O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) esclarece que não liga da central telefônica 135 para os cidadãos para pedir dados, avisar sobre a necessidade de realização de Prova de Vida ou mesmo para tratar sobre o recebimento de valores descontados indevidamente.

Se receber ligação de alguém se identificando como servidor do INSS e pedindo dados, desconfie e desligue imediatamente.

O telefone 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h, é a central de teleatendimento do INSS e existe para que os cidadãos possam tirar dúvidas e acessar os serviços. Mas ela não realiza ligações para pedir qualquer dado pessoal ou tratar de assuntos como Prova de Vida e ressarcimento de descontos associativos.

Por isso, fique atento caso receba ligação especialmente de números que tentem se passar pela Central 135. Há muitos relatos de tentativas de golpes envolvendo ligações de números tais como “11135”, “00135”, dentre outros. Nesses casos, qualquer semelhança com o 135 não é mera coincidência. É golpe.

Reagendamento é outro telefone

A única situação em que o INSS liga para o segurado é para remarcar, confirmar ou antecipar atendimento (em especial de perícia médica e avaliação social que, por sua vez, são etapas obrigatórias para o recebimento dos benefícios de auxílio por incapacidade e assistenciais).

Nesse caso, o número que o Instituto utiliza é unicamente o (11) 2135-0135 . Importante ressaltar que este número não recebe chamadas e não possui WhatsApp.

Contudo, mesmo nesse caso, o INSS reforça que não solicita dados pessoais como documentos, senhas ou informações bancárias (por telefone ou SMS).

Além do número (11) 2135-0135 que o INSS utiliza para chamadas, há também aquele que utiliza para envio de mensagem SMS — 28041 .

Sempre importante lembrar!

  • Em caso de dúvida sobre a veracidade de ligações ou mensagens, a orientação é desligar e ligar para o 135 .
  • Para acessar os serviços do INSS, basta acessar o Meu INSS (site/aplicativo) ou mesmo ligar para o 135 .
  • E, para obter informações com segurança, acesse os canais oficiais do INSS ou demais páginas do Governo.
Agência Gov | via INSS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Após solicitação de Alex Melo, Emsurb faz limpeza da Praça Nivaldo Menezes

    Sempre atento aos problemas do povo, o vereador Alex Melo [...]

  • Vice-prefeito Ricardo Marques discute melhorias no trânsito e transporte público no entorno do Shopping Jardins

    O vice-prefeito de Aracaju, Ricardo Marques, se reuniu nesta segunda-feira [...]

  • Todo o BPC para pessoas com deficiência exigirá avaliação biopsicossocial a partir de março

    A partir de março de 2026, a concessão de benefício [...]

  • Anvisa proíbe relógio medidor de glicose sem eficácia comprovada

    A Anvisa determinou, nesta segunda-feira (4/8), a proibição do Glicowatch [...]

  • Aracaju estreia no Startup Summit e fortalece presença nacional no ecossistema de inovação

    Pela primeira vez, a Prefeitura de Aracaju marcará presença no [...]