
Aracaju será destaque no Connected Smart Cities 2025, que acontece entre os dias 23 e 25 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo. A prefeita Emília Corrêa e o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Dilermando Júnior, participam do encontro que reúne especialistas, autoridades e empresas para debater soluções de mobilidade, sustentabilidade e inovação para cidades inteligentes em todo o país.
Durante o evento, o secretário Dilermando Júnior apresentará o painel “Drones em serviços públicos: Vigilância, logística e emergências” sobre a experiência pioneira de Aracaju com o uso de drones na logística urbana, que colocou a capital sergipana na vanguarda dessa tecnologia. Em parceria com o iFood e a empresa Speedbird Aero, Aracaju foi a primeira cidade do Nordeste a contar com entregas aéreas, ligando a capital à Barra dos Coqueiros por meio de um trajeto de 2,8 km realizado em apenas cinco a seis minutos. Por via terrestre, esse mesmo deslocamento pode levar entre 25 e 55 minutos.
A iniciativa trouxe benefícios como a agilidade nas entregas, o aumento da área de cobertura para os restaurantes e a sustentabilidade, já que o modal não poluente contribui para a redução das emissões de carbono. Agora, a gestão trabalha nos estudos para a implantação de sete novos pontos de droneports, que devem ampliar ainda mais a utilização da tecnologia.
“O uso de drones para entregas mostra o quanto estamos avançando em inovação e buscando soluções que impactem diretamente a vida do cidadão. Esse pioneirismo é fruto de um trabalho estratégico da gestão da prefeita Emília Corrêa, que coloca Aracaju em evidência no cenário nacional de cidades inteligentes”, destacou o secretário.
O Connected Smart Cities 2025 é o maior evento do Brasil dedicado ao desenvolvimento de cidades inteligentes, mobilidade urbana e inovação. Reunindo autoridades, especialistas e empresas, o encontro promove debates, painéis e cases de sucesso que apontam caminhos para transformar as cidades em ambientes mais sustentáveis, inclusivos e conectados.