
A Receita Federal passou a exigir que todas as empresas — exceto os Microempreendedores Individuais (MEI) — definam o regime tributário no momento exato da abertura do CNPJ. A medida vale para microempresas, empresas de pequeno porte, além de médias e grandes companhias.
Com a publicação da Nota Técnica nº 181/2025, os novos empreendimentos devem escolher entre os regimes do Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real já no ato de formalização.
Antes da mudança, os empresários tinham até 60 dias após a abertura para tomar essa decisão. Agora, a escolha passa a ser obrigatória desde o início, o que torna o processo mais ágil e totalmente integrado ao Sistema de Registro e Legalização de Empresas (SRLE).
Segundo a Receita, a nova regra tem como objetivo acelerar a emissão de notas fiscais e evitar retrabalho nos sistemas tributários. No caso do Simples Nacional, por exemplo, o empresário poderá emitir notas imediatamente após o registro da empresa.
Fonte: Brasil 61
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Como Todas as Guerras Acabarão
As Testemunhas de Jeová iniciam uma campanha mundial para compartilhar a solução contra a violência histórica. “Achei que nunca mais ia ser feliz. Eu tinha medo de morrer, mas pior que isso, tinha medo que minha família e meus amigos morressem também.” — Oleksandra, Ucrânia. “Eu perdi meus pais na guerra. Fiquei sem ninguém para cuidar de mim.” — Marie, Ruanda. Essas citações comoventes estão no primeiro artigo da revista A Sentinela N.º 1 2025, intitulada “O fim das guerras — Como?”. Mais de 9 milhões de voluntários participarão de [...]