
A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria da Comunicação Social (Secom), realizou nesta segunda-feira, 18, o primeiro Workshop de Comunicação Pública e Inovação (ComuInova), direcionado a servidores das secretarias e órgãos vinculados. Com apoio da Escola de Governo, a iniciativa visa capacitar os profissionais que atuam na comunicação da Prefeitura, aprimorando as estratégias de divulgação, ampliando o alcance das informações e promovendo uma troca de experiências entre diferentes setores da administração municipal. Na ocasião, a gestão municipal também lançou o curso de Mídia Training para gestores.
Falando da sua relação com a comunicação, a prefeita Emília Corrêa, que também é radialista, destacou que a iniciativa dialoga diretamente com os avanços da gestão. “É muito importante destacar que nós, como prefeitura e como prefeita, somos privilegiados por participar de uma história que está sendo construída”, frisou a gestora. “São vocês que escrevem essa história, e tudo o que produzem tem grande relevância. Iniciativas como esta são investimentos que refletem diretamente na população, e também na vida profissional de cada servidor. O que mais queremos é entrega. E a entrega também começa pela comunicação”, disse.
O vice-prefeito e secretário da Secom, Ricardo Marques, destacou a gestão municipal. “O nosso objetivo aqui é o aprimoramento, tornar a comunicação institucional mais acessível, mais acolhedora e capaz de chegar com maior assertividade ao nosso público, que é a população de Aracaju. Para isso, é fundamental que todos que fazem parte da Secretaria da Comunicação e das Ascoms da prefeitura tenham o mesmo pensamento e estejam alinhados. Hoje trouxemos palestrantes justamente para possibilitar a troca de experiências e o aprendizado. Trata-se de um investimento para o aprimoramento da nossa comunicação, para que ela seja mais efetiva, mais transparente e consiga dialogar melhor, tanto internamente quanto, sobretudo, com o nosso público, que é a sociedade, que é o povo”.
Os profissionais da comunicação serão certificados pela Escola de Governo de Aracaju. A coordenadora da instituição, Deise Lima, destacou a relevância do workshop. “Mais uma vez estamos aqui para reafirmar a importância de, periodicamente, reunirmos os servidores para alinharmos a nossa linguagem de serviço dentro da Prefeitura. A capacitação, os treinamentos e os encontros têm exatamente esse propósito. Um encontro de comunicação é, antes de tudo, um encontro de pessoas”, afirmou.
Comunicação e alinhamento
O workshop abordou temas estratégicos, como Comunicação Pública, Redes Sociais e o uso da Inteligência Artificial (IA) na produção e gestão de conteúdo. A abertura dos trabalhos ficou por conta da jornalista Maíra Bittencourt, superintendente de Comunicação da Universidade Federal de Sergipe (UFS), que apresentou a palestra “Desafios e Tendências na Comunicação Pública”. Em seguida, o publicitário Paulo Vitor Bispo, conhecido como PV Bispo e coordenador de Comunicação Digital da Prefeitura de Aracaju, falou sobre o “Uso Estratégico das Redes Sociais na Comunicação Pública”. No período da tarde, os servidores participarão da oficina “Inteligência Artificial na Comunicação”, conduzida pelo jornalista Marcolino Joe.
A secretária-adjunta da Secom de Aracaju, Gleice Queiroz, destacou que a iniciativa busca reforçar o alinhamento. “O workshop faz parte do planejamento estratégico da gestão da prefeita Emília Corrêa para os próximos quatro anos. Conseguimos tirá-lo do papel já nos primeiros oito meses, porque a comunicação é uma das prioridades dessa gestão. É uma comunicação que busca estar mais próxima da população e que precisa chegar de forma alinhada. É uma ação contínua. Depois dele, ainda ao longo deste e do próximo ano, teremos oficinas específicas para produção de texto, redes sociais e gerenciamento de crises. É um ciclo que projeta uma vida longa para os próximos quatro anos da comunicação. Esse movimento faz com que as equipes estejam mais alinhadas, mais próximas, dialogando e se comunicando entre si”, destacou.
Para a assessora de comunicação da Secretaria Municipal da Cultura de Aracaju, Luciana Gonçalves, o momento é fundamental para a qualificação das equipes. “São cerca de 160 profissionais atuando na gestão pública da Prefeitura, e todos estamos nos capacitando, aprendendo e conhecendo cases de sucesso. Um exemplo é a participação desse profissional que veio das mídias sociais da Prefeitura de Salvador, para que possamos observar, aprender diretamente da fonte o que vem acontecendo no Brasil e no mundo, e trazer essa experiência para a nossa realidade. O objetivo é construir, de fato, uma gestão de comunicação governamental do jeito que deve ser: alinhada aos princípios que a Prefeitura de Aracaju estabelece para a sua comunicação”, destacou.
Outro assessor de comunicação que elogiou a iniciativa foi Felipe Martins, responsável pela Ascom da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semde). “É uma ação muito positiva da Secretaria de Comunicação e da Prefeitura, trazendo à pauta temas relevantes como comunicação pública, redes sociais e inteligência artificial”, afirmou. “A IA e as redes sociais são vertentes que se complementam e podem ganhar ainda mais força quando o comunicador sabe trabalhar as duas de forma integrada. Juntas, a inteligência artificial e as redes sociais permitem alcançar grande visibilidade e contribuir de maneira significativa para a comunicação”, concluiu.
Presenças
Estiveram presentes na abertura do workshop os secretários Itamar Bezerra, de Governo (Segov); Sérgio Guimarães, da Infraestrutura (Seminfra); Edna Amorim, da Educação (Semed); Elaine Oliveira, do Respeito às Políticas para as Mulheres (SerMulher); Dilermando Júnior, do Desenvolvimento Econômico e da Inovação (Semde); Simone Valadares, da Família e da Assistência Social (Semfas); Paulo Corrêa, da Cultura (Secult Aju); Thyago Silva, do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog); além do comandante da Guarda Municipal de Aracaju, Ricardo Silva, e a presidente da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho, Melissa Rollemberg.
Fonte, Agência Aracaju de Notícias