Com o objetivo de garantir uma comunicação institucional transparente e alinhada, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Comunicação (Secom), promoveu, nesta segunda-feira, 04, na sede da Prefeitura, mais um encontro com os assessores de comunicação das secretarias municipais. A reunião teve como foco principal reforçar a necessidade de padronização e integração das redes sociais de cada pasta com os canais oficiais da Prefeitura.

Durante o encontro, foi destacado que a comunicação digital da gestão vem crescendo de forma orgânica, fruto do trabalho coletivo das equipes envolvidas. O Instagram da Prefeitura, por exemplo, já apresenta resultados expressivos se comparado ao início da administração, reflexo do planejamento e produção de conteúdo.

Para o vice-prefeito e secretário municipal da Comunicação, Ricardo Marques, a unidade na comunicação institucional é essencial para fortalecer a imagem da gestão. “A comunicação da gestão precisa caminhar em sintonia. Nosso objetivo é construir uma linguagem única, com responsabilidade e transparência. Já avançamos bastante, mas ainda temos muito a melhorar. E isso só é possível com a colaboração de todos vocês. Seguimos juntos, com alinhamento e propósito”.

“Nós estamos apenas no oitavo mês dessa gestão, ainda nos reconhecendo como uma criança aprendendo a caminhar. Mas mesmo nesse estágio, precisamos zelar pela integridade da nossa comunicação institucional. Não podemos permitir que cada secretaria caminhe por uma trilha isolada. É preciso unidade, responsabilidade e, acima de tudo, compromisso com a população”, ressaltou o vice-prefeito Ricardo Marques

O coordenador de mídias digitais da Secom, Erick Cerqueira Filho, também destacou o papel das redes sociais como principal meio de diálogo com a população, ressaltando a importância de tornar a linguagem mais acessível e de investir em padronização como estratégia de fortalecimento da comunicação institucional. “A gente sabe que as redes sociais se tornaram a principal fonte de informação para muita gente. Por isso, é essencial que a comunicação da Prefeitura se aproxime da linguagem do dia a dia das pessoas, com leveza, clareza e unidade. A padronização é uma ferramenta estratégica para garantir que essa informação circule de forma eficaz, sem ruídos, e reflita a identidade da gestão”, afirmou.

A busca por esse alinhamento não se limita apenas ao formato dos conteúdos ou à padronização visual, mas também ao respeito à impessoalidade da comunicação pública. Um dos pontos mais enfatizados foi a importância de evitar personalizações excessivas nos conteúdos institucionais, garantindo que o foco permaneça nos serviços prestados pela gestão e não nos gestores.

Outro aspecto abordado foi a responsabilidade com o uso de imagens e dados de cidadãos nas redes sociais. A orientação é que todas as equipes busquem autorização prévia, preferencialmente por escrito, ao registrar e divulgar imagens de pessoas, respeitando a legislação vigente sobre proteção de dados. A reunião também serviu como espaço de escuta para as dúvidas dos profissionais de comunicação. Questões sobre o tom da linguagem, protocolos de resposta ao público nas redes sociais e adequações legais foram tratadas com os coordenadores da Secom.

A supervisora e assessora de comunicação Valéria Oliveira, que atua na Guarda Municipal, falou da relevância da iniciativa. “O evento é de extrema importância, especialmente no momento em que vivemos, com as redes sociais tendo um alcance tão grande quanto os meios tradicionais. Ter essa orientação da Secretaria de Comunicação sobre como cada assessoria deve conduzir o trabalho é fundamental. Esses encontros ajudam a manter um afinamento necessário para que todos sigamos com um discurso só”, pontuou.

Denisson Prado, da equipe de comunicação da Secretaria Municipal da Família e Assistência Social (Semfas) também destacou a importância das reuniões periódicas promovidas pela Secom. “Cada Ascom é formada por pessoas com experiências diferentes, muitas vindas de contextos em que a comunicação era feita de forma distinta. A comunicação pública tem características próprias e esse tipo de alinhamento é essencial para que estejamos cada vez mais sintonizados com a linha da Prefeitura, que é justamente o que se busca”, avaliou.

Fonte, Agência Aracaju de Notícias.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Ferreira Costa registra aumento de 25% na procura por presentes no Dia dos Pais

    A Ferreira Costa já percebe um crescimento significativo nas vendas [...]

  • Clube de Benefícios FideliMed oferta serviços de saúde gratuitos em parceria com Instituto Cencosud

    O Clube de Benefícios em Saúde Fidelimed realizou nesta terça-feira, [...]

  • Após solicitação de Alex Melo, Emsurb faz limpeza da Praça Nivaldo Menezes

    Sempre atento aos problemas do povo, o vereador Alex Melo [...]

  • Vice-prefeito Ricardo Marques discute melhorias no trânsito e transporte público no entorno do Shopping Jardins

    O vice-prefeito de Aracaju, Ricardo Marques, se reuniu nesta segunda-feira [...]

  • Todo o BPC para pessoas com deficiência exigirá avaliação biopsicossocial a partir de março

    A partir de março de 2026, a concessão de benefício [...]