A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, não para de acumular resultados efetivos em menos de um ano de gestão e o apelido crítico de “TikToker” que recebeu de seus adversários parece ter sido uma grande “sacada”, com uma forma moderna e atual de se comunicar com os diversos segmentos e faixas etárias da nossa sociedade, e hoje a percepção é que Emília tem uma aprovação popular capaz de incomodar seus principais críticos do início do atual mandato.

A deputada federal Delegada Katarina (PSD), que chegou a “ensaiar” algumas críticas, não agradou nas redes sociais, e diante das comparações feitas com sua atuação parlamentar, por exemplo, a impressão é que ela preferiu silenciar novamente; após atravessar bem alguns problemas de saúde e tecnicamente focado na gestão da SEDURBI, o candidato a prefeito em 2024, Luiz Roberto (PDT), também está em silêncio sobre a gestão da prefeita.

Isso vale para a também candidata a prefeita, Yandra Moura (UNIÂO). Os três (Katarina, Luiz e Yandra) estão certos, diga-se de passagem, considerando que muitos vereadores aliados (e correligionários) deles, que foram para as ruas da capital em 2024 defender seus projetos políticos, hoje dão sustentação à gestão de Emília. O vereador Elber Batalha (PSB), por sua vez, mantém a coerência, questionando a prefeita como opositor, e mesmo cometendo alguns excessos, tem uma postura mais equilibrada.

Já a candidata a prefeita Candisse Carvalho (PT) parece ainda não ter “superado” o resultado da eleição e abusou nos ataques contra a prefeita nas redes sociais, talvez imitando o estilo “TikToker” de Emília, ao ponto de ser processada e agora a Justiça determina a retirada das publicações “fora da realidade” e supostamente agressivas contra a prefeita, com acusações de supostos crimes sem qualquer comprovação, ou seja, para “lacrar”, a “blogueira petista“ apelou, e agora “passou vergonha” …

Mas se Candisse vinha fazendo ataques sucessivos contra a gestora, o ex-prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) também parece ter “incorporado” esse modelo “TikToker” e usa as redes com frequência para anunciar que obras entregues pela prefeita Emília foram pensadas, idealizadas, projetadas, “abandonadas” e inacabadas na gestão dele, que ao longo de 2024 encheu a cidade de “tapumes”, cercou praças, atrapalhou a mobilidade e agora também parece querer “lacrar” nas redes sociais…

Convenhamos, se tinha o dinheiro em caixa, por que Edvaldo não adiantou a obra? Será que foi “bondade” do ex-prefeito por deixar obras tão acessíveis não ficarem prontas para Emília executar? No princípio, os vídeos dele chamaram a atenção, mas agora ele parece ter caído na “mesmice” e ele também tem sido alvo de questionamentos. É o velho erro de alguns políticos em não “ouvir a população”, em tentar construir projetos políticos distantes do povo. Chega a subestimar a inteligência das pessoas!

Para o desespero de alguns, Emília Corrêa, a prefeita “TikToker”, parece não se intimidar com as críticas e segue fazendo uma gestão de entregas por toda a cidade. Ela acertou em cumprir a lei e dar continuidade ou retomar as obras paralisadas pelo antecessor e seu resultado favorável nas urnas não foi por acaso: hoje ela colhe os frutos do seu trabalho e da sua história. Já Edvaldo e Candisse seguem apelando nas redes: um mostra a obra que não fez e a outra faz a denúncia que não existe. Que fase…

Veja essa!

Pela segunda publicação consecutiva, o Instituto DATAFORM/ECM sinaliza que o ex-deputado Heleno Silva (Republicanos), mesmo após muitos anos sem mandato, continua sendo uma liderança política expressiva em Sergipe, inclusive com chances de retornar ao Congresso Nacional.

E essa!

Ainda sobre o Republicanos, que foi para a oposição e incomodou bastante o governador Fábio Mitidieri (PSD), chega a informação que o partido pode surpreender muita gente elegendo dois ou até três federais. Fala-se em André David, Ícaro de Valmir, Heleno Silva, Thiago de Joaldo e Ricardo Marques, além de outros nomes…

Exclusiva!

