
Celebrado na primeira sexta-feira de agosto — neste ano, no dia 1º —, o Dia Internacional da Cerveja é uma ótima oportunidade para ir além do brinde. A escolha do copo ideal, por exemplo, pode fazer toda a diferença. Entender essa relação entre recipiente e estilo é o que garante uma experiência sensorial completa, com mais aroma, sabor e espuma.
Bruna Nunes – Sommelière de Cervejas e Analista Sensorial do Grupo Petrópolis — maior cervejaria com capital 100% nacional do Brasil —, explica que cada tipo de copo foi pensado para extrair o melhor das características sensoriais da cerveja.
“A escolha do copo influencia diretamente a percepção da bebida. Um bom copo pode acentuar aromas, manter a temperatura ideal e garantir uma espuma mais cremosa. Entender isso é essencial para quem deseja viver uma experiência mais completa com a cerveja”, explica a sommelière do Grupo Petrópolis, Bruna Nunes”.
Confira abaixo as principais combinações entre estilos e copos, com sugestões para aproveitar ainda mais a data:
Taça Tulipa e Pint combinam com aromas intensos e sabores pronunciados
Esses copos valorizam as camadas sensoriais das cervejas Belgian Ales e as Inglesas Pale Ale, IPA’s e Stout. Além disso, permitem boa liberação de aromas sem perder a praticidade no serviço.
A taça tulipa com bojo arredondado e leve estreitamento na borda, favorece a captura dos aromas e mantém a espuma estável, o que valoriza as notas aromáticas de lúpulo, malte e fermentação. Para taça versátil, para Itaipava Premium e 100% malte, Petra Aurum, Petra Bock, Black Princess Gold, Black Princess Miss Blonde e Cacildis são excelentes escolhas.
Já o Pint – clássico dos pubs –, por ser mais reto e funcional, favorece goles generosos e uma experiência sensorial equilibrada. É ideal para consumo casual de cervejas com corpo médio e bom drinkability, como Black Princess APA-82, Black Princess Let’s Hop e Black Princess Back to the Red.
Weizen realça a aparência e acomoda melhor a espuma densa das cervejas à base de trigo
Projetado especificamente para cervejas de trigo, oferece uma experiência sensorial completa — visual, olfativa e gustativa. Seu formato alto e esguio, com a parte superior mais ampla, permite acomodar a espuma densa e abundante típica dessas cervejas. A boca larga facilita a liberação de aromas frutados e condimentados de Petra Weiss Bier e Weltenburger Kloster Dunkel Weiße, por exemplo. Seu formato alongado permite que a cada gole ocorra a homogeneização da cerveja com o fermento acumulado ao fundo, razão da sua aparência turva. A Black Princess Doctor Weiss, estilo Kristall Weizen, cerveja de trigo filtrada, não tem a presença do fermento podendo ser servida no copo Weizen ou na taça Tulipa.