
A Guarda Municipal de Aracaju (GMA), vinculada à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), segue se destacando como promotora de direitos e cidadania por meio da qualificação constante de seus integrantes e da troca de conhecimentos com instituições de todo o país.
O supervisor Saulo Barbosa Santiago, da Coordenadoria de Formação e Aperfeiçoamento (CFA) da GMA, ministrou na cidade de Amparo, em São Paulo, a capacitação “Neurodivergência e Segurança Pública”, destinada aos guardas civis municipais das cidades paulistas de Amparo e Campinas.
Com 13 anos de atuação na GMA, Saulo Santiago é filósofo, graduando em Psicologia, pessoa com autismo e reconhecido pela trajetória profissional e notório domínio sobre o tema. A formação aborda como lidar, abordar e conduzir ocorrências que envolvem pessoas neurodivergentes, trazendo reflexões sobre direitos, inclusão e práticas seguras.
“A Guarda de Aracaju instruindo guardiões no estado de São Paulo é algo muito importante e interessante. A neurodivergência é um tema atual que necessita de conhecimento. A cada dia nos deparamos com mais pessoas diagnosticadas, crianças e adultos. É fundamental que todos sejam tratados com o devido respeito”, destacou Santiago.
O comandante da Guarda Civil Municipal de Amparo, Maurício Soares de Campos, ressaltou o impacto da iniciativa: “Essa capacitação fortalece nosso efetivo e amplia a sensibilidade da segurança pública diante de situações que exigem preparo técnico e humano. Receber a experiência da Guarda de Aracaju é motivo de grande aprendizado para nós”.
Já o comandante-geral da Guarda Municipal de Aracaju, subinspetor Ricardo Silva, destacou o papel protagonista da instituição aracajuana no debate nacional: “A formação continuada é uma marca da nossa gestão. Ver um guarda de Aracaju levar sua experiência para outro estado, em um tema tão atual e necessário como a neurodivergência, nos enche de orgulho. É a segurança pública se consolidando também como promotora de direitos”.
O evento realizado em Amparo tem como objetivo promover conscientização, inclusão e o debate sobre os desafios relacionados às neurodivergências no contexto da segurança pública, reforçando o compromisso das guardas municipais com um atendimento mais humano, empático e eficiente.
Com ações como essa, a Guarda Municipal de Aracaju se posiciona em espaço de protagonismo nacional ao unir conhecimento, respeito e cidadania na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.
Fonte, Agência Aracaju de Notícias.