Segundo um dos estrategistas da oposição, o cálculo seria 270 mil votos, aproximadamente, para fazer três federais. Pelos nomes expressivos e pela expectativa criada junto à sociedade, o Republicanos já reúne condições de eleger dois federais e, a depender da votação, pode surpreender com três eleitos.

Bomba!

Este colunista também conversou com o empresário Edivam Amorim, que deu um “nó tático” na articulação política do governo de Mitidieri e trouxe o Podemos e o Republicanos para a oposição, junto com o PSDB e o Cidadania. Em meio a tudo que foi conversado, uma revelação: o Brasil terá um pré-candidato a presidente da República (Tarcísio) e Sergipe terá um pré-candidato a governador (façam suas apostas) do Republicanos.

Valmir é reconhecido

Edivam Amorim entende que o principal nome da oposição continua sendo o prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, e que ele deve liderar o agrupamento em 2026 ao lado da prefeita Emília Corrêa, do pré-candidato Eduardo Amorim (PSDB) e do deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania). O empresário reconhece que o nome de Valmir continua muito forte junto ao povão…

 Muitas surpresas

Amorim se mostrou muito tranquilo com o cenário político de Sergipe, entende que as festas de fim de ano estão se aproximando e que muitas novidades virão com a chegada de 2026. Dentro daquilo que deverá acontecer, ele assegura que a oposição terá uma chapa bastante competitiva e com potencial para vencer a disputa pelo governo do Estado.

 Concursados da PMA

A prefeita Emília Corrêa anunciou que serão convocados mais 101 aprovados no concurso do magistério. Já está confirmada a data de publicação do edital de convocação: dia 16 de dezembro. Com esse chamamento, chegará ao número expressivo de 301 professores convocados desde julho – um marco histórico na gestão de Aracaju.

Quase 70%

O número corresponde a quase 70% da ocupação das vagas previstas pelo concurso em apenas cinco meses. Com essa iniciativa, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria da Educação, dá mais um passo importante para o fortalecimento da rede de ensino municipal. De acordo com a prefeita Emília Corrêa, a medida representa o compromisso da gestão municipal em ofertar um ensino de qualidade na rede pública.

Orçamento não previa

“Com isso, chegaremos a 301 convocados apenas neste primeiro ano, de um total de 425 aprovados. E eu faço questão de lembrar: em julho, nós realizamos a maior convocação da história da Educação de Aracaju, com 175 novos profissionais. Tudo isso trabalhando com o orçamento deixado pela gestão anterior: um orçamento que não previa essas convocações. Mesmo assim, nos organizamos e conseguimos avançar. Cada nome nessa lista representa um sonho que pode mudar destinos”, enfatizou a prefeita.

Chamamento

Ao todo, serão chamados 89 pedagogos e 12 professores por áreas: 01 para lecionar Ciências; 06 para Educação Física; 02 para História; 01 para Língua Inglesa; e 02 para Ensino Religioso. Com essa nova requisição de profissionais, a prefeitura alcança a marca significativa de chamar todos os docentes aprovados por área no certame. Esses professores efetivos assumirão as suas funções no início do ano letivo de 2026, previsto para o final de janeiro. Eles serão destinados a escolas em que há maior necessidade de reforço do corpo docente, uma medida que atenderá às principais demandas da rede municipal.

Edna Amorim I

Conforme a secretária da Educação de Aracaju, Edna Amorim, a presença dos novos profissionais será fundamental para colocar em prática os projetos pedagógicos implementados pela gestão e atender os alunos da rede de forma ampla e satisfatória. “O nosso foco principal é a aprendizagem dos nossos alunos e, para isso, é essencial a presença de professores qualificados nas mais diversas áreas, suprindo as necessidades da rede em todas as etapas de ensino em que atua”.

Edna Amorim II

“Com mais uma convocação, conseguiremos avançar ainda mais nesse sentido e alcançar nossos objetivos. Esses professores são muito bem-vindos e com certeza somarão ao nosso projeto educacional”, afirmou Edna Amorim. Com 425 aprovados para as vagas e cadastro de reserva, o concurso do magistério foi homologado em maio deste ano. Dos 200 convocados até agora, 189 já estão lotados nas unidades de ensino da rede. Com o chamamento do dia 16 de dezembro, ficará faltando apenas a convocação de 135 aprovados em Pedagogia.

