Microempreendedores Individuais (MEIs) e empresas optantes pelo Simples Nacional já podem escolher, com mais liberdade, o número de parcelas para quitar seus débitos com a Receita Federal. A novidade foi implementada no início de agosto e está disponível tanto no Portal do Simples Nacional quanto no Centro Virtual de Atendimento (e-CAC).

Desenvolvida pelo Serpro para a Receita Federal do Brasil (RFB), a nova funcionalidade do sistema de parcelamentos ordinário permite ao contribuinte simular diferentes opções de pagamento, com até 60 prestações, e optar por aquela que melhor se encaixa no seu planejamento financeiro. Os valores mínimos seguem definidos em R$ 50 para MEIs e R$ 300 para empresas do Simples Nacional.

De acordo com a Receita Federal, a medida representa um avanço na gestão financeira dos pequenos negócios, ao proporcionar maior previsibilidade no fluxo de caixa e facilitar o cumprimento das obrigações fiscais. Ao permitir maior personalização nos planos de pagamento, a solução reduz o risco de inadimplência e aumenta a efetividade da cobrança, promovendo um ambiente mais equilibrado para a gestão fiscal do país.

Justiça e eficiência tributária

Para Ariadne Fonseca, diretora de Negócios Econômico-Fazendários do Serpro, além de promover um melhor planejamento financeiro com as opções de parcelamento, a melhoria também pode gerar economia para o contribuinte, caso opte por quitar o débito em menos tempo e com menor incidência de juros.

“Nossa missão é usar a tecnologia como aliada da cidadania. Essa funcionalidade nasce desse propósito: dar mais autonomia ao contribuinte e tornar o sistema mais justo, eficiente e acessível. É um exemplo concreto de como a inovação pode contribuir para a sustentabilidade das contas públicas e para o fortalecimento do ambiente de negócios do país”, avalia Ariadne.

Acesse agora o Portal do Simples Nacional e o Centro Virtual de Atendimento (e-CAC) da Receita Federal e conheça essa funcionalidade que amplia a praticidade e a digitalização dos serviços oferecidos pela RFB.

 

Agência Gov | Via Serpro

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Hospital do Câncer de Sergipe inicia atendimento ambulatorial de cabeça e pescoço e amplia assistência especializada

    O Hospital do Câncer de Sergipe Governador Marcelo Déda Chagas [...]

  • Educação amplia capacidade de 14 institutos federais e expande oferta em até 5.600 vagas

    O Governo do Brasil, por meio do Ministério da Educação [...]

  • Cliente Banese Card pode pagar o IPVA 2026 em até 12 vezes

    Os proprietários de veículos em Sergipe que são clientes Banese [...]

  • Mesa de Negociação: gestão municipal promove reunião para diálogo com sindicatos

    A Prefeitura de Aracaju realizou, na última sexta-feira, 27, mais [...]

  • Brasil tem recorde de 66,8% dos trabalhadores na previdência social

    No trimestre encerrado em fevereiro, o Brasil atingiu o patamar recorde [...]