O Procon Aracaju, vinculado à Secretaria Municipal da Segurança e da Cidadania (SSM), realizou nesta quinta-feira, 4, uma palestra educativa no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Risoleta Neves, situado no bairro Cidade Nova. A ação faz parte do trabalho da Prefeitura de Aracaju que busca proteger a população idosa dos golpes que circulam na internet.
O encontro trouxe explicações práticas sobre os golpes mais comuns, a exemplo de clonagem de aplicativos, links e mensagens falsas e ofertas de empréstimos. Foi uma palestra leve, acessível e marcada pela troca de experiências entre os participantes, reforçando a importância da rede municipal de proteção. Tudo foi apresentado com situações reais do dia a dia.
Para a coordenadora-geral do Procon Aracaju, Roseneide Santiago de Araújo, o trabalho em conjunto com o Cras amplia o alcance das orientações. “A proteção da pessoa idosa no ambiente digital é uma prioridade. Muitos golpes são construídos com estratégias cada vez mais sofisticadas. Por isso, a informação se torna a melhor ferramenta de defesa. Essa aproximação com a comunidade reforça nosso compromisso em cuidar das pessoas e construir uma rede de proteção ainda mais forte”, afirmou.
A coordenadora do Cras Risoleta Neves, Atanázia Gois, reforçou o impacto da ação. “Oferecer esse conhecimento aos nossos usuários fortalece a autonomia deles e proporciona segurança para que usem o celular e a internet. A gente fica feliz com essas iniciativas. É uma oportunidade de manter o nosso idoso mais informado. A linguagem simples também facilitou o entendimento deles. Eu percebi que saíram satisfeitos daqui”, destacou.
Compromisso
A palestra no Cras Risoleta Neves faz parte de uma série de ações educativas que o Procon Aracaju realiza ao longo do ano, com foco na segurança e no bem-estar da população idosa. A aposentada, Lenita dos Santos Cruz, de 81 anos, destacou a importância da ação. “Aprendi a reconhecer golpes envolvendo consignados e mensagens falsas. Essas orientações deixam a gente mais confiante. Agradeço à Prefeitura por demonstrar essa preocupação”, contou.
Fonte, Agência Aracaju de Notícias.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS


