
A Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic) esteve presente nesta sexta-feira, 4, na 51ª edição do ‘Sergipe é aqui’, realizada no município de Nossa Senhora do Socorro. A ação levou diversos serviços para a população socorrense, com destaque para a entrega de cerca de 100 cartões do programa ‘CMais’.
A iniciativa, que leva cidadania para mais perto da população, contou com o atendimento das equipes da Seasic em áreas como o Cadastro Único, orientações sobre programas sociais e distribuição de material informativo. O ponto alto foi a entrega dos benefícios a famílias em situação de vulnerabilidade.
A beneficiária Márcia Regina Carvalho, que recebeu o cartão CMais Vale Gás, comemorou a conquista. “Esse benefício chegou em uma hora muito boa. Aqui em casa estávamos precisando muito. Agradeço demais por essa oportunidade que a gente teve de receber aqui no nosso município”, relatou.
Também beneficiada com o Vale Gás, Sylvia Batista destacou o alívio financeiro proporcionado pela iniciativa. “Já estava com dificuldade para comprar o gás e esse cartão chegou na hora certa. Agradeço demais por essa ajuda”, disse.
Para Aline Cordeiro, que foi contemplada com o benefício Ser Criança, o auxílio significa mais tranquilidade no cuidado com seus filhos. “A gente sabe como as coisas estão caras. Esse apoio ajuda muito nas despesas do dia a dia. Estou muito feliz em ser contemplada”, afirmou.
A secretária Érica Mitidieri reforçou o compromisso da Seasic em garantir políticas públicas que promovam a inclusão social. “Estar aqui hoje, em Nossa Senhora do Socorro, é reafirmar nosso compromisso com as famílias que mais precisam. Os cartões entregues hoje representam dignidade, segurança alimentar e cuidado. É isso que nos move diariamente na Seasic: garantir direitos e oportunidades para todas as pessoas”, destacou.
Inclusão produtiva
Além da entrega de benefícios, a Seasic também participou da Tenda de Inclusão Produtiva, que deu visibilidade ao trabalho de associações e produtores locais. Um dos destaques foi a participação da Associação de Pescadores e Aquicultores da Taiçoca de Fora. A presidente da organização, Elaine Cristina Correia dos Santos Barreto, explicou que a comunidade trabalha com a pesca do camarão, coleta de sururu nos manguezais, além da captura artesanal de siri e aratu. Todo o pescado é direcionado ao consumo direto e comercialização, sendo o sustento de centenas de famílias da região.
“Ter um espaço como esse para mostrar nossa produção é de grande valor, especialmente para nós, pescadores e marisqueiras que vivemos tantas dificuldades. É um marco de acolhimento e valorização do nosso trabalho”, frisou Elaine.
Outro participante foi o lavrador Elias Oliveira, que apresentou sua produção de macaxeira, inhame, batata-doce e ações de preservação da biodiversidade no assentamento onde vive. Um dos destaques da sua exposição foi a criação de minhocas, utilizadas na produção de adubo orgânico natural que nutre suas plantações.
“É um trabalho minucioso, feito com carinho, que preserva a natureza e fortalece a nossa produção. As minhocas são essenciais nesse processo. A gente cuida do solo com elas, prepara tudo de forma orgânica e é muito bom poder compartilhar nosso trabalho”, explicou.
Diversidade
A Tenda da Diversidade também integrou as ações do Sergipe é Aqui, fortalecendo os debates sobre direitos humanos e inclusão da população LGBTQIAPN+. No espaço, coordenado pela Diretoria de Inclusão e Direitos Humanos da Seasic, estiveram presentes representantes do Coletivo Arco-Íris, que atua com acolhimento e ações voltadas à comunidade LGBT+ em Socorro.
Para a integrante do grupo Britney Weiller, o espaço é fundamental. “Muita gente ainda tem um olhar negativo sobre a população LGBT, então quando temos esses momentos de visibilidade, de diálogo, ajudamos a mudar essa visão. Precisamos mostrar que existimos, resistimos e contribuímos para a sociedade. Esses espaços são importantes não só para a gente, mas para toda a comunidade entender que diversidade é riqueza”, enfatizou.
Fonte, Secom – Estado.