Alô Socorro!

A Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro dará um passo decisivo na modernização da política municipal de segurança pública com a instalação oficial do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), criado pelo Decreto nº 4.051/2025. A solenidade de instalação e a primeira reunião do colegiado ocorrerão no dia 03 de dezembro, às 15h, no Auditório da Escola Estadual Zumbi dos Palmares, no Bairro Marcos Freire III.

Mais segurança

O GGI-M é uma instância permanente de governança interinstitucional, concebida para integrar, coordenar e articular ações de prevenção e enfrentamento à violência, reunindo órgãos municipais, estaduais, federais e entidades da sociedade civil. A iniciativa está alinhada às diretrizes do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP) e da Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social (PNSPDS), que orientam a atuação colaborativa entre instituições.

Estrutura de direção

De acordo com o decreto de criação, a Presidência do GGI-M será exercida pelo Secretário Municipal da Defesa Social, TC Márcio Lima, responsável pela direção superior dos trabalhos e articulação das políticas integradas. Já a Secretaria Executiva ficará sob responsabilidade do Comandante da Guarda Municipal de Socorro, Renilton Silva, encarregado da organização das reuniões, execução das deliberações e coordenação técnica das ações preventivas.

André Moura I

O secretário de Governo do Rio de Janeiro e pré-candidato ao Senado por Sergipe, André Moura, foi condecorado com a Medalha Mérito da Casa Militar, entregue pelo subsecretário Militar do Gabinete de Segurança Institucional (GSI/RJ), coronel PM Cristiano Luiz Gaspar. A honraria, criada em 2006, destaca personalidades e militares que prestam serviços relevantes à Casa Militar e reforça o reconhecimento ao trabalho desenvolvido por André na articulação das políticas públicas de segurança do estado.

André Moura II

A atuação de André integra estratégias que enfrentam a criminalidade e ampliam a proteção da população fluminense. Entre eles, o Segurança Presente, um programa de policiamento de proximidade que reúne agentes das forças de segurança e assistentes sociais nas ruas para ações preventivas, atendimento à população e redução dos índices de violência.

André Moura III

Ele também atua no fortalecimento da Operação Lei Seca, referência nacional no combate à combinação álcool e direção, e, mais recentemente, no avanço do Barricada Zero, iniciativa voltada a impedir a expansão de estruturas criminosas e garantir a livre circulação de moradores em áreas anteriormente controladas por facções.

Fortalecimento operacional

Durante a entrega, o coronel Cristiano Gaspar destacou que André realiza uma “gestão de excelência, pautada pelo fortalecimento operacional e pelo apoio contínuo às ações estratégicas das polícias do estado”. Segundo o subsecretário, o reconhecimento é resultado do compromisso de André com o planejamento e a execução de políticas públicas que impactam de forma direta na segurança do Rio de Janeiro.

Agradecimento

Ao receber a medalha, André agradeceu a distinção e ressaltou o papel coletivo das equipes que integram a política de segurança do estado. “Fico profundamente honrado com esta medalha. Ela representa o trabalho diário de todos que constroem uma segurança pública mais eficiente, humana e presente na vida dos fluminenses. Continuarei contribuindo para que nossas forças de segurança tenham cada vez mais condições de proteger a nossa população”, afirmou.

Eduardo Amorim I

O estado de Sergipe, por intermédio da Fundação de Beneficência Hospital Cirurgia (FBHC), realizará a partir do primeiro trimestre de 2026, o procedimento de transplante de fígado destinado aos pacientes hepáticos. Procedido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), na concepção do médico anestesiologista e pré-candidato ao Senado, Dr. Eduardo Amorim, este serviço representa um avanço significativo para a saúde pública sergipana. Funcionário e defensor do Hospital de Cirurgia, o profissional da medicina destaca a importância desta unidade ao longo dos últimos 99 anos.

