Na manhã da segunda-feira, 8, a presidente da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), Melissa Rollemberg, recebeu representantes da Universidade Tiradentes (Unit) para tratar de possíveis parcerias voltadas ao avanço da qualificação profissional em Aracaju. Participaram do encontro o diretor de Relações Institucionais do Grupo Tiradentes, professor Valter Joviniano de Santana Filho, o coordenador do Centro de Formação Profissional da Unit, professor Artur André Martines Campos, além de gestores da Fundat.

De acordo com a presidente da Fundat, a aproximação entre a instituição e a universidade é um passo importante para preparar a população para os novos cenários econômicos que se desenham no estado. “Este é um momento importante da visita da Unit à Fundat, considerando uma possível parceria para cursos profissionalizantes que possam atender ao mercado que surgirá com o setor de óleo e gás. Queremos construir uma sociedade capaz de sobreviver de forma digna, com profissionalização crescente e assertiva. É fundamental essa aproximação entre o poder público e a iniciativa privada, sempre no sentido de beneficiar a sociedade”, destacou Melissa Rollemberg.

O encontro foi marcado pelo alinhamento de objetivos e pela busca em criar um elo entre ensino, inovação e empregabilidade. Nesse contexto, a Universidade Tiradentes reforçou seu compromisso de atuar como parceira estratégica para ampliar oportunidades. “Estamos aqui na Fundat para discutir ações de parceria entre a Universidade Tiradentes e a Fundação, especialmente com o novo curso de formação profissional. Queremos qualificar a população aracajuana para que as oportunidades que estão chegando ao mercado sejam aproveitadas por quem mais precisa. Nosso papel, enquanto universidade, é formar e transformar vidas por meio da educação”, afirmou o professor Valter Santana.

O professor Artur Campos também ressaltou a relevância do diálogo e da colaboração institucional.

“O Centro de Formação Profissional é uma nova iniciativa da Unit, focada em atender às demandas do mercado de trabalho, sobretudo diante do ressurgimento do setor de petróleo e gás no estado. Essa visita à Fundat é essencial para ampliarmos a capilaridade dos cursos que iremos ofertar, sempre com o propósito de promover mudança social e melhoria na qualidade de vida da população”, pontuou.

Para a diretora de Formação e Qualificação Profissional (Dirfop), Ana Rita Neiva, a reunião representou uma oportunidade de unir esforços para atender lacunas existentes no mercado.

“Hoje estivemos reunidos com os professores Valter e Artur, da Unit, com a proposta de um projeto voltado à criação de um Centro de Formação Profissional. A ideia é oferecer cursos técnicos e profissionalizantes em áreas com grande carência de mão de obra qualificada, levando essas formações às comunidades por meio das nossas unidades de qualificação profissional”, explicou.

A parceria entre a Fundat e a Unit representa um avanço significativo no fortalecimento da educação profissional e tecnológica em Aracaju. A iniciativa, liderada pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundat, busca ampliar oportunidades, preparar trabalhadores para novos desafios do mercado e fomentar a empregabilidade. Fundat dá qualificação ao emprego e à geração de renda.

Fonte, Agência Aracaju de Notícias.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Após ação do MPT-SE, Município de Aracaju firma acordo para contratar jovens aprendizes

    Assinatura do termo de conciliação aconteceu na sala da presidência [...]

  • GACC realiza campanha ‘De Olho nos Olhinhos e faz alerta contra tumor ocular no Shopping Prêmio

    Dentro da programação do Setembro Dourado que alerta a prevenção [...]

  • Ricardo Marques defende: “Zona de Expansão é de Aracaju”

    O vice-prefeito de Aracaju, Ricardo Marques, reforçou nesta terça-feira (9) [...]

  • PODE: Contribuintes de Aracaju têm uma semana para regularizar pendências com o município

    Os contribuintes aracajuanos têm até a próxima terça-feira, 16 de [...]

  • Intercambistas do programa Sergipe no Mundo iniciam aulas no Canadá e nos Estados Unidos

    Os 20 estudantes da rede pública estadual de ensino que formam [...]