O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), e a Energisa assinaram, nesta sexta-feira, 1º, um termo de compromisso para criação da unidade de conservação (UC) Serra da Melancia, no município de Gararu. A iniciativa, inédita em Sergipe, prevê a criação da área de conservação como medida de compensação ambiental no bioma da Caatinga.

Na assinatura do termo de compromisso, a secretária do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas, Deborah Menezes Dias, destacou o caráter inovador da medida. “Pela primeira vez em Sergipe, estamos unindo a necessidade criação de unidades de conservação estaduais com a obrigação da iniciativa privada de cumprir compensações ambientais. Assim, levamos proteção permanente a uma área importante de Caatinga, às margens do rio São Francisco, local de ecoturismo e peregrinação religiosa no Estado”, celebrou a secretária.

A unidade terá 36 hectares e vai ficar localizada às margens do rio São Francisco, no sertão de Sergipe. A gerente de Áreas Protegidas e Florestas da Semac, Valdelice Leite Barreto, explica que a compensação ambiental por reposição florestal pode ser feita por aquisição de áreas e plantio de espécies nativas, mas que esse método tem problemas de efetividade. “O reflorestamento na Caatinga sofre perda de mudas, pela própria característica do bioma e, no futuro, pode sofrer desmatamento”, detalhou. Uma unidade de conservação, explicou ela, uma vez criada, mantém a área permanentemente preservada.

A Energisa será responsável pela aquisição da área e pela construção da sede administrativa da unidade de conservação. Também serão de responsabilidade da concessionária a consulta pública com a comunidade afetada e a elaboração do diagnóstico ambiental e do plano de manejo da área, sob coordenação da equipe técnica da Semac. O prazo para conclusão do projeto é de 12 meses.

“Faz parte do nosso negócio ter que aumentar a capacidade de energia do estado. Então, por isso, infelizmente, nós temos que passar por algumas áreas. É um desafio ambiental, mas participar da criação de uma nova unidade de conservação nos deixa muito felizes. É um ganho para todos: para nós, para o Governo do Estado e para a população em geral. Ficamos satisfeitos com essa parceria e vamos fazer o melhor investimento possível”,  afirmou o presidente da Energisa, Roberto Carlos Currais.

Unidade de Conservação – A Serra da Melancia fica localizada no município de Gararu, no alto sertão sergipano a 150 km da capital, Aracaju. É uma área de Caatinga preservada às margens do Rio São Francisco, que atualmente recebe visitantes para  trilhas de ecoturismo e turismo religioso. Desde 2018, a Semac já havia identificado a potencialidade da área para unidade de conservação, atuando em parceria com a Prefeitura do Município de Gararu, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

 

 

SECOM – SE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Contribuintes de Aracaju podem regularizar dívidas com até 100% de desconto em juros e multas

    A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da [...]

  • TJ acata pedido da PGM Aracaju e suspende decisão do TCE sobre transporte

    O Tribunal de Justiça de Sergipe atendeu ao pedido da [...]

  • Lula diz que vai buscar Brics em busca de ação coordenada sobre tarifaço

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quarta-feira [...]

  • Governo de Sergipe divulga resultados do Índice de Desempenho Escolar em Sergipe 2024

    O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado [...]

  • Carnaval 2026: Sergipanos aumentam procura por destinos internacionais

    Com o encerramento do período festivo de junho e julho, [...]