Parece que a política brasileira está passando por uma nova transformação ainda em meio à polarização que persiste entre petistas e bolsonaristas. Há anos o nome que sempre figurou entre os que poderiam compor uma “terceira via” para o País é o ex-ministro Ciro Gomes, que sem conexão com o PT e com o governo Lula, e desiludido com os rumos do Brasil sob a gestão da Esquerda, deve assinar sua filiação no PSDB, ainda esta semana para disputar o governo do Ceará no próximo ano.

Pela capacidade de raciocínio, pela coragem dos posicionamentos e pelo conhecimento da administração pública nacional, Ciro sempre será um pré-candidato à presidência da República com extremo potencial, mas ele atendeu aos apelos dos “caciques tucanos” do Ceará para se filiar e disputar o governo do seu Estado pela legenda, que já comandou o País por anos. A filiação representa um “retorno” ao ninho tucano. Na década de 90, Ciro filiou-se, disputou e venceu o governo cearense.

Sua filiação fortalece o PSDB no País como um todo, considerando que a legenda vinha perdendo “quadros importantes” com o passar dos anos, sem contar que vinha perdendo representatividade no Congresso Nacional, passando a atuar como “coadjuvante” no cenário político brasileiro. Ciro representa uma “ameaça” à hegemonia do PT e da Esquerda no governo do Ceará e pode simbolizar em uma “guinada” à direita dentro do Nordeste, que historicamente prevalece votando em Lula e em seus aliados.

Os tucanos se animam porque já vislumbram um novo “fôlego” para o partido com o possível retorno de Aécio Neves para a presidência nacional do PSDB, em breve. É a retomada do protagonismo de uma das legendas mais importantes do País. A filiação de Ciro Gomes, além de fortalecer as bases do partido com novas filiações e fortalecimento da militância, também recoloca a legenda como alternativa para disputas regionais, em vários Estados, e em Sergipe não deverá ser diferente.

Por aqui, considerando o cenário atual e as questões políticas entre situação e oposição, o principal nome para ir para o embate contra a reeleição do governador Fábio Mitidieri (PSD) é o prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL), mas como ele encontra-se inelegível, temporariamente, e se a prefeita de Aracaju, Emília Corrêa (PL) permanecer no cargo, o principal nome que surge para a disputa é justamente o ex-senador Eduardo Amorim (PSDB), que é pré-candidato ao Senado.

Mas se a filiação de Ciro Gomes no PSDB realmente “virar uma tendência” no País, certamente que os tucanos irão se fortalecer em todo o País, inclusive em Sergipe, e para uma legenda que vinha esquecida até então, além de fortalecer a oposição ao governo Lula, também fortalece a oposição no Estado. O retorno de Ciro Gomes, a volta de Aécio Neves para o Diretório Nacional e um nome competitivo para a presidência da República formam um cenário totalmente favorável para Eduardo Amorim.

Está mais do que claro que, pelo menos em Sergipe, não teremos uma eleição de “W.O.” e, para se reeleger, o governador Fábio Mitidieri terá que mostrar muito trabalho até meados do próximo ano. Médico, ex-deputado federal e ex-senador, com a experiência de já ter disputado o governo do Estado, Eduardo Amorim parece sem chances, mas não custa lembrar que foi assim que Emília Corrêa chegou à PMA, subestimada por todos, mas conectada com o povo. De repente, vem uma “surpresa” em 2026…

Por Habacuque Villacorte da equipe CinformOnline

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Enfrentamento ao Trabalho Infantil em Shoppings Center: um compromisso coletivo

    O trabalho infantil em espaços comerciais, como os shopping centers, [...]

  • Pesquisadores brasileiros criam teste rápido para bebidas adulteradas

    Em meio a uma onda de casos de intoxicação por metanol devido [...]

  • II Corrida dos Servidores se consolida como marco de celebração ao funcionalismo público em Sergipe

    Mais importante que conquistar um lugar no pódio, o cuidado [...]

  • Alese concede Medalha da Ordem do Mérito Parlamentar ao Dr. Wagner Bravo

    Em Sessão Especial realizada no plenário da Assembleia Legislativa de [...]

  • Milhares de fiéis participam da 67ª Peregrinação de Nossa Senhora Divina Pastora

    A 67ª edição da peregrinação ao município de Divina Pastora [...]