
O Centro de Hemodinâmica Dr. José Augusto Soares Barreto do Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), moderno serviço de Alta Complexidade Cardiovascular estadual, passa a disponibilizar acompanhamento médico contínuo aos pacientes que já realizaram procedimentos no serviço, como é o caso do implante de marca-passo definitivo. Os atendimentos são realizados no Ambulatório de Retorno da unidade hospitalar.
Além da avaliação pós-operatória, os pacientes realizarão consultas de seguimento, garantindo uma assistência ainda mais qualificada e a continuidade do tratamento. “É um acompanhamento muito importante para os pacientes porque permitirá que tenhamos um bom resultado nesses procedimentos”, destacou a cirurgiã Cardiovascular, Leila Nogueira.
“O marca-passo, dispositivo implantado que ajuda a controlar a arritmia do coração, funcionará para o resto da vida do paciente mas, ele precisa de ajustes e cuidados importantes depois da cirurgia. Então, este acompanhamento é voltado, tanto para avaliação pós-operatória, quanto ao funcionamento e regulação do aparelho para não ter nenhum tipo de intercorrência e o coração funcionar 100%. Os pacientes têm uma vida normal e saudável”, acrescentou a médica da Hemodinâmica.
Após a primeira avaliação, os pacientes passarão por consultas a cada seis meses para fazer novas medidas e monitoramento do aparelho. “Estou muito feliz. Minha recuperação foi boa. Vim ao médico e agora vou retomar a fazer o que gosto. Agora é seguir minha vida normalmente. Fui muito bem tratado, muito bem acolhido, minhas filhas também. Só tenho que agradecer a todos que, de uma forma ou de outra, me ajudaram nesse processo. Muito obrigado”, comentou o escritor Benício Bispo, 82 anos, primeiro paciente a implantar o marca-passo na Hemodinâmica.
Em pouco mais de um mês já foram realizados nove implantes de marca-passo no Centro de Hemodinâmica do Huse. “Meu pai deixou uma família na Hemodinâmica do Huse. Ele recebeu alta hospitalar no último dia 7 e estamos muito felizes. Ele nasceu de novo, aos 89 anos, com o coração novo. Sempre que íamos para casa após a visita, sabíamos que ele estaria em boas mãos. Só temos que agradecer a toda equipe, desde ao pessoal que faz a limpeza aos médicos. Ele foi muito bem cuidado”, salientou Denize dos Santos, filha do paciente Genesio Bispo, submetido ao implante de marca-passo.
Assistência multidisciplinar
Em pouco mais de três meses já foram realizados, no Centro de Hemodinâmica do Huse, mais de 600 procedimentos voltados à linha de cuidado cardiovascular, garantindo avanços significativos para a saúde pública estadual. A atuação conjunta de uma equipe multidisciplinar, formada por médicos, enfermeiros, técnicos de radiologia, farmacêuticos, instrumentadores cirúrgicos, assistentes sociais e anestesistas, possibilita uma assistência ainda mais humanizada em todo o serviço.
Fonte, Secom – Estado.