A assistência farmacêutica do Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse) tem implementado protocolos e ferramentas para uma gestão de processos assistenciais cada vez mais eficientes, com foco na otimização de recursos e resposta adequada. A iniciativa garante, além do abastecimento contínuo de medicamentos e materiais, uma segurança ao paciente que recebe a assistência na unidade hospitalar.

Os principais avanços do setor e as melhorias implementadas para fortalecer a assistência especializada foram apresentados durante a realização do 6º Simpósio Sergipano de Farmácia Hospitalar, em um Painel de Integração, abordando as experiências exitosas da área no estado. O evento foi promovido pela Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde (SBRAFH)/ Regional Sergipe.

Para a farmacêutica coordenadora do Almoxarifado, Danuza Duarte, a assistência farmacêutica possui um papel de grande relevância no atendimento voltado aos pacientes que buscam a unidade hospitalar. “Os farmacêuticos precisam ser protagonistas nas farmácias satélites pois fazem parte de uma cadeia e integram os processos voltados à assistência ao paciente. Ninguém faz nada sozinho. São mais de 40 setores que se interligam diretamente ao almoxarifado central, responsável por toda a dispensação. Pensando nisso, a unidade hospitalar ampliou o número de profissionais farmacêuticos, o que oportunizou a implementação da farmacovigilância, da atividade do farmacêutico clínico, e a garantia da assistência farmacêutica em todos os turnos de funcionamento do hospital”, enfatizou.

Durante o encontro, foram destacados o mapeamento das estruturas organizacionais do almoxarifado central e farmácias satélites, além da padronização das rotinas e responsabilidades das equipes e atualização contínua para melhoria da qualidade e segurança dos cuidados para a dispensação segura. Além da coordenadora, o evento também contou com a participação da farmacêutica do Huse, Andréa Valença.

Assistência farmacêutica do Huse

O Huse conta com um almoxarifado central e mais sete farmácias satélites instaladas em setores específicos para a dispensação de medicamentos, de acordo com prescrições médicas dos pacientes atendidos. Com atendimento 24 horas, a assistência farmacêutica proporciona o abastecimento de medicamentos e materiais hospitalares em toda a unidade.

Além de contar atualmente com 40 profissionais farmacêuticos, a unidade hospitalar dispõe de sistema contratado com empresa especializada pela logística, responsável pelo recebimento, monitoramento, armazenamento e distribuição de medicamentos, materiais hospitalares e insumos.

Fonte, Secom – Estado.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Assistência farmacêutica do Huse é destaque durante Simpósio Sergipano de Farmácia Hospitalar

    A assistência farmacêutica do Hospital de Urgências de Sergipe Governador [...]

  • Para Lula, retorno do Salão do Automóvel é retrato de um país competitivo

    Diante de um investimento projetado de R$ 190 bilhões por [...]

  • Tamo Junto Aracaju: Semfas oferta Cadastro Único, Auxílio-Moradia, BPC e mais durante edição no Olaria

    A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria da Família [...]

  • Primeira noite de shows do Fasc 2025 é marcada por sucesso de público e representatividade negra nos palcos

    O Festival de Artes de São Cristóvão (Fasc) 2025 começou [...]

  • Solenidade de Posse no MPT-SE

    Acontece na próxima segunda-feira (24) a solenidade de posse dos [...]