O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou da inauguração da nova fábrica de veículos elétricos e híbridos da BYD Brasil, em Camaçari, na Bahia, nesta quinta-feira (9/10). A cerimônia é um marco do início da produção nacional da empresa chinesa e consolida o país como polo estratégico da companhia na América Latina, em alinhamento com o programa Nova Indústria Brasil (NIB), do Governo do Brasil.

A nova planta nasce com a promessa de expansão, geração de milhares de empregos diretos e indiretos, incentivo à economia local, fortalecimento da cadeia produtiva nacional e símbolo de inovação. Durante o evento, foi apresentado o primeiro híbrido plugin flex do mundo. O sistema foi projetado especialmente para o Brasil, numa tecnologia desenvolvida em cooperação entre brasileiros e chineses, feita para funcionar com qualquer proporção de etanol e gasolina, além da bateria elétrica recarregável.

Essa fábrica representa a recuperação da dignidade do povo de Camaçari e do povo baiano. Isso é soberania e dignidade”, afirmou o presidente Lula, lembrando que a BYD apostou em ocupar o espaço deixado pela saída da Ford da região.

“E quero dizer aos donos da Ford que foram embora que a gente lamentou vocês saírem, mas como Deus escreve certo por linhas tortas, o que veio para o Brasil será melhor. Não temos preferência por países. O que queremos é uma relação civilizada com o mundo, por isso defendemos o multilateralismo”, afirmou o presidente.

TRABALHADORES — Desde o início de outubro, 350 trabalhadores foram contratados. A previsão é de alcançar 1,8 mil até o fim do mês e 2 mil nas semanas seguintes. Em pleno funcionamento, o complexo terá potencial estimado de 20 mil empregos, entre diretos e indiretos, incluindo funcionários, prestadores de serviço e fornecedores.

DIGNIDADE – Lula destacou o significado da nova fábrica para os trabalhadores e suas famílias. “A vinda dessa empresa me traz orgulho, porque sei o que é ser trabalhador e ficar desempregado. Sei o que é um homem ou uma mulher levantar de manhã e não ter o que fazer”, relatou. O líder brasileiro reforçou, ainda, a importância do trabalho para a completa cidadania. “É a certeza de que no fim do mês você receberá o salário merecido, que dá a você o direito de andar de cabeça erguida”, concluiu.

INVESTIMENTO — O empreendimento em Camaçari recebeu investimento de R$ 5,5 bilhões e foi projetado para ser o maior complexo industrial da empresa fora da Ásia. A nova planta tem capacidade inicial para produzir 150 mil veículos por ano e 300 mil em uma segunda etapa.

NOVA INDÚSTRIA — Vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin destacou que a instalação é um marco para o projeto de desenvolvimento do país em moldes sustentáveis. “A BYD vem ao encontro da Nova Indústria Brasil. Uma indústria inovadora na vanguarda da eletrificação, uma indústria verde porque descarboniza, competitiva e exportadora. Daqui vão sair veículos para o mundo todo, em especial para nossa região”, afirmou.

LÍDER — O presidente global da BYD, Wang Chuanfu, enfatizou que o Brasil é o cenário ideal para o investimento da empresa na América Latina. “O Brasil tem vantagens únicas e abundantes de energia limpa, uma sociedade aberta e plural, cidadãos dispostos a abraçar novas tecnologias. Além disso, o governo lançou a Nova Indústria Brasil, focada na inovação e na transição verde, o que cria condições ideais. O Brasil é líder na transformação verde”, disse Chuanfu. “Acreditamos que vamos ajudar o Brasil a acelerar a transição energética, criar novas indústrias e novos empregos”.

ÁREA — A planta de Camaçari abriga uma das mais modernas estruturas fabris automotivas da América Latina, com 4,6 milhões de metros quadrados de área. A linha de produção mista permite a fabricação simultânea de modelos híbridos e 100% elétricos. A partir de 2026, a produção será nacionalizada, com etapas como estamparia, soldagem e pintura, além de um maior índice de componentes fabricados no país.

PARCERIA — A força da parceria entre os dois países foi ressaltada pelo embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao. “Sob a liderança do presidente Xi Jinping e do presidente Lula, as relações de China e Brasil estão na melhor fase histórica. A cooperação no campo das energias limpas é elemento fundamental da sinergia entre as estratégias dos dois países. Nossos planos são altamente compatíveis”, disse.

