O Instituto de Previdência do Estado de Sergipe (Ipesaúde) vem ampliando sua atuação na área da Angiologia e Cirurgia Vascular para atender uma demanda crescente de doenças circulatórias. Sob a coordenação do cirurgião vascular e angiologista Carlos Eduardo Nunes, o serviço oferece desde atendimentos de rotina até procedimentos de alta complexidade.

“No nosso ambulatório atendemos todos os pacientes do Ipesaúde com diversas doenças vasculares. A patologia de maior prevalência é a insuficiência venosa crônica, popularmente conhecida como varizes, mas também acompanhamos pacientes renais e oncológicos, providenciando acessos para hemodiálise e quimioterapia”, explicou o coordenador.

Segundo o especialista, a insuficiência venosa crônica acomete prioritariamente mulheres, por questões hormonais, e causa sintomas como peso, cansaço e queimação nas pernas, que tendem a piorar no final do dia. “Aqui conseguimos fazer o diagnóstico, o estadiamento da doença e definir o melhor tratamento, seja clínico, com escleroterapia por espuma, ou cirúrgico. Dispomos de exames doppler de alta qualidade para dar precisão ao diagnóstico e oferecer resultados duradouros”, ressaltou Carlos Eduardo.

O serviço também abrange tratamentos mais complexos, como aneurismas da aorta e periféricos. “Já realizamos este ano procedimentos bem-sucedidos em quatro pacientes com aneurisma de aorta. São casos graves, mas que conseguimos resolver com segurança”, informou o angiologista.

Outra área em destaque é a embolização de miomas uterinos, feita em parceria com a Ginecologia. “É uma alternativa à histerectomia para mulheres com miomas sintomáticos. Sempre avaliamos em conjunto com a equipe de Ginecologia para oferecer a opção menos invasiva, preservando o útero”, explicou.

Serviço especializado

A equipe do Serviço de Angiologia conta com vários especialistas, divididos por áreas de afinidade, em uma divisão que permite dar atenção total a cada paciente. O setor também acompanha o envelhecimento populacional e o impacto de doenças como hipertensão, colesterol alto e diabetes no sistema circulatório.

“A angiologia e a cirurgia vascular estão cada vez mais presentes na vida das pessoas. Tratamos desde casos simples até complicações graves, prevenindo desfechos como o AVC isquêmico. Nosso objetivo é oferecer um atendimento humano, resolutivo e alinhado às melhores práticas”, concluiu o coordenador.

Fonte, Secom – Estado.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Indústria brasileira terá programa nacional para cuidar da saúde mental dos trabalhadores

    O Serviço Social da Indústria (SESI), o Conselho Nacional do [...]

  • Ipesaúde fortalece Serviço de Angiologia com ampliação de atendimentos a doenças circulatórias

    O Instituto de Previdência do Estado de Sergipe (Ipesaúde) vem [...]

  • INSS terá programa de bônus para reduzir filas e agilizar perícias

    O Senado aprovou, na terça-feira (12), a Medida Provisória 1.296/2025, [...]

  • Deputados participarão do “Sergipe é Aqui” em Graccho Cardoso

    A Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) será mais uma vez [...]

  • Estimativa de julho do IBGE aponta safra recorde em 2025, com alta de 16,3%

    O Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), divulgado nesta quinta-feira [...]