Docentes, mestres, mestrandos e doutorandos podem se inscrever até esta sexta-feira, 18

Estão abertas duas seleções públicas para atuação no projeto Escola Estadual de Socioeducação de Sergipe, uma iniciativa do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) em parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Sergipe (Fapese). Os editais contemplam oito vagas para docentes formadores e oito vagas para facilitadores, com inscrições abertas até esta sexta-feira, 18.

A iniciativa integra a Política Nacional de Formação Continuada para o Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente e busca fortalecer a qualificação de profissionais que atuam na socioeducação no estado.

Vagas para docentes formadores

O edital para seleção de docentes disponibiliza oito vagas para profissionais com experiência comprovada em temas como socioeducação, justiça juvenil, direitos humanos, práticas restaurativas, educação popular, gênero e diversidade. Os selecionados atuarão como formadores(as) nos cursos de formação continuada promovidos pela Escola Estadual de Socioeducação de Sergipe (EES).

As atividades poderão ser presenciais e/ou remotas, conforme cronograma da coordenação do projeto, com carga horária de até 45 horas. Os conteúdos serão distribuídos entre os seguintes eixos temáticos:

  • Gestão socioeducativa
  • Segurança e direitos humanos na socioeducação
  • Saúde, drogadição e adolescência
  • Gênero e diversidade no atendimento socioeducativo
  • Práticas restaurativas e mediação de conflitos
  • Indicadores e avaliação no atendimento socioeducativo
  • Metodologias pedagógicas e educação popular
  • Projeto político-pedagógico e processos formativos no sistema socioeducativo
  • Prevenção e combate à tortura no sistema socioeducativo

A inscrição deve ser realizada com envio para o e-mail ‘[email protected] até o dia 18 de julho, com assunto ‘Inscrição – Docente EES – SE’.

Para mais informações, acesse o edital aqui.

Vagas para facilitadores

Já o segundo edital seleciona oito facilitadores, com contrato inicial de seis meses, podendo ser renovado. Podem participar mestres, mestrandos e doutorandos em áreas relacionadas à socioeducação. O valor bruto do contrato é de R$ 6.875,00, mediante entrega de produtos e relatórios mensais.

As atividades serão desenvolvidas no turno da manhã ou da tarde, no campus de São Cristóvão da UFS.

As inscrições também devem ser feitas com envio para o e-mail ‘[email protected] até o dia 18 de julho.

Para mais informações, acesse o edital aqui.

Em ambos os editais, a divulgação preliminar das inscrições deferidas será feita na próxima segunda-feira, 21.

Fonte, Ascom UFS

Atualizado em: Qui, 17 de julho de 2025, 09:02

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Conab alerta sobre tentativas de golpe envolvendo doação de alimentos

    A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) alerta a população e [...]

  • Curta universitário leva arte, reflexão e brasilidade à Itália

    “Brasil: Entre cores, cantos e desencantos – A natureza de [...]

  • STF bloqueia R$ 85,7 milhões por suspeita de fraudes em emendas

    O ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou [...]

  • Lula veta aumento de número de deputados na Câmara

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou o projeto [...]

  • Governador apresenta resultados e planejamento que devem assegurar desenvolvimento para Sergipe nos próximos anos

    O governador Fábio Mitidieri apresentou nesta quarta-feira, 16, em coletiva [...]