Eduardo Amorim II

Sergipe foi o primeiro estado do Norte e Nordeste a realizar transplante de coração; este fato pioneiro aconteceu no ano de 1986, nas instalações do Hospital Cirurgia. Outro aspecto positivo do HC faz referência ao transplante de rim, o qual voltou a ser realizado neste ano de 2025 depois de enfrentar 13 anos indisponível aos pacientes do SUS.

Eduardo Amorim III

“Eu era estudante de medicina e estava nos corredores do hospital quando vi muita gente se movimentando para saber o que estava acontecendo. Aquilo foi um avanço enorme na medicina sergipana, pois quem fazia um transplante cardíaco naquela época estava no topo da medicina mundial, e não apenas da medicina brasileira”, destacou Eduardo Amorim.

100 anos do Cirurgia

No dia 02 de maio do próximo ano o Hospital de Cirurgia completa 100 anos de serviços prestados. Detentor de um legado ancorado na assistência de qualidade e humanização, a unidade também enfrentou dificuldades. “Chegamos a presenciar a falta de medicamentos e equipamentos sucateados, mas houve renascimento. Posso garantir que hoje o hospital está mais preparado do que nunca para fazer proceder com o transplante de fígado, o de rim, e tantos outros. Isso mostra que o Hospital Cirurgia simbolizou um avanço muito grande quando nasceu na década de 20 e continua revolucionando a medicina em Sergipe”, reverenciou.

Denunciou no Senado

Representante de Sergipe no Senado Federal, Eduardo Amorim utilizou a tribuna de honra para denunciar e lamentar os sucessivos anos em que o estado deixou de realizar os transplantes de rim e coração. Entusiasmado com a retomada desses procedimentos, o médico garantiu que o estado dispõe de excelentes profissionais em todas as áreas, bem como estrutura adequada para realizar transplantes. “Sergipe se tornou exportador, mesmo tendo quase 2.000 pacientes renais necessitando de apenas um rim para ter a sua independência devolvida. O Hospital Cirurgia é um instrumento precioso, e, por este motivo, precisamos comemorar a realização dos transplantes de rim e fígado”, enalteceu.

Olha o Cidadania!

O Partido Cidadania em Aracaju realizou reunião do Diretório Municipal para discutir o futuro da legenda na capital sergipana e debater temas da política local e nacional. O encontro, que contou com a participação de filiados e interessados, resultou em novas filiações e reforçou o compromisso do partido com a formação política de base.

Cecília Marques

Segundo a presidente do partido em Aracaju, Cecília Marques, as reuniões têm sido realizadas de forma constante como parte de uma estratégia de construção coletiva e fortalecimento da base partidária na capital. “Foi uma reunião onde discutimos o futuro do partido aqui de Aracaju, onde debatemos a política local e também nacional, onde algumas pessoas interessadas em se filiar compareceram. Algumas, inclusive, já assinaram a ficha de filiação”, afirmou Cecília Marques.

Eixos principais

O encontro teve como foco três eixos principais: planejamento estratégico do partido em Aracaju, diálogo sobre cenário político atual e ações concretas para transformação da realidade local. A metodologia adotada pelo diretório municipal segue o lema “Planejar, dialogar e agir para transformar”, que orienta as atividades do partido na capital.

Augusto César

O delegado Augusto César, vice-presidente do diretório municipal, reforçou o convite para que cidadãos interessados em política partidária participem dos encontros. “Esse é um tipo de discussão que tem acontecido constantemente. E todos podem fazer parte”, destacou. A iniciativa do Cidadania Aracaju se insere em um movimento mais amplo de fortalecimento das estruturas partidárias de base. O partido aposta na formação política como estratégia de longo prazo para construir lideranças e ampliar a participação cidadã nos processos decisórios.

Alô Poço Redondo!

No aniversário de 72 anos de emancipação política de Poço Redondo, um dos discursos mais emocionantes e marcantes veio do vereador Calvet Alves Costa, carinhosamente conhecido como “Carroveio”. Filho do saudoso ex-prefeito Alcino Alves Costa, o “Caipira de Poço Redondo”, Carroveio representa com orgulho a continuidade de uma história política marcada pelo trabalho, pela simplicidade e pelo compromisso com o povo.

