas de Sergipe segue em trajetória de crescimento e fortalecimento político com a chegada de novas lideranças que passam a integrar oficialmente o partido. Os novos filiados ampliam o quadro partidário e reforçam o projeto político da legenda no estado, tanto no interior quanto na capital e região metropolitana.

 Reforços

Entre os nomes que oficializaram a filiação estão Fiote, pai do cantor Natanzinho; a vice-prefeita de São Cristóvão, Gedalva Umbaubá; Augusto Bezerra; Gracinha Garcez; Carlos Umbaubá e Luciano Góes. Em breve, o deputado federal Gustinho Ribeiro também deverá formalizar sua entrada no Progressistas, fortalecendo ainda mais a representatividade do partido em Sergipe.

 Laércio & Gustinho I

A articulação política e a condução das filiações foram coordenadas pelo senador Laércio Oliveira (PP) e o deputado federal Gustinho Ribeiro em encontro realizado no gabinete do presidente nacional do Progressistas, senador Ciro Nogueira, em Brasília. A iniciativa reforça o protagonismo da legenda no cenário político sergipano e nacional.

Laércio & Gustinho II

Durante o encontro, o senador Laércio Oliveira destacou o momento especial vivido pelo partido no estado. “Estamos em um momento muito importante para o Progressistas em Sergipe, com a filiação de um grupo expressivo de lideranças que reconhece no partido o melhor caminho para seguir fazendo boa política, com equilíbrio, responsabilidade e compromisso com a população”, afirmou. O senador também agradeceu ao presidente nacional da sigla pela receptividade e pelo apoio às novas filiações.

Laércio & Gustinho III

O deputado federal Gustinho Ribeiro ressaltou que a escolha pelo Progressistas foi baseada na identidade com os valores do partido e na sua força política. “É uma oportunidade de ampliar a atuação do Progressistas em Sergipe, levando representatividade para o interior e para a região metropolitana de Aracaju. É um partido equilibrado, que defende a boa política, com resultados e entregas para a população”, destacou. Gustinho também elogiou a credibilidade do senador Laércio Oliveira e a liderança do presidente Ciro Nogueira à frente da legenda.

 Ciro Nogueira

O presidente nacional do Progressistas, senador Ciro Nogueira, enfatizou a relevância das novas filiações para o fortalecimento do partido. “Nos dá muita alegria ver como o Progressistas está se consolidando com a chegada de pessoas tão valorosas. Tenho certeza de que a próxima eleição será vitoriosa para Sergipe e para o partido, e que essas lideranças terão papel fundamental na construção de um projeto político sólido, com ideias e bandeiras voltadas para o bem do estado e do Brasil”, afirmou.

CRÍTICAS E SUGESTÕES

[email protected] e [email protected]

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Governo do Brasil lança crédito de R$ 6 bi para apoiar caminhoneiros na compra de veículos

    O Governo do Brasil editou a Medida Provisória, assinada pelo [...]

  • Câmara aprova LOA para 2026 com foco em responsabilidade fiscal e investimentos sociais

    Os vereadores da Câmara Municipal de Aracaju aprovaram nesta terça-feira, [...]

  • Guerreiras do K-Pop invadem o Teatro Atheneu em Aracaju com muita música e magia no dia 10/01

    O universo vibrante do K-Pop vai ganhar vida no palco [...]

  • DJ Anny B é atração confirmada no Vintage Culture Festival e reforça protagonismo da cena eletrônica nordestina

    Referência absoluta da música eletrônica no Nordeste e um dos [...]

  • Secretaria de Estado da Saúde apresenta ao Conselho Estadual a Política de Cannabis em Sergipe

    O Conselho Estadual de Saúde de Sergipe (CES/SE) realizou, nesta [...]