OBRAS — As obras foram iniciadas em março de 2024. A primeira das 26 instalações do complexo está em operação e os primeiros veículos montados na unidade já começam a ser distribuídos para a rede de concessionárias. Alinhado às metas de transição energética do país, o complexo obteve certificação internacional I-REC, que atesta que 100% da energia elétrica consumida vem de fontes limpas e renováveis.

CONFIANÇA — A certificação reforça o compromisso do Brasil com a migração para uma economia de baixo carbono, o que foi avaliado como um dos motivos para a opção da empresa chinesa pelo Brasil, como relatou Alexandre Baldy, vice-presidente sênior da BYD Brasil. “O que nos moveu foi a confiança no potencial desse país e em seu povo extremamente antenado com a tecnologia, em sua força produtiva e em sua capacidade de liderar a transição para uma nova era da indústria automobilística”, pontuou.

COM OS BRASILEIROS – Em outra frente, a visão de futuro e o investimento na capacitação de brasileiros para o novo mercado estão no foco tanto do Governo do Brasil, com o anúncio da criação de 100 institutos federais na atual gestão, como também na perspectiva dos chineses, como explicou Stella Li, vice-presidente Executiva Global da BYD e CEO das Américas. “Hoje celebramos a chegada de uma nova era para a indústria automotiva brasileira. Não apenas de carros elétricos, mas de carros inteligentes, do futuro, construídos por brasileiros, por baianos. Cinco grupos de funcionários brasileiros já viajaram à China para receber treinamento e outros irão e retornarão prontos para treinar novas gerações. O sonho apenas começou, estejam preparados para mais”, afirmou.

POTENCIALIDADE – O ministro da Casa Civil, Rui Costa, endossou a confiança na força de trabalho local, com o anúncio do aumento da produção nacional, como baterias e autopeças. “Vocês verão que esse povo transformará a fábrica em uma das unidades mais produtivas da BYD. O povo baiano vai agarrar a oportunidade. Hoje foi anunciada a duplicação desse projeto, a produção de baterias, de autopeças. Quero convidar vocês para continuarem a acreditar”, disse o ministro.

ALIANÇA – Para o prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, a chegada da fábrica representa uma aliança efetiva com a população. “Estamos preparados para trabalhar em parceria com a BYD e trazer novos investimentos. Hoje damos o primeiro e decisivo passo rumo a um novo horizonte na direção de um novo modelo de desenvolvimento, que gera empregos, movimenta a economia e respeita o meio ambiente”, destacou.

ESPERANÇA — Para quem vive na cidade, a chegada da fábrica já é sinônimo de transformação. Danilo Alves, recém-contratado como inspetor de qualidade, compartilhou a esperança. “Quando a BYD chegou a Camaçari foi uma grande oportunidade. Não só o meu sonho foi realizado. Foi o meu, dos meus filhos, da minha esposa e da minha família”, comemorou. Como relatou a representante do setor comercial, Juranildes Araújo, o otimismo se espalha pela cidade. “Quando vem uma indústria como essa a tendência do comércio é se desenvolver, porque começa a fornecer. Tem a parte de restaurantes, o turismo melhora e você gera mais empregos não só diretos, mas indiretos”.

EM TERRITÓRIO NACIONAL — Presente no Brasil há mais de uma década, a empresa tem outros investimentos no país, com unidades de produção em Campinas (SP) e Manaus (AM). Desde 2022, são mais de 170 mil veículos elétricos e híbridos comercializados no país. A expansão é acompanhada pelo crescimento da rede de concessionárias, que já supera 200 em todos os estados e tem a meta de chegar a 250 nos próximos meses.

Fonte, Agência Gov

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Ancelotti classifica goleada como bom início de trajetória para Copa

    O italiano Carlo Ancelotti afirmou que o Brasil teve um [...]

  • Consórcio Metropolitano aprova por unanimidade propostas da prefeita Emília para o Enem e o FASC

    A prefeita de Aracaju e presidente do Consórcio Metropolitano, Emília [...]

  • Sergipe institui Semana Estadual de Segurança e Saúde nas Escolas

    O Governo de Sergipe sancionou a Lei nº 8.764, de 9 [...]

  • BYD inaugura em Camaçari polo estratégico da empresa na América Latina: ‘Brasil tem vantagens únicas’

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou da inauguração [...]

  • Último aulão preparatório para o Enem acontece neste sábado, 11

    A Secretaria de Estado da Educação (Seed), por meio do [...]