Carroveio

Eleito em 2024 com 1.529 votos, a maior votação entre os vereadores daquele pleito, Carroveio se consolidou rapidamente como uma das maiores lideranças políticas do município. Seu mandato tem sido pautado pela presença constante nas comunidades, pelas demandas populares e pela defesa firme das necessidades dos mais humildes. Nas redes sociais, seu trabalho ganha ainda mais destaque, aproximando a população da vida pública e mostrando transparência e dedicação na rotina parlamentar.

Discurso emocionado

Durante sua fala nos 72 anos de emancipação, Carroveio não conteve a emoção ao lembrar do legado de seu pai, Alcino Alves Costa, figura histórica e inesquecível para Poço Redondo. Alcino não foi apenas prefeito por três mandatos — sendo eleito na 4ª, 6ª e 8ª eleições municipais — mas também um dos maiores estudiosos do cangaço no Nordeste. Autor de obras importantes, como “Poço Redondo – A saga de um povo”, compositor, poeta e pesquisador respeitado nacionalmente, deixou como marca uma combinação rara de cultura, política e amor por sua terra.

Mandato popular

A principal avenida do município, que leva seu nome, e o Memorial Alcino Alves Costa, eternizam sua contribuição para a história local. Seu falecimento em 2012 deixou um vazio, mas também uma responsabilidade: a de continuar servindo Poço Redondo com o mesmo zelo e coragem. É justamente essa missão que Carroveio abraça. Com trabalho firme, simplicidade no trato com as pessoas e atenção às demandas populares, ele vem construindo um mandato alinhado aos anseios da população, honrando a memória do pai e escrevendo seu próprio capítulo na política poçoredondense.

Legado de Alcino

Neste momento em que Poço Redondo celebra mais um ano de autonomia política, o vereador Carroveio se destaca não apenas como um representante eleito com expressiva votação, mas como um líder em ascensão, comprometido em cuidar do povo e impulsionar o desenvolvimento do município. Carroveio mostra que o legado de Alcino Alves Costa segue vivo — agora, fortalecido pelas mãos de uma nova geração que honra o passado, vive o presente e planeja um futuro melhor para Poço Redondo.

Alô Riachuelo!

A cidade de Riachuelo deu início oficial ao período natalino no último domingo (30), com o acendimento das luzes de Natal. O momento emocionou moradores e visitantes, celebrando a magia, o encanto e o espírito de união que marcam essa época tão especial.

Decoração ampliada

Ao todo, 735 pontos de luz foram instalados pela Prefeitura de Riachuelo, criando uma atmosfera iluminada e acolhedora em diversos espaços da cidade. Neste ano, a gestão ampliou os locais decorados, reforçando o compromisso de tornar o Natal ainda mais encantador para toda a população. Receberam a iluminação as praças Getúlio Vargas, a da Igreja e a João Pereira de Araújo; o Calçadão e a avenida Júlio Vieira de Andrade.

Peterson Dantas

De acordo com o prefeito Peterson Dantas Araújo, a ampliação da iluminação busca fortalecer o clima natalino e proporcionar momentos de alegria às famílias riachuelenses. “Iluminar a cidade é renovar a esperança. Neste ano, inserimos outros pontos para que mais pessoas possam sentir de perto a beleza e a emoção do nosso Natal. Queremos que cada praça e o calçadão transmitam esse sentimento tão especial”, destacou o gestor. As luzes permanecerão acesas até 5 de janeiro de 2026, garantindo um período prolongado de brilho, celebração e encantamento pelas ruas da cidade.

Olha o Atacarejo!

A cidade de Aracaju já tem data marcada para receber um dos empreendimentos mais aguardados do ano: no dia 11 de dezembro de 2025, o VemKiTem Atacarejo — braço de atacado e varejo do Grupo Bartolomeu — inaugura oficialmente a primeira unidade em território sergipano. A chegada do negócio, cujo modelo combina preços competitivos a um portfólio de mais de 25 mil itens, marca um novo capítulo para a economia local, devendo impulsionar setores como comércio, construção e serviços, além de gerar 120 empregos diretos.

