A aplicação das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) chegou ao fim em todo o país. Os exames ocorreram de 20  a 31 de outubro e contaram com a participação de alunos dos 2º, 5º e 9º anos da rede pública de Aracaju. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), deu todo o apoio necessário nas 45 escolas de ensino fundamental em que os estudantes se submeteram aos exames. Durante os 12 dias, equipes da rede municipal prestaram assessoria técnica com o intuito de garantir a organização nos locais e evitar imprevistos.
A logística disponibilizada pela prefeitura nos dias das provas, com o engajamento de equipes da Semed, das áreas de transportes a coordenadorias educacionais, complementou toda a preparação executada desde o início do ano letivo de 2025. Diante das práticas implementadas do começo à última etapa, a prefeitura celebra o saldo positivo. Cerca de 4.300 alunos de escolas públicas do Município fizeram as provas, atingindo um índice de mais de 90% de participação.
Segundo a secretária da Educação Edna Amorim, a presença em massa no Saeb representa o sentimento de dever cumprido para todos que compõem a pasta. Afinal, segundo a gestora, vários projetos foram inseridos com foco na preparação dos alunos ao longo do ano, como aulões, entrega de material didático complementar, capacitação continuada de professores, uso de tecnologias em sala de aula, entre outros. Com todas essas práticas idealizadas, a expectativa pelo avanço nos indicadores educacionais é alta. “A Educação de Aracaju implementou tudo isso para garantir a aprendizagem dos nossos estudantes, o que com certeza influenciará num bom resultado no Saeb”, destacou Edna Amorim.

Já a diretora do Departamento de Educação Básica da Semed, Osvaldina Ribeiro, atribui também a alta adesão às ações de divulgação, que contemplaram todos os canais de comunicação da prefeitura, e aos trabalhos de conscientização que foram desenvolvidos nas escolas. “Os diretores se sentiram mobilizados e, a partir do momento que eles entenderam o objetivo, compreenderam a importância da avaliação externa; eles reuniram os pais, os professores, a comunidade, para que todos pudessem se envolver e ajudar. Os alunos também estão de parabéns, porque entenderam a relevância desse momento. Nós tivemos mais de 90% de presença, e isso foi fruto de planejamento e um trabalho exitoso”, avaliou Osvaldina Ribeiro.

Saeb
O Saeb é uma das principais ferramentas do Brasil para diagnosticar a qualidade e a evolução do ensino público. O resultado alcançado pelos estudantes dos 5º e 9º anos nas provas de Língua Portuguesa e Matemática compõem, junto com os dados do fluxo escolar, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), essencial para traçar os planos de melhorias. Os alunos do 2º ano fazem provas amostrais de Língua Portuguesa e Matemática, que apesar de não terem os resultados divulgados, servem como diagnóstico das redes de todo o país e como subsídio para políticas públicas voltadas à alfabetização.
Fonte, Agência Aracaju de Notícias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Prefeitura de Aracaju recapeou 175 logradouros em 10 meses Obras e Urbanização

    Entre janeiro e outubro deste ano, a Prefeitura de Aracaju, [...]

  • Bloco da Prevenção levará informação e alegria ao Pré-Caju 2025

    Com o objetivo de promover a prevenção das Infecções Sexualmente [...]

  • UFS é reconhecida com quatro Selos ODS Sergipe 2025 por iniciativas voltadas ao desenvolvimento sustentável

    Além do reconhecimento pelo Programa Pibiti, a Universidade Federal de [...]

  • Tendência na harmonização orofacial: naturalidade e segurança ganham espaço nos consultórios

    Nos últimos anos a área da harmonização orofacial (HOF) tem [...]

  • Agente de viagens Carol Asencio conhece novas suítes exclusivas do Iberostar Waves Bahia a convite da rede

    A agente de viagens Carol Asencio, da BeFly Travel Aracaju, [...]