“VemKiTem”

A abertura da loja na capital, localizada na Avenida Tancredo Neves, ao lado da Havan e em frente ao Hospital de Urgência de Sergipe (Hospital João Alves Filho), será precedida por uma agenda especial: no dia 10 de dezembro, profissionais dos segmentos atendidos pela rede — construção civil, agro, serviços, bares, restaurantes, varejistas, empreendedores e autônomos — participarão de um encontro exclusivo, onde conhecerão em primeira mão o modelo de operação do VemKiTem, as vantagens comerciais e as oportunidades criadas para quem compra para revenda ou para abastecimento profissional.

Marcos Lima

“Nosso modelo é pensado para o empresariado local, para trabalhadores autônomos, para quem trabalha com obras, para o produtor rural, para o dono de restaurante, para a loja de bairro. Mas também para consumidores comuns, que buscam variedade e economia. Somos um ‘atacado de portas abertas’ que atende a todos”, destaca Marcos Lima, diretor nacional do VemKiTem, ao reforçar o posicionamento da marca como aliada dos empreendedores.

Marco histórico

A programação oficial da inauguração será dividida em dois momentos. Pela manhã, o VemKiTem realizará uma solenidade restrita, reunindo convidados, autoridades, parceiros institucionais, colaboradores e familiares, em um momento simbólico para marcar a chegada do grupo a Sergipe e celebrar o novo ciclo de expansão nacional. Já à tarde, as portas serão abertas para o público geral, que encontrará uma loja ampla, moderna, instalada em uma área com mais de 20 mil m².

R$ 70 milhões

O investimento total, que ultrapassa R$ 70 milhões entre obras, equipamentos e estoque inicial, confirma o compromisso do Grupo Bartolomeu com a economia sergipana. A operação da loja movimentará diariamente centenas de produtos destinados a diferentes setores: construção civil, ferramentas, utilidades domésticas, eletroportáteis, agro, pet/vet, EPIs, além de categorias voltadas ao comércio local e empreendimentos como restaurantes, lanchonetes, pousadas e oficinas.

Geração de empregos

A presença do VemKiTem em Aracaju já começa a gerar impacto antes mesmo da inauguração. Durante a fase de obras, mais de 200 trabalhadores foram mobilizados, o que aqueceu o setor da construção civil e impulsionou a cadeia de fornecedores de materiais e serviços. A criação de 120 postos de trabalho diretos representa um avanço importante para o mercado local, especialmente pela abertura de vagas inclusivas e oportunidades em áreas como atendimento, reposição, operação de caixa, funções administrativas e liderança.

Expansão nacional

Criado em 2023, o VemKiTem Atacarejo se tornou-se, em pouco tempo, uma das operações mais dinâmicas do país, com unidades já inauguradas em cidades estratégicas como Maringá (PR), Recife (PE), Fortaleza (CE), Valparaíso (GO) e Goiânia (GO). O plano de expansão do Grupo Bartolomeu prevê a abertura de 50 novas lojas no Brasil nos próximos anos, consolidando a marca como uma das mais promissoras no setor de atacarejo.

CRÍTICAS E SUGESTÕES

[email protected] e [email protected]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Planalto rejeita texto na Câmara que mantém escala 6×1

    Ministros do governo federal anunciaram na tarde desta terça-feira (2) [...]

  • Emília “TikToker” acerta na gestão e ignora “apelação” de Edvaldo e Candisse

    A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, não para de acumular [...]

  • JUSTIÇA ELEITORAL – PV e PC do B descumpriram por dois exercícios financeiros consecutivos

    Procurador diz que omissão na aplicação dos recursos configura irregularidade [...]

  • Coluna Foco no Interior, por Keizer Santos

    CAPELA: A polêmica que envolve Sukita e o prefeito Júnior [...]

  • Aposta online e jogo de azar custam R$ 38,8 bi ao país, mostra estudo

    Jogos de azar e apostas online, popularizadas pelas chamadas bets, provocam perdas [...]